TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse no esporte

Por:   •  22/9/2015  •  Ensaio  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Grupo A

Ana Claudia Yamane

Andressa Chrystine

Cynthia Giovana

Francine Madurro

Isabella Angeloni

Leonardo Pereira

Thaina Souza

  1. Com base no relato do cenário, pode se dizer que uma ou outra das jogadoras esteja estressada? Porque?

Estresse, é um desequilíbrio entre demanda física/ psicológica e capacidade de resposta em momentos decisivos. No qual, a ansiedade pode vir a tornar-se fator determinante desse estado.

Com base no relato do cenário, as jogadoras não estão estressadas, já que não podemos observar esse desequilíbrio e possível queda do rendimento, pois durante o jogo elas estão atendendo as expectativas de boas atuações, que o público esperava delas. No entanto cada uma lida com a situação de maneira diferente. Porque, a Claudinha demonstra o seu nervosismo com mãos suadas, frequência cardíaca elevada e a Nina, relata a necessidade de manter o controle e não se preocupar com o resultado, pois sabe que o deixa mais nervosa.

Sendo assim, através desses sinais fisiológicos é possível identificar as características do estado de ansiedade e nervosismo, não de estresse.

  1. Quais diferenças entre as jogadoras podem ser apreendidas quanto à ansiedade–traço e à ansiedade–estado?

Ansiedade- estado, refere-se a variação constante do humor. É definido como um estado emocional, composto por sentimentos subjetivos acompanhados de tensão e apreensão percebidos conscientemente, associados a ativação do sistema autônomo. Em ansiedade-estado cognitiva, diz respeito ao grau em que as pessoas se preocupam com pensamentos negativos, enquanto ansiedade-estado somática refere-se às mudanças ocorridas a cada momento, refletidas na ativação fisiológica percebida. E ansiedade-traço, faz parte da personalidade, adotando uma tendência ou disposição comportamental, que influenciam o comportamento.

Entre as jogadoras podemos observar que ambas estão em ansiedade-estado, pelo fato de estarem em um momento decisivo. Já a Nina tem ansiedade-traço, mas possui consciência do seu nervosismo e tenta não pensar nos resultados para manter o controle e evitar que prejudique o seu desempenho. Ao mesmo tempo, para ela a Claudinha deveria se comportar como ela acha que é o correto, quando diz que a euforia é traiçoeira e vice versa, no momento em que a Claudinha está eufórica, esperando também contagiar a parceira. No entanto, elas não conseguem compreender que cada uma possui sua forma particular de lidar com a situação.

  1. Como as explicações para as relações entre a ativação e desempenho ajudam a compreender a diferença de conduta entre as jogadoras?

A teoria da ativação, é quando a ativação ou a ansiedade-estado aumenta e o desempenho também aumenta.

A conduta das jogadoras nos leva a observar que ambas estão em estado de ativação elevada, já que estão alcançando a performance exigida. Mesmo com condutas diferentes, quando Nina se mantem preocupada com o foco e a concentração no jogo, contribui na sua atuação na manutenção e equilíbrio do mesmo. E a Claudinha, que usa sua euforia para se manter no jogo e assim aumentar sua atenção e rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com