TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Shinji Ikari

Por:   •  22/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso:

Shinji Ikari (Neon Genesis Evangelion)

Nesse estudo de caso irei falar sobre o Shinji Ikari do anime Neon Genesis Evangelion, abordando a fase da adolescência.

Aos três anos, Shinji perde a sua mãe, e logo depois é abandonado pelo seu pai e começa a morar com o seu sensei por 11 anos até ser chamado a Tokyo-3 para pilotar o EVA 01 na NERV, onde o seu pai trabalha. Durante esse tempo ele começa a morar com a Misato Katsugari, a diretora de operações onde ele agora trabalha, e depois a Asuka Langley começa a morar junto com ele também.

Desenvolvimento Social

Quando criança ele não tinha nenhum amigo, ou pais. Ele acaba criando um vínculo maternal com a Misato, criando amizades com as duas outras pilotos, e com outros trabalhadores da empresa dele.

Desenvolvimento Emocional

A infância que ele viveu causou ele a ter depressão, e uma baixa autoestima. Por causa disso ele tem dificuldade de ver potencial nele mesmo, simplesmente seguindo qualquer ordem dada para ele, por que assim ele não precisa fazer nenhuma escolha, mas ele também acredita que assim as pessoas irão gostar dele, e querendo a aprovação do pai dele.

Desenvolvimento cognitivo

O Shinji pergunta a Rei, “o que é solidão?”, algo que ela não sabe responder, e durante o anime ele confessa que é solitário e não gosta disso, e fala mais sobre a solidão em um aspecto mais filosófico, mostrando que ele tem uma percepção mais ampla sobre ideias mais abstratas e desenvolvendo o metacognição, pensar sobre o pensamento.

Além disso cedo no anime ele percebe a importância que ele tem em ser um piloto quando, devido a sua insegurança se atrapalha na batalha contra um dos Anjos, causando a demolição de um prédio, onde depois ele descobre que a irmã mais nova de um dos alunos da sala dele quase morreu por causa da falha dele derrotar o Anjo mais rápido, fazendo ele realizar que não tem só ele no mundo e que suas ações ou a falta delas tem consequências.

Moralidade também é abordada, quando ele é ordenado a destruir um dos EVA que se tornou um anjo, negando a ordem do pai dele, e ficando extremamente enfurecido quando após o EVA inimigo ser destruído, descobre o que amigo dele estava dentro - que conseguiu sobreviver - fazendo com que se ele tivesse seguido a ordem teria matado o amigo dele. E continuando com isso ele é novamente colocado nessa posição quando descobre que um anjo disfarçado como humano, e amigo dele, e precisa escolher entre deixar o anjo viver e matar toda a humanidade, ou matar o amigo dele mas salvar todo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com