TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITOS E A EDUCAÇÃO HOMERICA

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Gealits Francy Bremem Camp RA: 8044452

Disciplina: Fundamentos da Educação

Portfolio Ciclo 2

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Leia atentamente o texto abaixo e siga as orientações que se seguem:

Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência        feliz,        a        educação        toma        inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado (CORRÊA, 2013, p. 42).

Considerando o trecho acima citado, para realizar esta atividade você deve:

  1. Retomar a leitura sobre a educação homérica e compreender a relação dela com a religiosidade grega.

  1. Pesquisar o universo dos mitos gregos (não somente os citados na Ilíada e na Odisséia) e, dentre eles, escolher um que, em sua opinião, descreve apropriadamente o processo de superação do indivíduo, ou seja, o que narra a transformação da pessoa em herói
  1. Elaborar        e        postar        no        Portfólio        um        texto        que        contenha:
  1. nome do mito escolhido;
  2. breve resumo do mito;
  3. explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica;
  4. referências dos textos pesquisados.
  1. NOME DO MITO ESCOLHIDO:
  • PERSEU

MITOS E A EDUCAÇÃO HOMERICA

INTRODUÇÃO

Afim de entender melhor a educação homérica, a princípio tem que se compreender a sua religião e crenças, pois foi nela que se foi inspirada tal modelo. A epopeia homérica, que origina a religião dos antigos gregos, mostra não ter semelhança com outras religiões, pois a relação com os deuses não vinha por meio de adoração, mas sim por meios de rivalidade. Os gregos viam os deuses como humanos com uma única diferença, a imortalidade. Os homens também poderiam vir a ser visto como um deus, bastando a eles comporta-se como heróis, por meio disso criou-se uma rivalidade entre deuses e heróis humanos, onde com isso os homens eram instigados a se superar, a fim de se tornar um deus assim como os de origem. Aptidões físicas, destreza com armas, habilidades esportivas, jogos, valores morais, enfim, a educação homérica objetivava a constituição de um indivíduo completo.

Baseado nesse modelo de herói, em que era preferível morrer após a batalha sangrenta onde havia a gloria, do que a simples existência feliz, que veio a inspiração para a educação homérica, essa que foi o primeiro modelo de formação em excelência. O estado via esse modelo de formação como grande benefício, pois o homem herói e que que em suas batalhas e quem glorificava e dava grande destaque a seu estado. Nesse período o povo grego não tinha domínio da escrita e automaticamente do ato de compreender a escrita por meio da leitura, com isso os conhecimento era repassado de forma oral, por meio de cantos que facilitava a memorização do conteúdo. A Educação no Mundo Antigo Ilíada e a Odisseia eram a base dessa transmissão oral. Os jovens gregos eram ensinado oralmente por meio dos poemas extenso que narra as ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que os serviam de inspiração, a disputa e a concorrência era o modelo de ensino que um homem desenvolver.

De acordo com esse modelo, se em uma disputa, se um indivíduo destacasse-se com grande relevância em relação ao seu opositor, esse era separado dos demais e era colocado com outros com grau de disputado semelhante ao seu. Essa cultura de disputa e observada em diversas manifestações da cultura grega, o exemplo mais conhecido são os jogos olímpicos e as disputas sofistas. Com o passar dos anos, essa cultura foi ganhando

novas formas, onde a força racional ganhou maior espaço no ocidente. Esse período ficou conhecido como ‘’ Período Clássico’’, e sua grande marca era a racionalidade.

  1. UM BREVE RESUMO DO MITO:

Perseu foi um herói da mitologia da Grécia antiga. Filho de Zeus, meio irmão de Hercules o principal deus. Sua mãe era a princesa Dânae, a linda filha do rei Acrísio de Argos. Em uma consulta ao oraculo, o rei Acrisio foi alertado que sua filha lhe daria um neto, porem esse seria o que viria a ceifar sua vida anos mais tarde. Temendo pela vida, o rei trancou sua filha, porem de nada adiantou, pois a princesa engravidou de Zeus. Acrísio, descrente que sua filha estivesse grávida de Zeus, colocou-a em um baú, que foi jogado ao mar. O cesto chegou à ilha de Sérifos, onde foi encontrado por Díctis, que criou o menino tornou-o um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protetor da mãe. Tempos depois um rei se apaixona pela mãe de Perseu, porem o mesmo temendo perder o trono para o enteado, propôs um torneio, onde se consagraria como ganhador aquele que trouxesse a cabeça de medusa, Perseu forte e corajoso e motivado pelo espirito de aventura que tinha, topou de imediato, claro que o verdadeiro objetivo do rei era que Perseu morresse em combate e que nunca mais o veria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com