TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular em Educação Física Iii Gestão Educacional

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.051 Palavras (17 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        14

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

 

     Com o intuito de adquirir conhecimentos que possam me direcionar no trabalho com a escola e alunos, este estágio foi realizado em caráter de obter aprendizados sobre a educação escolar no ensino infantil e fundamental. O estágio foi fundamental teve como base a perspectiva da unidade entre atividade teórica e atividade prática, lúdica e educativa visando a cultura corporal.

     Esta experiência teve como princípio a criação de alternativas administrativa e pedagógicas e a sua inter-relação com professores, no qual trabalham métodos ativos do ensino aprendizagem e valores, princípios que poderão contribuir para a melhoria significativa de qualquer sistema educacional.

     O estágio de ensino fundamental e infantil incluiu a integração entre a teoria e prática evidenciadas no curso de licenciatura. Os resultados do desenvolvimento dos alunos destacam a transformação do processo existente e a formação profissional, em meios as dificuldades e perspectivas criando expectativas de uma educação melhor para todos.

   

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A Educação física no âmbito educacional infantil é a chave primordial para o grande desenvolvimento da parte motora, cultural e inclusão social de seus alunos, a construção de uma atividade competente é onde se engloba várias características onde será desenvolvida a função motora, cultural, social e vários outros, pois nessa fase da criança e a parte de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor e afeto social.

No artigo mostra a importância da educação física na educação infantil e uma parceria mais que necessária pois a criança brinca de forma lúdica sem foco algum e por isso a importância do professor de educação física consegui para que todos participem e sejam desenvolvidas as atividades em conjunto trazendo um método didático pedagógico para os alunos se sintam bem, e trazer a interação da criança com seus colegas de classe e assim aprender a trabalhar e pensar e se desenvolver.

 E nessa fase apesar da criança precisar desenvolver seu afeto social ela precisa de um ponto de referência nas atividades físicas e saber que ela tem um suporte para troca de diálogo, e como citado acima a construção de um trabalho e a metodologia de como essa atividade vai ser realizada pois essa metodologia vai passar a confiança para a criança que o professor seja seu ponto de referência, e fica muito nítido que na educação infantil e necessário que se construa uma relação de afeto entre os professores e o alunos para que assim o trabalho passado seja bem absolvido pelo aluno pois nesse processo de aprendizagem e fundamental que o professor consiga trocar diálogos, fazê-los pensar e agir ter suas próprias atitudes ajudando a criar sua personalidade e principalmente trazendo conhecimentos com seus alunos. E essa metodologia e para trazer a criança a realidade em que vivemos onde pode-se interagir e brincar com muitas outras crianças e esse diálogo entre professor e aluno e o primeiro passo para que isso aconteça de fato.

Foi feito uma pesquisa e informaram que os números de instituições na educação aumentaram gradativamente e com isso mais oportunidades aos professores, pois com o componente curricular obrigatório na educação básica agregando o professor especialista pode ser mais vantajoso para instituição para os alunos e também para os professores pois é uma troca de experiência e uma construção de conhecimento a mais.

Dentro do artigo fizeram entrevista e a maioria das professoras unidocentes ficaram inseguras com dificuldades pois em sua formação acadêmica pouco se viu sobre a educação física, métodos, planejamentos e com essa junção além de proporcionar uma troca de experiências, muitas vezes, ajuda a turma a sentir-se mais segura com o professor que está vindo de fora, e com quem ainda não estão acostumadas a se relacionar. Vivendo uma nova experiência traçando objetivos e se desenvolvendo e conhecendo seu próprio corpo a cultura corporal a sua relação afetiva com os outros tudo isso explica a importância de um educador físico no âmbito escolar na educação infantil.

O artigo utilizou para sua formação metodologias qualitativas, a educação brasileira e o percurso da história, além de discussões de temas ligados educação infantil, as diferenças entre os professores de educação física com os unidocentes trazendo pesquisa, métodos formações e a importância fundamental do professor de educação física no ensino infantil.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

    O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que tem como objetivo principal o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma instituição escolar, que devem ser feitos por todas as instituições de ensino, firmados como obrigatoriedade pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É fundamental contar a história da escola, já que, dessa forma, é possível criar uma referência para o documento que está sendo produzido. O interessante é que a instituição de ensino mostre que deseja formar cidadãos capacitados e conscientes para atuar na realidade em que se encontram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (237.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com