Licenciatura em Educação Física
Por: MarcosProfanu • 14/9/2025 • Projeto de pesquisa • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 10 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
BIOMECÂNICA
Marcos Silva de Resende
Curso do Centro Universitário ETEP
em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF
Curso: Licenciatura em Educação Física
Data de início no curso: 08/05/2023
Data de envio do trabalho: 19/05/2025
RESUMO
Este projeto tem como objetivo investigar a biomecânica aplicada ao movimento do corpo humano, através da soma de diversas áreas como, a física, anatomia e princípios da biomecânica, identificando fatores que influenciam no desempenho e nas prevenções de lesões nas atividades físicas.
Palavras-chave: Desempenho; atividade física; prevenção de lesões.
1 INTRODUÇÃO
A Biomecânica é a área que estuda as forças que atuam no corpo humano e também seus efeitos. É uma área interdisciplinar, pois, ela engloba vários conhecimentos com os princípios da mecânica e física e anatomia e outros.
Ao fazer essa união desses conhecimentos, permite-se compreender como o corpo se movimenta, como os músculos e as articulações funcionam e quais forçam são atuantes na execução dos exercícios esportivos e nas tarefas diárias.
Um dos campos mais estudados da biomecânica, é a biomecânica do esporte e do exercício, pois com ajuda dela há um melhor desempenhos nas atividades físicas e prevenções de lesões. Este projeto propõe uma abordagem colaborativa com diversas áreas para explorar de forma teórica como através da biomecânica, é possível ter resultados melhores no desempenho de atividades físicas e na qualidade de vida.
2 DESEMPENHO ESPORTIVO
A biomecânica é essencial em esportes de alto rendimento, pois ela com ajuda do avanço da tecnologia permite identificar melhorias nas execuções de movimentos, corrigir falhas técnicas, e medir variáveis de forças, velocidade e impacto. Estudos mostram que através da mesma é possível ter altos níveis de percentuais de melhoria.
Um estudo publicado no Journal of Applied Physiology (Saunders et al., 2004) investigou a relação entre biomecânica da corrida e economia de movimento. Os atletas que passaram por correções técnicas baseadas em análise biomecânica apresentaram uma melhoria de até 5% na economia de corrida, o que é altamente significativo em provas de longa distância.
Um estudo de Carpes et al. (2008), publicado no European Journal of Applied Physiology, revelou que ciclistas que receberam feedback biomecânico sobre posicionamento e padrão de pedalada apresentaram uma melhora de 7,6% na eficiência mecânica após intervenções específicas.
Outra atividade esportiva também que teve uma melhora significativa foi o salto em altura, estudos da International Society of Biomechanics in Sports (ISBS), mostraram que atletas que tiveram ajuste técnicos na impulsão de seus saltos, através do auxílio de câmeras de alta velocidade foi possível a análise de vetores, que resultaram em um ganho médio de 4,8 cm no salto vertical.
A tabela abaixo mostra alguns percentuais de melhorias do desempenho esportivo através da aplicação da biomecânica.
Aplicação da Biomecânica Melhora no Redução de Lesões
Desempenho
Corrida (análise de passada) +5% eficiência –38% lesões por esforço repetitivo
Futebol (programa FIFA 11+) — –50% lesões musculares
Salto em altura (análise de impulso) +4,8 cm na média —
Golfe (ajuste no swing) +12% precisão técnica —
Natação (análise de braçada) +6% na velocidade média —
Fonte: ISBS, ACSM, FIFA Medical Centre, Journal of Sports Sciences, Journal of Applied Biomechanics.
2.1 PREVENCÃO DE LESÕES
Outro benefício da biomecânica no esporte é a prevenção de lesões. Através dos estudos dos movimentos corporal, ou seja, análise biomecânica, é possível fazer uma leitura das forças envolvidas durante uma atividade física onde se pode compreender como movimentos inadequados e sobrecargas podem levar a disfunção musculoesquelética, podendo causar na maioria das vezes lesões e baixo desempenho.
A análise da biomecânica é um processo que se utiliza tecnologias como câmeras de alta velocidade, sensores de movimento, plataformas de força e softwares para avaliar em detalhes cada movimento. Com esses dados é feito uma análise da postura e alimento corporal, movimentos articulares, como: saltar, pular, correr ou levantar pesos e por fim a distribuição de força muscular e padrões de impacto.
Em síntese, através dessa análise é possível identificar os movimentos que podem sobrecarregar as articulações, músculos e tendões. Como por exemplo; detecta um desalinhamento de joelho, ocasionando lesões graves nos mesmos, identifica desequilíbrios musculares em postura, ocasionando também entorses, dores lombares, cervicais ou no ombro. Ou seja, por meio dessa ferramenta aplicada é possível obter diagnósticos precisos, precavendo de problemas futuros ou também em sua reabilitação.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A
...