TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA III: GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        2

2        REGIMENTO ESCOLAR        4

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        6

4        PLANO DE AÇÃO        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho abordaremos o tema sobre gestão educacional, sobre o que é, para que serve e a importância do planejamento. O planejamento é um elemento importante na busca pela qualidade do ensino e da aprendizagem. Ao planejar a formação, o professor prevê as fases do trabalho escolar de forma organizada e aponta para o cenário a necessidade de uma cultura de planejamento escolar que possa perceber e avaliar atual a partir do diagnóstico da comunidade escolar a fim de propor e fortalecer processos para as mudanças necessárias.

Falaremos também do regimento escolar, cada instituição de ensino deve ter seu próprio regimento escolar, documento normativo elaborado pela equipe escolar com base em sua proposta pedagógica. Trata-se de um documento elaborado com a participação de diversos setores da escola e aprovado pela direção da própria instituição. O regimento escolar reflete as características da escola e estabelece as regras do seu funcionamento para garantir a segurança em relação aos procedimentos e diretrizes das atividades educativas.

E por último abordaremos sobre a atuação da equipe diretiva, as atribuições desse profissional em uma instituição de ensino não são pequenas, seu papel é manter o bom funcionamento da escola em suas esferas física, material, política, emocional, financeira e pedagógica. Também faz parte do papel do Diretor, como líder, motivar, encorajar, e inspirar diariamente sua equipe e seus alunos. Além disso, o profissional ainda tem que promover a integração entre a escola e os pais, responsáveis ​​e demais familiares dos alunos.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O planejamento é uma atividade importante para quase todas as manifestações da organização social humana. Sua função é organizar, analisar e compreender possíveis eventos, o que possibilita prever situações e minimizar problemas cotidianos. Assim, o planejamento educacional é um dos elementos didáticos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem, pois orienta as fases da prática pedagógica.

Planejar, significa analisar uma dada realidade, refletir sobre as condições existentes, contemplar formas alternativas de ação para driblar as dificuldades que permeiam o conflito e a tensão e alcançar os objetivos desejados. Assim, é possível vislumbrar medidas preventivas para que os educadores consigam alcançar os objetivos pretendidos.

 Apenas observar o cotidiano escolar revela os conflitos e tensões inerentes às relações humanas. Nesse sentido, planejar é a análise de uma dada realidade, o reflexo das condições existentes, a antecipação de formas alternativas de ação para superar as dificuldades que permeiam o conflito e a tensão e alcançar os objetivos traçados. Dessa forma, medidas preventivas podem ser fornecidas para que os educadores alcancem os objetivos desejados.

O planejamento é um elemento importante na busca pela qualidade do ensino e da aprendizagem. Ao planejar a formação, o professor prevê as fases do trabalho escolar de forma organizada e aponta para a necessidade de uma cultura de planejamento escolar que possa perceber e avaliar o cenário atual a partir do diagnóstico da comunidade escolar a fim de propor e fortalecer processos para as mudanças necessárias.

Um dos maiores desafios na elaboração de um plano é fazer com que todos os membros da comunidade escolar trabalhem juntos. Esse argumento reforça a ideia da necessidade de desenvolver uma cultura de planejamento coletivo no ambiente escolar. Como um ato de planejamento de demanda para todos na escola, incluindo professores de todas as disciplinas, o esporte é, naturalmente, parte deste projeto comum. No entanto, não há muito empenho nesse envolvimento dos professores de educação física tanto nos projetos conjuntos da escola quanto nos planos mais individuais para as especificidades da área.

Algumas características associadas à tradição de ensino da educação física como parte do currículo, como a falta de consenso sobre a sistematização dos conteúdos, também parecem ajudar a fortalecer esse processo de planejamento escolar. Nesse sentido, além de dominar o conteúdo, o professor de educação física deve ser competente para orientar sua prática docente.

O planejamento é o processo que orienta as atividades educativas que ocorrem durante o ano letivo. Embora a educação física ensinada e aprendida no cotidiano escolar mantenha suas peculiaridades, principalmente no que diz respeito à ênfase nos aspectos procedimentais, suas atividades devem ser claramente planejadas com o projeto pedagógico da escola. Nesse contexto, o planejamento geral da escola influencia inevitavelmente o planejamento das aulas de educação física. Um exemplo é a alocação de tempo e espaço para o uso de um campo esportivo.

 

  1. REGIMENTO ESCOLAR

Cada instituição de ensino deve ter seu próprio regimento escolar, documento normativo elaborado pela equipe escolar com base em sua proposta pedagógica. Trata-se de um documento elaborado com a participação de diversos setores da escola e aprovado pela direção da própria instituição e pela entidade patrocinadora, no caso de escolas que fazem parte da rede privada, bem como do sistema de ensino para o qual as escolas são responsáveis.

O regimento escolar reflete as características da escola e estabelece as regras do seu funcionamento para garantir a segurança em relação aos procedimentos e diretrizes das atividades educativas. Deve ser dividido em títulos e estes em capítulos que abrangem os seguintes tópicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com