TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de esportes

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Cruzeira do Sul

Administração e gestão de programas e eventos em Educação Física e Esporte

São Paulo

2015

Questões:

1 - Com base no artigo e no seu conhecimento construído nas aulas defina (com suas palavras) o que é:

Organização Esportiva: É considerada uma entidade social, com objetivos claros e limites bem definidos, e está diretamente envolvida na indústria do esporte.

Gestão Esportiva: A gestão engloba todas as áreas relativas ao esporte tais como: turismo, hotéis, equipamentos, instalações, investimentos públicos e privados no setor de fitness, merchandising, esportes escolares e profissionais

Marketing Esportivo: é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com meio: clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Promovendo um trabalho especifico.

2 - Quais são os campos de atuação de um Gestor do Esporte? Cite 3.

Gestores do esporte têm atuado em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, de prática ou de administração esportiva.

  • Informações e marketing esportivo
  • Clubes e associações exclusivamente esportivas
  • Academias

3 - Contextualize quando e onde surgiu a área de gestão do esporte. Agora contextualize seu surgimento no Brasil e como se encontra a área atualmente

O primeiro programa em “sport management” em nível de mestrado foi oferecido pela Universidade de Ohio, em 1966.

No Brasil, em 1981, teve início uma área de concentração denominada administração esportiva no curso de mestrado em educação física da Universidade Gama Filho. Esta área operou até 1995 com diplomação “stricto sensu” de 12 mestres. Atualmente não existem programas acadêmicos (em nível de mestrado ou doutorado) específicos em gestão do esporte. Mas em algumas universidades públicas e particulares existem linhas de pesquisa em cursos de mestrado em Educação Física. Em nível de graduação, existe um curso de bacharelado em gestão desportiva e do lazer, na Universidade Federal do Paraná - Litoral (Matinhos) iniciado em 2009.

4 - Em sua opinião, por que o conteúdo dessa área ainda não está bem definido, por exemplo, dentro das Universidades?

Devido a falta de informações sobre os aspectos que se deve ensinar nessa área de atuação, por tanto a falta de conhecimento deixa evidente que as universidades não tem no Brasil uma linha para se seguir. E ainda há a diversidade dos conteúdos de outros países deixando assim uma área com maior dificuldade de se sistematizar um cronograma ou conteúdo pré estabelecido.

5 - Quais países apresentam mais maturidade na área de Gestão Esportiva? Seguindo o exemplo da Austrália que se beneficiou dos Jogos Olímpicos (Sidney,2000) no desenvolvimento da área, com a Copa do Mundo no Brasil, você acha que nosso país avançou nesse sentido? E com os jogos Olímpicos no Rio/2016, você acha que o país tende a se desenvolver na área? Comente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com