TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular em Educação Física Iii: Gestão Educacional

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------04

Leituras obrigatórias ------------------------------------------------------------------------------ 05

Regimento escolar--------------------------------------------------------------------------------- 08

Atuação da equipe direta------------------------------------------------------------------------ 10

Plano de ação ---------------------------------------------------------------------------------------12

Considerações finais ----------------------------------------------------------------------------- 13

Referências ------------------------------------------------------------------------------------------14

INTRODUÇÃO

A produção deste relatório de estagio, tem como primado maior demonstrar os pilares aos alunos de licenciatura à realidade do cotidiano escolar, neste tópico específico o campo de trabalho da gestão escolar. É um norteamento teórico que necessitou de um aprofundamento em várias pesquisas digitais, leituras de artigos e interpretação de vídeo-aulas. Gestão escolar é um gênero de modelo educacional que visa estimular e coordenar diferentes habilidades, talentos e também a competência educacional, otimizando sempre o ensino.   Seu objetivo é utilizar princípios e estratégias necessárias para acrescentar na eficácia dos processos dentro da instituição.   Para que a gestão escolar funcione bem, ela conta com os pilares fundamentais, que são: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão escolar financeira, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação e gestão de tempo e eficiência dos processos.   Abordaremos neste trabalho as principais questões a cerca das formas de gestão: a administrativa e a pedagógica.


          1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A partir do estudo, leitura e reflexões feitas sobre o artigo “A prática do planejamento educacional em professores de educação física: Construindo uma cultura do planejamento”, podem-se perceber as inúmeras mazelas encontradas pelos professores que ministram a disciplina de educação física, porém a falta de planejamento corrobora com a disfunção de uma boa aula. Contudo o planejamento da aula é de extrema importância, pois além de mostrar preparo por parte do educador, conduz uma melhor interação com os educandos e possibilita um melhor aprendizado.

Muitos são os fatores desfavoráveis para que um docente de educação física realize um planejamento adequado de aula, alguns foram esboçados pelo o artigo, dentre eles falta: estrutura física adequada, fatores climáticos favoráveis, materiais didáticos específicos, cobrança efetiva do setor pedagógico da escola, planejamento interdisciplinares, interesse por parte dos educadores em inovar, ou seja, buscar novos conhecimentos, entre outros.

A falta de um bom planejamento torna as aulas menos prazerosas e um aprendizado ineficaz. Ninguém é bom o suficiente para improvisar tudo, aliás, isso demonstra a falta de comprometimento com seu trabalho e o aprendizado do aluno, não tendo preocupação com o conteúdo dado.

O planejamento é de extrema importância para o êxito de um bom trabalho seja ele no âmbito escolar como no âmbito pessoal. Planejamento significa traçar metas e objetivos, a partir disso, podem ser tomadas decisões importantes para que levem ao sucesso ou ao fracasso. Vale ressaltar que o planejamento não deve ser realizado só para atender uma exigência da legislação, mas como instrumento que possibilita ao educador prever ações de ensino voltadas para a realidade dos estudantes, tornando a ação de ensinar mais agradável e o aprendizado mais eficiente.

No processo de aprendizagem entre professor e aluno, cada aula tem uma situação específica didaticamente falando, nela serão apontadas as assimilações dos conhecimentos e habilidades exigindo assim do docente criatividade e flexibilidade, em casos específicos de cada situação encontrada, podemos dizer então, que a aula envolve todas as situações didáticas a serem apresentadas: os objetivos, conhecimentos, dificuldades, desafios, que serão encaradas, com meios instrutivos e formativos, que moverão o aprendizado dos educandos.  

O professor necessita ter ciência de como conduzir uma aula, ser flexível com a metodologia, contribuindo assim para um bom aprendizado do aluno, contudo, só conseguirá alcançar esse objetivo se tiver a sensibilidade de perceber que está transmitindo de forma correta, alternando sua metodologia sempre que necessária, até encontrar um nível de transmissão e assimilação semelhantes aos dos alunos, que seja ideal para suas aulas. Por tanto, notamos novamente que o processo de planejamento é de extrema importância, requer raciocínio, coordenação de ação do docente, e organização das atividades escolares. Cabe ao professor de educação física dominar o conteúdo transmitido por ele.

         Acreditamos que esse cenário pode ser mudado, a partir do momento que alguns educadores perceberem que para haver uma aula de qualidade é necessário se preparar com antecedência, ou seja, planejar, buscar alternativas inovadoras, professores sem compromisso acabam ficando na mesmice, e não desenvolvem o que esta no currículo da educação física , largar as desculpas e fazer seu papel.  A escola por sua vez também deve colaborar com os educadores, realizando reuniões diárias, cobrando de forma efetiva, promovendo encontros pedagógicos, assim, cada uma das partes poderá mostrar suas dificuldades e dar sugestões para o planejamento. Os educadores de matérias distintas deveriam organizar planejamentos juntos, promovendo assim aulas interdisciplinares.

Concluímos então após a reflexão do artigo, que o professor deve desenvolver um bom planejamento e possuir competência técnica, domínio do conteúdo da educação física, habilidade de organizar e estruturar seu planejamento, para poder ter uma aula de qualidade, compreendendo como uma aula deve ser estruturada, para que os alunos possam assimilar o conteúdo desenvolvido. Também foram constados que os comportamentos dos professores não condizem com as falas, seus desejos em relação ao planejamento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com