TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Educação Física

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.333 Palavras (22 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]



SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................ 4
  2. ATIVIDADE A – ABORDAGEM PARA CONHECIMENTO DA EMPRESA E DAS SUAS ATIVIDADES LABORAIS ....................................................... 5
  3. ATIVIDADE B – ELABORANDO UMA AULA DE GINÁSTICA LABORAL …. 6 
  4. Pontos a favor e contra com relação à atividade ............................................ 11
  5. ATIVIDADE C – ELABORANDO UMA DINÂMICA PARA UMA EMPRESA ....... 11
  6. ATIVIDADE D – Palestra sobre lazer ...................................................... 13
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................15
  8. APÊNDICE .............................................................................................. 16
  9. REFERÊNCIAS ........................................................................................17


INTRODUÇÃO

 A proposta de estágio a seguir tem por base o estudo do papel do educador físico frente a qualidade de vida e saúde do indivíduo no seu cotidiano e na atividade laboral. Iremos abordar os aspectos intrínsecos, externos e internos no que tange a qualidade de vida e saúde, e como a atividade física exerce um papel importante na vida do indivíduo. Como profissionais da área da Educação Física, cabe a nós identificar, analisar e colher os dados obtidos no estágio e nos estudos de caso visando aplicar o nosso conhecimento e ao mesmo tempo absorver conhecimento para a formação e execução de nossa profissão.

Iremos discutir sobre a aplicação da ginástica laboral frente as atividades de cada empresa e como identificar qual exercício deve ser assimilado para cada atividade praticada. Embora a educação física pareça seguir um padrão, a execução de exercícios como resposta a determinadas atividades físicas deve ser estudo de modo a entender que não existe um padrão, e sim uma necessidade que está entrelaçada a atividade que é exercida. Numa repartição de escritório onde as pessoas passam grande tempo sentadas, a carga de exercícios e atividade predisposta será diferente dos exercícios recomendados a uma empresa cujo os funcionários trabalham em tempo integral em pé, ou na maior parte do tempo nessa posição. Isso porque o corpo sofrerá em diferentes partes em ambos os casos. Portanto a análise e o estudo de caso em cada situação são fundamentais para elaboração de um plano de ginástica laboral específico para aquela ocasião.

Iremos abordar acerca de como os impactos psicológicos afetam diretamente a saúde física, assim como a alimentação. Ainda que de áreas distintas, cabe ao educador físico identificar os fatores, em conjunto com profissionais da área da nutrição e da psicologia auxiliar o indivíduo no que tange a sua qualidade de vida, pois esses elementos estão entrelaçados como veremos a diante, e ainda que fuja da área específica do profissional, ainda cabe a ele elaborar um relatório acerca dos males que estão afetando a saúde do indivíduo e buscar orienta-lo acerca do processo de estabilização, seja através da busca de um profissional da mente ou da alimentação.

Ainda dentro do estágio, identificaremos acerca da postura das empresas no mundo atual, e como as mesmas vem se comprometendo com a situação das atividades físicas e das ginásticas laborais dentro do ambiente de trabalho e também fora do mesmo, identificando a rotina do indivíduo fora do trabalho, e verificando a presença ou ausência do lazer e da recreação na rotina e como isso afeta positivamente e negativamente em cada caso. No mais, veremos que a ideia da atividade física fora do ambiente de trabalho é tão importante quando dentro, pois o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do indivíduo precisa ser partilhada e conciliada tanto dentro e fora do trabalho caso a empresa queira um ambiente saudável e livre de fadiga, além dos problemas oriundos por carga excessiva de trabalho, sejam eles físicos ou psicológicos, e que de certa forma geram prejuízos para empresa através das licenças para tratamento, faltas ou até mesmo baixa produtividade.


ATIVIDADE A – ABORDAGEM PARA CONHECIMENTO DA EMPRESA E DAS SUAS ATIVIDADES LABORAIS

Nossa empresa atua mediante análise prévia da atividade da empresa consultada pois a atividade laboral que será implementada depende das atividades de cada empresa. Trabalhamos então como um conjunto de ação e resposta. Como isso ocorre? Para cada determinada atividade exercida na empresa temos uma atividade laboral que corresponde ao que concluímos pelo estudo como uma boa resposta física através do exercício da mesma. Portanto iremos abordar o perfil de atividade da empresa através de três espectros principais. Um voltado para a diretoria da empresa que contratou o serviço, outro para os funcionários no exercício da profissão e outro na vida pessoal dos funcionários. Dentro desses espectros, realizaremos questionamentos diversos, e posteriormente iremos comparar os questionamentos para traçar o perfil da empresa. Iremos abordar a empresa com os seguintes questionamentos:

  1. ESPECTRO REFERENTE AO RESPONSÁVEL PELA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Qual é o tipo de serviço realizado pela empresa?
  • Quais atividades são exercidas além da atividade principal?
  • A empresa possui espaços físicos para atividades físicas? Se sim, aponte quantos e como são equipados e se possível mostre através de uma análise.
  • A empresa possui um plano de atividade laboral voltado para os empregados? Se sim, apresente o mesmo.
  • A empresa possui algum setor responsável por ouvir questionamentos oriundos dos funcionários a respeito da saúde física relacionado a postura de trabalho e similares? Se sim, mostre o relatório para fins de análise da equipe
  • A empresa possui alguma política voltada a educação laboral?
  • O tema educação laboral já foi discutido dentro da empresa como forma de ganho de rendimento e satisfação pessoal?
  • Quais obstáculos a empresa acredita existir hoje para a implementação de um plano de atividade laboral dentro da rotina de trabalho da empresa?

  1. ESPECTRO REFERENTE AO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS:
  • Quais são os questionamentos mais comuns entre os funcionários referente ao modo de trabalho e a fadiga e em relação a dores sentidas?
  • Quais partes do corpo mais sofrem sobrecarga durante a atividade principal exercida na empresa?
  • Qual é a atividade que mais traz incomodo em relação a postura e ao esforço físico?
  • Qual é a maior carga horária em média já registrada na atividade laboral que mais incomoda fisicamente?
  • Quantas vezes por dia de trabalho os funcionários têm direito ao intervalo para recreação? E qual é o tempo dos intervalos?
  • Se existe intervalo para atividade física, diga qual é o período e explique quais exercícios são realizados?
  • Qual é a posição que mais traz dor ou desconforto em relação as atividades exercidas na empresa?
  • Existem medidas tomadas pelos funcionários para correção de postura e excludente de fadiga? Se sim, aponte quais as mais comuns utilizadas pelos mesmos.
  1. ESPECTRO REFERENTE A QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS FORA DO AMBIENTE DE TRABALHO:
  • Você realiza ou já realizou algum tipo de atividade física? Se sim, qual tipo de atividade e quais atividades já exerceu?
  • É adepto ou já foi, a prática de algum esporte? Se sim, qual?
  • Possui algum tipo de problema de saúde ou histórico relacionado ao sedentarismo?
  • Qual foi a última atividade física que você se lembra de ter feito?
  • Qual tempo normalmente você acredita ser correto para a prática de uma atividade física?
  • Entre retirar o domingo para descansar até tarde e realizar uma caminhada ou corrida pela manhã você optaria por qual opção?
  • Com relação a dores no corpo quais as que mais incomodam você e porque você acredita senti-las? E quais os exercícios você faz ou acredita que fazendo podem auxiliar no combate a elas?
  • Em uma escala de 1 a 10, qual é a importância que você acredita ter a atividade física no âmbito pessoal e na sua qualidade de vida?
  • O que te impede hoje de forma mais persuasiva de realizar algum tipo de atividade física?
  • Possui algum transtorno ou problema relacionado a falta de sono?
  • Quantas horas de sono em média você acredita conseguir dormir em uma semana?
  • Costuma sentir sonolência, lentidão ou indisposição durante o dia?
  • Como é feita hoje a distribuição de tarefas de sua rotina e quais são os tempos dedicados a cada atividade? Se possuir um plano de rotina, descreva o mesmo.
  • Quais são os seus momentos de lazer fora do ambiente de trabalho e como você desfruta dos mesmos?

Feito os questionamentos listados acima, iremos traçar as informações compartilhadas pela empresa e pelos funcionários para realizar um perfil da empresa e também de cada funcionário de forma individual. Cruzando as informações da empresa junto as informações dos funcionários, poderemos obter os dados necessários para implementação da atividade física laboral necessária para a empresa específica.

ATIVIDADE B – ELABORANDO UMA AULA DE GINÁSTICA LABORAL

  1. O plano de aula elaborado terá como objetivo atender a atividade específica da empresa, que atua na atividade de montagem na linha de produção e por esse motivo possui um quadro de funcionários que trabalham na maior parte do tempo em pé em uma jornada de 8 horas. Tendo uma análise básica da situação, os funcionários tendem a ter uma sobrecarga nos membros inferiores devido a quantidade de tempo que ficam em pé, e também nos membros superiores (braços e mãos) que são utilizados constantemente no processo de montagem além das dores no peso da própria estrutura do corpo (coluna, pescoço e ombros).

O plano se iniciará da seguinte maneira:

Segunda Feira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (416.9 Kb)   docx (232.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com