TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Históricas na Educação Física Escolar Atual

Por:   •  25/8/2021  •  Monografia  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Souza (2000), diferentes temas da organização e estruturação escolar tornaram-se objeto da reflexão política e pedagógica: métodos de ensino, a ampliação dos programas com a inclusão de novas disciplinas, livros e manuais didáticos, a classificação dos alunos, a distribuição dos conteúdos e do emprego do tempo, a formação de professores, a disciplina escolar.

A esse respeito, segue mais uma vez as ideias pedagógicas predominantes na época, isto é, a ampliação do programa escolar justificada pelo princípio da educação integral: educação física, intelectual e moral.

Embora fosse um movimento de grande abrangência nem sempre apresentava relação com os propósitos da instituição escolar na qual estava inserido, problema que enfrentamos até os dias atuais e talvez seja a grande justificativa deste trabalho.

A reafirmação dos ideais ligados apenas a movimentação, vem do modo tecnicista de pensar. A bagagem que traz esse pensamento engloba em si, vários outros estigmas sistematizados e padrões condizentes com conceitos não embasados.

A Educação Física escolar, por exemplo, é essencial para instruir o autoconhecimento, mas por falta do desvio de padrão, vinculou-se apenas a exercícios físicos aplicados aos alunos, com a finalidade de aprová-los ao fim de um bimestre. Culturas estéticas também são mantidas, apontando indivíduos com corpos magros ou com musculatura desenvolvida como superiores fisicamente.

Preparar crianças, pré-adolescentes e adolescentes para um alto rendimento não têm pontos negativos envolvidos, mas colocar todos em uma turma e exigir um resultado "X" de alunos com vivências diferentes e práticas diferentes, uniformiza, limitando a enorme dimensão que inclui a ED. Física.

Através do artigo - INFLUÊNCIAS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: SONHO OU REALIDADE? - foram introduzidas três abordagens da educação física escolar: Humanista, que era defendida pelos profissionais, pois havia um ambiente de calor humano e empatia através do relacionamento interpessoal, facilitando a maximização do desempenho físico e motor; no Híbrido o esporte é levado em consideração, também enfatizava outros conhecimentos da cultura corporal além de aspectos levemente humanísticos; e o Tradicional, em que o ensino é centrado no professor e na prática dos esportes - práticos, pouco relação com ensino teórico. O mais presente no ensino brasileiro é a abordagem Tradicional, pois há uma distância entre o profissional e o aluno, onde não há muito conhecimento teórico e aulas voltadas à prática exclusivamente corporal, o texto diz que essa abordagem prega “educação para saúde por meio da prática esportiva”.

Desde a antiguidade, as pessoas têm procurado cada vez mais se aprimorar nos mais diversos assuntos do cotidiano, por isso é necessário ler com frequência para que possam evoluir, ter uma visão própria de tudo, mais ampla do mundo e ter um bom relacionamento com outros. Ainda citando este artigo podemos analisar que ele aborda depoimento de professores de educação física e fica evidente que a teoria dos livros ensina tanto quanto a abordagem prática.

Ele também evidencia a importância da educação física abordada de uma maneira mais ampla, na qual ela contribui diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com