TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MITOS E A EDUCAÇÃO HOMERICA

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Pandemia COVID-19, ensino remoto e as TICs

A cada década percebemos a evolução das tecnologias que permeiam o nosso contexto social. Essa crescente evolução é reflexo da demanda por dispositivos mais resolutivos e rápidos que sejam capazes de resolver tarefas simples e complexas. Dentro do contexto das tecnologias emergentes, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação apresentam-se como apoio ao trabalho docente do professor e apoio para as principais demandas educacionais e de aprendizagens dos alunos (Souza, 2015; Pereira e Silva, 2020). Segundo os autores Filho e Trainotti (2018) as tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode ser definida como todos os dispositivos desenvolvidos cujo objetivo consiste na obtenção, armazenamento e processamento de informações estabelecendo assim uma comunicação e possibilitando também que estas informações sejam compartilhadas e difundidas entre as pessoas. Como exemplos podemos citar os desktops, laptops, smartphones, tablets, rádio, telefone, televisão, celular, fax, processadores de imagens, fotografias, vídeos entre outros.

Na Educação Básica as TICs também denominadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão classificadas como a 5° competência, das competências gerais da Educação Básica presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser desenvolvida pelos estudantes assegurando-lhes o direito de aprendizagem no que compete a: [...] 5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva [...] (BNCC, 2020). Historicamente, as TICs na educação tiveram seu notável uso a partir do desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) na década de 1920, com a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que mediava o ensino por meio da transmissão de aulas.

Essas aulas faziam parte de programas de literatura, línguas e outras disciplinas (Assumpção, 2008). Com a popularização dos computadores e da internet, as TICs tornaram-se uma Santos 18 forma transversal e metodológica presente em praticamente todas as áreas do conhecimento. Conforme Souza (2015) é importante refletir que a utilização das tecnologias nas escolas deve estar pautada na colaboração da educação às melhorias sociais e que seus usuários as utilizem para buscar soluções adequadas às suas realidades. De acordo com Miranda et al., (2017), essas tecnologias já são utilizadas no ensino presencial, ou seja, dentro da sala de aula, a partir do momento em que os professores recorrem ao uso de uma lousa digital, de um data show, dispositivos sonoros, apresentações multimídias e entre outros. No entanto, com pouca intensidade nas práticas de ensino. Devido à pandemia COVID-19, mais de 90% das escolas em todo o mundo adotaram algum tipo de política ou método de aprendizagem, de forma remota, onde buscaram “reimaginar a educação” aproveitando a tecnologia.

No ensino remoto os professores e alunos precisam interagir por meio de plataformas virtuais, nesse sentido as TICs facilitam potencialmente o compartilhamento de informações, viabiliza novas formas de relacionamento e de comunicação, e permite a exploração de novas estratégias didáticas e possibilidades de intervenções pedagógicas. O acesso à informação é facilitado pelo uso da internet. Segundo Costa e Souza (2017), a sociedade hoje está cada vez mais inserida na “Era Digital”, este termo é utilizado por muitos estudiosos para representar as principais e os novos avanços tecnológicos alcançados e desenvolvidos pelo homem a partir da Terceira Revolução Industrial. Toda essa explosão de conhecimentos repercutiu na difusão da tecnologia criando ambientes denominados “ciberespaço”, que consiste em um meio ou canal de comunicação operacionalizando a informática e a internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com