TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Câncer de Mama e Prescrição de um Treinamento Físico

Por:   •  8/1/2018  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade

Nome

        

Estudo de Caso: Câncer de Mama e Prescrição de um Treinamento Físico

Cidade

Ano


Nome

Estudo de Caso: Câncer de Mama e Prescrição de um Treinamento Físico

   

                        

..............................................................................................................................................................................................................

                                       

                 

                         

Cidade

Ano


ESTUDO DE CASO

Mulher 38 anos, casada, dois filhos, não pratica atividade física, foi diagnosticada com câncer de mama, encaminhada para tratamento e cirurgia de mastectomia da mama direita. Foi orientada pelo médico a procurar um profissional de educação física para iniciar um programa de exercício físico pós-mastectomia.

Sobre o câncer de mama:

Segundo o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o “câncer é o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo”. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem outros tipo de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Ainda segundo informações constadas no site do INCA era esperado 57.960 novos caso de câncer de mama no Brasil em 2016. O câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

O porquê do treinamento físico?

O tratamento e a cirurgia (mastectomia) podem causar diversas limitações, tanto durante quanto após o tratamento, entre as limitações estão presentes: a fadiga, diminuição de movimentos articular de membros superiores, linfedema entre outros. (PRADO, 2004). Não esquecendo a parte psicológica da mulher que consequentemente também é afetada.

O treinamento físico neste caso entraria para o combate na redução dos níveis de fadiga e melhora da mobilidade articular e prevenção/diminuição dos riscos de linfedema. (PRADO, 2004; ROCHA, 2011).

Programa de treinamento:

A prescrição do treinamento não possui nenhuma normativa especifica estabelecida e nenhuma contraindicação para a prescrição. Com isso usaremos inicialmente as diretrizes para prescrição de treinamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), Contudo deve ter alguns cuidados e pontos importantes a serem considerados na prescrição do treinamento.

- Incluir exercícios de mobilidade e flexibilidade de membros superior, principalmente no onde foi realizada cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com