TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar: A Gestão Pública Escolar Atual

Por:   •  29/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

Objetivo:

A gestão pública escolar atual

A organização e a gestão de escolas públicas, reqereu uma sólida estrutura de dirigentes para uma série de melhorias para o desevolvimento do ensino. Com a elaboração de plano de ação com projeto de gestão pedágogica participativa que envolve pais criando projetos que coloquem em prática o processo de socialização do conhecimento e támbem a participação da  comunidade  e tendo como exemplo o a autoavaliação que passou a ser incorporado nas  instituições públicas .

Introdução Teórica:

Entretanto colocar em prática esse modelo de gestão não é um exercício fácil . Foi constatado que  os gestores escolares possuem diversas  e consideravéis  funções dentro da escola. Em resumo, o gestor escolar é responsável pelas atividades de um conjunto de profissionais da educação básica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute sua proposta pedagógica e garanta educação de qualidade com profissionais especializados sempre visando o coletivo .

A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, garante à gestão democrática na escola uma grande vitória da educação brasileira Escola pública brasileira definido pela Constituição Federal de 1988 e referendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 LEI 9394/96.Sua implementação no sistema no sistema publico nos permite enxergar a emergência de um novo modelo  no sistema escolar público que convivem com idéias  de gestão gerencialista ,gestão empresarial na educação que tem sido chamado atualmente

   A educação no Brasil  tem como objetivo uma  gestão democrática na escola publica através de projetos político pedagógicos, dando a chance de  participação coletiva, de diretor, professores, alunos, pais e, de modo geral, de toda a comunidade escolar buscando novas idéias através do dialogo comunitário.  Na gestão igualitária e progressista  a solucionar   desafios  , buscando maneiras  para que em conjunto  o espaço escolar se torne um ambiente equilibrado e democrático e a educação brasileira, tem sido dedicada muita atenção à gestão na educação que, enquanto um conceito novo, superar o enfoque limitado de administração, se assenta sobre a mobilização dinâmica e coletiva do elemento humano, sua energia e competência, como condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino.

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Educação básica:

Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. É de competência dos municípios.

Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) – É obrigatório e gratuito. A LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental. Na prática os municípios estão atendendo aos anos iniciais e os Estados os anos finais.

Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico profissionalizante, ou não.

Sobre a educação no bairro de São Gonçalo no estado do Rio De Janeiro.

A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica é oferecida em creches, para crianças até 3 anos de idade e em Pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos, objetivando o educar e o cuidar, indissociáveis na infância.
A Educação Infantil oferecida no período diurno, em jornada integral ou parcial conta com 69 Unidades Escolares divididas entre 21 UMEIs ( Unidade Municipal de Educação Infantil ) sendo 14 em horário integral e 7 em horário parcial e as demais escolas mistas ( Educação Infantil e 1° Segmento ). Hoje temos 4.635 alunos matriculados na Educação Infantil.
O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar, é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver.
Essas práticas devem ser intencionalmente planejadas, sistematizadas e avaliadas em um projeto político pedagógico, que deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e extra-escolar e desenvolvido por professores habilitados.
Reconhecendo a necessidade de uma formação continuada dos profissionais, a Secretaria de Educação promove Formações onde a construção da identidade profissional, bem como o aprimoramento da prática pedagógica, possibilitem a reflexão sobre os aspectos pedagógicos, éticos e políticos da prática docente cotidiana.

Mas infelizmente é bem diferente do relatado pela prefeitura municipal e sobre constantes criticas da população dentre elas a falta de merenda escolar  , desvio de verba publica e falta de professores foi a grande critica da população da cidade de São Gonçalo.]


Escola pública brasileira definido pela Constituição Federal de 1988 e referendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, garante à gestão democrática na escola uma grande vitória da educação brasileira). Sua implementação no sistema público de ensino permite associá-lo à emergência de um novo modelo de gestão escolar, em que convivem traços de um Estado clientelista e patrimonial e de uma concepção gerencialista, fomentada pelos processos de avaliação de larga escala e outras medidas no sistema educacional brasileiro. Com o objetivo de captar esse movimento, o artigo discute avanços da legislação brasileira e iniciativas de políticas visando o fortalecimento da gestão democrática, procurando associá-los a questões tratadas em uma amostra de professores e gestores de escolas da rede pública de modo a compreender os contornos da gestão escolar pública no Brasil

Procedimentos Metodológicos:

PROGRAMAS DE APOIO A GESTÃO ESCOLAR OFERECIDO PELO GOVERNO FEDERAL  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Procedimentos Metodológicos

Como procedimentos Met odológicos foi utilizado o meio de pesquisa virtual pelo site do MEC

e  obras literárias sobre  o assunto além  do  conteúdo  das próprias  aulas utilizando  o   m étodo

Hipotético-Dedutivo.  Foi  realizada  uma  pesquisa  com  a  gestão  de  duas  escolas  próximas

uma de Ensino Infantil e outra de Ensino fundamental.

Observa-se  que  muitas  gestões  tem  problemas  com  a  centralização  das  atividades  e  das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (719 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com