TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Escolar

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


Sumario

1.Introdução................................................................................................................3

2. Desenvolvimento....................................................................................................3

2.1 Dificuldades encontradas na inclusão escolar.......................................................3

2.2 Identidade e diferenças na escola..........................................................................4

2.3 Escolas...................................................................................................................4

2.4 Escola comum inclusiva.........................................................................................5

2.5 O atendimento educacional especializado.............................................................7

2.6 Estudo de caso.......................................................................................................8

3. Conclusão...............................................................................................................9

4. Referencias...........................................................................................................10

        


INTRODUÇÃO

As pessoas com deficiência são consideradas como incapazes de aprender e até mesmo vistas como prejudiciais à produtividade da turma. A Inclusão das Pessoas com Deficiência na Escola Regular é possível desde que estes passem a ser vistos como seres humanos e cidadãos com direito à educação. A educação inclusiva acolhe a todos. Desde o estudante com deficiência física, os que tem comprometimento mental, os superdotados, até às minorias ou a criança que é discriminada por algum outro motivo Desta forma, com intuito de propor uma educação de qualidade para todos, é extremamente necessária uma reconstrução ideológica que vise melhorias no processo educativo e que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganizar o sistema educacional.

 DIFICULDADES ENCONTRADAS NA INCLUSãO ESCOLAR

Existem vários fatores que dificultam a inclusão escolar, dentre eles estão: ambientes não apropriados, falta de profissionais capacitados para atender cada tipo de necessidade do aluno, falta de materiais didáticos. O fato é que as escolas publicas encontram dificuldades até mesmo em receber os alunos comuns, pois não existe uma estrutura para atender o contingente de alunos matriculados e com isso ocorre a superlotação, refletindo ate mesmo na qualidade de ensino.

A Constituição de 88 garante o acesso de todos ao Ensino Fundamental, e os alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado na escola, sem substituir o ensino regular. Porém, as redes de ensino e as escolas não cumprem a lei. Muitos ainda acreditam que o melhor é manter essas crianças em escolas especiais.

Para a inclusão acontecer terá que se alterar as estruturas, modernizar e reestruturar a maioria das escolas. Nem sempre essas escolas estão prontas para se auto-avaliar, corrigindo os e erros e assim avançando no campo pedagógico incluso.

O processo de inclusão de um aluno especial é bem mais complexo do que se imagina, afinal deve haver além da inclusão do aluno, todo um acompanhamento do cotidiano escolar com a finalidade de avaliar o nível de aprendizagem e desenvolvimento.

IDENTIDADE E DIFERENÇAS NA ESCOLA

A inclusão tem como objetivo contestar os modelos educacionais atuais, produzindo com isso, identidades e diferenças, inserção e/ou inclusão. A inclusão possibilita aos discriminados ocuparem o seu lugar na sociedade.

Existem escolas que trabalham com alunos normais e especiais e sentem-se abaladas com as propostas de inclusão escolar, pois elas diferenciam os alunos e os separam fazendo grupos de alunos especiais e deixando-os excluídos dos demais, gerando assim um preconceito e discriminação.

Ambientes escolares inclusivos são fundamentados com relação à identidade e diferença, não existe separação entre normal e especial e todos ganham vivendo a experiência da diferenciação.

ESCOLAS

A educação inclusiva é um espaço para todos os alunos adquirirem conhecimento seguindo suas capacidades e participando ativamente das tarefas e se desenvolvendo conforme suas diferenças. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo. Isso vale para os alunos com deficiência ou não

Nesse contexto, todos são iguais, os alunos são inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam de alguma forma ser limitados em seu direito de participar das atividades ativamente, sem nenhuma diferenciação que venha a excluí-los.

O ensino diferenciado em classes especiais tem que ser  eliminado por completo e com maior urgência possível, escolas comuns com salas especiais e escolas especiais não se alinham no propósito de escola para todos, que é a escola inclusiva.

ESCOLA COMUM INCLUSIVA

A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos no processo educacional e busca a inclusão de todos, adotando novas práticas pedagógicas. Todos são iguais em suas diferenças. Essas mudanças não ocorrem de um dia para outro e vão muito além da escola e da sala de aula, é necessária atualização e desenvolvimento de novos conceitos redefinindo a aplicação de alternativas e práticas pedagógicas.

O ensino para todos de qualidade é um desafio de todos que estão no sistema educacional, professores, gestores, especialistas, pais e alunos em torno de uma proposta que é comum a todas as escolas e ao mesmo tempo é construída por cada uma dela.

O processo político pedagógico – PPP é o instrumento por excelência para melhor desenvolver o plano de trabalho eleito e definido por um coletivo escolar.

A escola tem que mudar, cada escola tem que encontrar soluções próprias para seus problemas, essas mudanças não ocorrem por acaso, fazem parte da vontade de um coletivo das escolas em seu PPP e vivida a partir de uma gestão democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com