TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  11/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEX JOSÉ SANTOS

LUAN MOURA

RAMON CARVALHO DOS SANTOS

PROJETO GINÁSTICA NATURAL NA COMUNIDADE

Amargosa

2016

ALEX JOSÉ SANTOS

LUAN MOURA

RAMON CARVALHO DOS SANTOS

PROJETO GINÁSTICA NATURAL NA COMUNIDADE

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação referente À disciplina Ginástica I do curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Professor (a): Glauco Esteves

AMARGOSA

2016

INTRODUÇÃO

A ginástica foi caracterizada inicialmente como exercícios físicos, e é uma das modalidades mais antigas praticadas pelo homem, tendo registros de sua prática desde a pré-história. Com as evoluções sofridas ao longo dos séculos, “inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus, os quais influenciaram e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial e em particular a brasileira.” (Coelho et al, 2010, p. 2).

Neste processo, várias atribuições e sentidos foram sendo incorporados à ginástica. Entre esses métodos, Encontra-se a ginástica Natural idealizada por Georges Hébert, o método natural lida com a qualidade do trabalho como maior preocupação em seu método, e a qualidade de execução acaba assumindo um papel secundário, afirma Marinho (1983, apud GODTSFRIEDT, 2010, p.2).

Devido ao ritmo de vida nos grandes centros, o homem foi se afastando da natureza e a atividade física foi sofrendo esta influência. Além desse fator, existe a divisão na nossa sociedade, onde uma parcela considerável não tem acesso à informação e conseqüentemente levam uma vida sedentária e que acarreta em doenças e em um estilo de vida não saudável. Assim, pensando na nossa população que se encontra em situação socioeconômica menos favorecida, optamos pela Ginástica Natural para elaborar esse Programa.

A Ginástica Natural tem como objetivo restabelecer a harmonia entre as sensações, os sentimentos e a intuição, tornando o homem saudável, através do bem estar físico, mental e espiritual, e que essa saúde não signifique somente ausência de doença, mas que respeite e fundamente-se nas leis da natureza.

Independentemente do nível técnico, idade, peso, ou habilidade, queremos proporcionar os benefícios de fazer uma mudança saudável na vida dos praticantes, melhorando a qualidade de vida, saúde e condicionamento físico. 

OBJETIVOS

  • Desenvolver a socialização e interação;
  • Desenvolver e/ou aprimorar senso de organização (sentido geral);
  • Contribuir para o autoconhecimento;
  • Aprimorar e/ou criar o hábito de praticar exercícios físicos regularmente;
  • Adquirir hábitos saudáveis e compreender alguns deles;
  • Identificar melhoria na qualidade de vida;

JUSTIFICATIVA

Sabemos que a saúde de um indivíduo ou grupo está diretamente relacionada com as condições de trabalho, lazer, alimentação e também a prática de exercícios físicos regularmente. Esses fatores gerais se entrelaçam, sendo os chamados determinantes sociais. Entretanto, se observarmos a população de baixa renda, (questões socioeconômicas) moradores de comunidades geralmente mais afastadas e/ou menos favorecidas, concluímos que esses moradores trabalhadores em sua maioria não dispõem do acesso a um programa social que os assista, e principalmente que desenvolva uma prática de exercícios físicos que venham a contribuir na melhoria geral da saúde desses indivíduos.

As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. (BUSS et al, 2007, p.78)

Assim, a saúde do indivíduo se relaciona diretamente com esses determinantes. Diante desses fatores, surge a idealização do projeto, um programa voltado para o público adulto, buscando promover a prática da atividade física e a construção de uma prática mais saudável, através da Ginástica natural.  

METODOLOGIA

A pesquisa é de caráter qualitativo, “Considerando, no entanto, que a abordagem qualitativa, enquanto exercício de pesquisa, não se apresenta como uma proposta rigidamente estruturada, ela permite que a imaginação e a criatividade levemos investigadores a propor trabalhos que explorem novos enfoques.” (GODOY, 1995, p.21)         Sendo assim, podemos conduzir o nosso objeto de estudo de maneira aberta, seguindo o curso que o mesmo direciona-se.

Portanto, seguimos promovendo uma reflexão sobre as relações que foram identificadas, e que proporcionaram a produção do estudo, partindo de inquietações que surgiram sobre o tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (148.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com