TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kettlebell na qualidade de vida e saúde

Por:   •  30/1/2018  •  Monografia  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

EFEITOS DO TRIENAMENTO COM KETTLEBELL NO DESENVOLVIMENTO FORÇA E POTENCIA MUSCULAR EM ADULTOS TREINADOS.

EWERTONN RICARDO BARBOSA LEITE

RESUMO

A ferramenta Kettlebell vem sendo utilizada cada vez mais nos treinamentos e em diversas modalidades, estes estudos buscam comprovar os verdadeiros benefícios deste equipamento a seus praticantes. Este estudo de revisão, apresenta comprovações da melhora da potência muscular juntamente com o aumento de força causada pelas sessões de treinamento. Os estudos apresentados estabeleceram protocolos de treinamento evidenciando os benefícios. A área carece de estudos sendo necessário mais estudos para maiores comprovações.

Palavras chaves: Kettlebell; Workout; Training

ABSTRACT

The Kettlebell tool has been used more and more in training and in several modalities, these studies seek to prove the true benefits of this equipment to its practitioners. This review study provides evidence of improved muscle power coupled with increased strength caused by training sessions. The studies presented established training protocols showing the benefits. The area lacks studies and further studies are needed for further evidence.

Key Words: Kettlebell; Workout; Training

Prof. Esp. Ewerton Leite. leonn23@gmail.com

INTRODUÇÃO

Acredita-se que o surgimento do Kettlebell em meados dos anos 1700 na Rússia deve-se aos fazendeiros que a usavam como contrapeso nas balanças, para saberem exatamente o quanto pesava suas mercadorias. A girya como era conhecida virou um jogo ao final de cada jornada de trabalho, nele cada fazendeiro competiam entre si com o simples objetivo de levanta-la acima da cabeça, aquele que levantasse mais Pood venceria.

Pood era como avaliavam as cargas, ou seja, para cada 1 Pood seriam 16 kg, 1,5 igual a 24 kg e 2 Pood 30 kg. Os russos homens velhos e fortes levantavam as girya ou Kettlebell para mostrar sua força, vale ressaltar que elas precederam o fisiculturismo e em 1800 passou a ser usada nos programas de treinamento do exercito. (RANDOLPH, 2011)

A musculação por volta de 1940, e ícones como Arnold Schwarzenegger passaram a isolar os movimentos, treinamentos mais rígidos e com sobrecargas excessivas passaram a priorizar a cadeia muscular anterior negligenciando a cadeia posterior, prejudicando o equilíbrio muscular.

Com o movimento não atendendo mais a um padrão eficiente, quando estimulado de maneira isolada, apresentaram maiores chances de lesão. (COOK & BURTON, 2012.) O treinamento isolado por máquinas vem contra o sentido desenvolvimentista, buscando interesses capitalistas em uma condição de atender uma maior quantidade de pessoas nas salas de musculação com uma quantidade menor de pessoas. (RANDOLPH, 2011)

Em 1960 com Kenneth Cooper e o treinamento aeróbio trouxeram uma nova realidade. Os praticantes de ate musculação passaram a correr quilômetros e quilômetros, com isso as lesões de tornozelos, joelhos, quadris se tornaram mais frequentes, desgastantes treinos de longa duração e baixa intensidade, com padrões inadequados de movimentos trouxeram sérios problemas a seus praticantes. (RANDOLPH, 2011)

Corredores perdiam seu volume muscular e a forma física predominante. A diminuição do peso magro e a manutenção do peso gordo fariam pessoas se tornassem falsos magros. Em um estudo realizado com praticantes de exercícios de longa duração e baixa intensidade, encontrou-se a utilização da via oxidativa uma maior atividade das proteínas como substrato energético, consequentemente a diminuição do metabolismo basal acarretando no aumento do tecido subcutâneo. (ELLIOTT, WAGNER et al,1970)

Por fim o objetivo é mostrar os benefícios do treinamento com Kettlebell no desenvolvimento de força e potência reforçando nos últimos 15 anos treinamento generalista que ganha cada vez mais espaço, métodos de treinamento funcional, que pregam no desenvolvimento das capacidades físicas de forma integrada: força, potência, velocidade juntamente com o desenvolvimento da função cardiorrespiratória e do core, forçam a construir uma musculatura solida.

Com esses benefícios o Kettlebell ganha força, por proporcionar, desenvolvimento do corpo por completo, servindo como base para o desenvolvimento da resistência, do tecido conjuntivo (ligamentos e tendões), melhora da força e a potência muscular. Isso faz do Kettlebell muito mais que uma ferramenta de treino, mas sim um esporte. (RANDOLPH, 2011)

Palavras chaves: Kettlebell, Treinamento, Saúde.

MATERIAIS E METODOS

Está é uma revisão bibliográfica onde foram analisados artigos e livros sobre a temática de treinamento com o Kettlebell e seus benefícios. Este estudo e de caráter exploratório, buscou na literatura assuntos relacionados ao tema. Produzido através de 33 artigos, juntamente com três livros renomados com abordagem direta sobre o assunto.

As palavras chaves foram usadas em conjunto, pois a temática ainda carece de informações acadêmicas. As plataformas de pesquisas utilizadas foram:

  1. http://www.scielo.br/
  2. https://scholar.google.com.br/
  3. http://journals.lww.com/nsca-jscr/pages/currenttoc.aspx
  4. http://pubmedcentralcanada.ca/ 

LIVROS

  1. RANDOLPH, DAVE. The Ultimate Kettlebell Workbook. Canadá. Ulysses Press, 2011
  2. TSATSOULINE, PAVEL. Power to the people. United States Of America. Midpoint Trade Books, 2000
  3. COTTER, STEVE. Kettlebell Training. 1º Edição United States Of America. Human Kinects Profe, 2013

 

Palavras chaves: Kettlebell, Treinamento, Saúde, Workout, Training

DISCUSSÃO

O crescimento do treinamento com Kettlebell cresceu fortemente nos últimos anos, com eles muitos estudos e livros foram estudar os benefícios propostos pelo instrumento. Por possuir características fortes no desenvolvimento das capacidades físicas funcionais tais como: força, flexibilidade, mobilidade e potência, caracterizados pelos exercícios balísticos neuromusculares e cardiovasculares levou Chiu a investigar tais resultados. Em um estudo com indivíduos sedentários, submetidos a 12 semanas de treinamento, na realização da técnica de Swing com as duas mãos. Com uma semana pré de aprendizado técnico, foi constatado ao final do estudo, nenhum resultado significativo na melhora da força ou potência muscular. Porém vale salientar no estudo de Chiu, a massa do Kettlebell utilizada no estudo não ultrapassava o valor de 10kg, sendo assim, a carga mesmo com iniciantes não traria os resultados esperados pois a mesma não traria uma intensidade adequada para o tal. (CHIU, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com