TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação - Educação Física Escolar

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

VINÍCIUS TRANCHEZZI HOLZLSAUER
RA: 8055120

Atividade de Portfólio – Ciclo 3

Atividade de Portfólio da Disciplina de Atividades Aquáticas Prof.° Responsável Alex Fabrício Borges e Prof° Tutor Aldo Coelho Silva.

Santo André - SP

2019

Objetivos:

  • Identificar fundamentos educacionais das atividades aquáticas;
  • Elaborar proposta idática de esportes aquáticos olímpicos e esportes aquáticos não olímpicos;

Descrição da Atividade: Elabore dois planos de aula para aula de Educação Física Escolar, sendo:

  • 1. Um plano de aula para trabalhar um dos esportes aquáticos olímpicos.
  • 2. Um plano de aula para trabalhar um dos esportes aquáticos não olímpicos.

1-) Plano de Aula – Esporte Olímpico

PLANO DE AULA

Instituição de Ensino: Instituto de Ensino Barão de Mauá

Data: 23/04/2019

Duração da Aula: 50 minutos

Turma: 8° e 9° Ano A

População Alvo: Alunos do 8° e do 9° Ano do Ensino Fundamental, com a presença de turmas mistas, ou seja, podendo participar todos os integrantes das turmas que contenham em média de 12 a 14 anos.

Professora Responsável: Vera Lúcia Spolidoro (Com meu auxílio para comando da turma – Vinícius Tranchezzi Holzlsauer)

Objetivos da Aula: Levar o conhecimento aos alunos participantes da aula, de forma que entendam o funcionamento ideal de determinado tipo de nado. Desta forma colocando em prática fundamentos pré-estabelecidos por nós professores que facilitará a compreensão de princípios básicos referente ao nado que estaremos desenvolvendo a prática. No caso iremos trabalhar o chamado e conhecido como Nado de Peito.
Ao término os alunos terão o ganho de novas capacidades e entre elas, conseguirão discernir o nado peito de outros nados, quanto aos seus fundamentos, reais necessidades e especificidades, além da identificação dos movimentos corretos e necessários para uma boa ação aquática.

Conteúdos da Aula: Aquecimento, Impulsão de pernas e braços, coordenação, respiração, até chegar ao desenvolvimento da técnica de nado completa.

Desenvolvimento da Aula

  • 1° Momento – Movimentação livre na piscina antes de iniciarmos explicações e possibilidades do nado específico. Após esta movimentação que funcionará como um reconhecimento de espaço na verdade, iremos trabalhar alongamentos que evitarão possíveis lesões ou desconfortos e darão uma melhor sustentabilidade nos exercícios posteriores. Sendo alongamentos trabalhados principalmente nas regiões do pescoço, do quadril, braços e pernas.
  • 2° Momento – Explicação elaborada por nós professores enfatizando a necessidade da movimentação e alongamento prévio antes de qualquer atividade corporal, inclusive as aquáticas. Logo após este momento, passaremos informações sobre a Técnica utilizada no Nado Peito que nortearão os momentos subsequentes da aula, isso fornecerá maior segurança aos alunos em relação a aplicação ideal do nado olímpico em questão.

Neste início indicaremos para os alunos se posicionarem lateralmente na água, esticando os braços a frente e as pernas para trás. Os dedos dos pés devem apontar a parede atrás dos alunos que estão realizando, enquanto os da mão apontar para a parede da frente, indicando que devam realmente esticar inclusive os dedos de pés e mãos para atingirem a movimentação acertada na íntegra do nado. Com as palmas das mãos para baixo indicamos que os alunos devem abrir os polegares de forma que eles quase se toquem, onde os espaços entre estes dedos e os indicadores devem formar como se fosse a letra “V”, devem manter os corpos altos na água em flutuação e a cabeça olhando em direção ao fundo da piscina. Esta posição deve ser mantida o máximo que conseguir, caso haja cansaço ou não obtenção de sucesso podem parar a dinâmica e tentarem novamente.

  • 3° Momento – Após estas ações na aula, ainda teremos por volta de 30 minutos a serem trabalhados, desta forma, os alunos deverão se afastar da parede e tentar entrar na posição que até então foi executada, buscando a flutuação com a mesma por vários segundos. Conforme nossas avaliações visuais, iremos fornecer pequenas boias para os alunos que apresentarem alguma dificuldade na posição indicada, assim a colocaram entre as pernas que podem estar apresentando uma tendência de afundar na água e isso trará maior confiança para gerar a posição principal de forma correta.  Outra prática aplicada será chutes na água, inclinando os braços e o corpo contra uma prancha que será fornecida, fazendo esta movimentação por diversas vezes, na posição principal serão indicados a virarem as palmas das mãos para o lado de fora, empurrando as mesmas um pouco para o lado de fora e para baixo, quando neste momento os braços formarem uma posição similar a um “Y” junto ao corpo, deverão dobrar os cotovelos e trazer as mãos ainda mais para baixo e para trás (na direção da boca). Por fim deverão empurrar para fora novamente e voltar a posição inicial / principal.

Orientações Didáticas: Levar o Processo de Ensino Aprendizagem aos alunos através de atividade prática, onde serão avaliados de forma personificada, mas com desenvolvimento em grupo, visando a obtenção de interação entre os mesmos e melhorar o nível de socialização que pode ser fator preponderante para posterior avaliação.

Recursos Materiais: Trajes adequados para Natação (Toucas, sungas, maiô); pranchas e boias.

Avaliação: O olhar contínuo de nós professores principalmente em relação a participação e cooperação dos alunos participantes da atividade de prática, entendendo na forma elementar formativa uma melhor construção de autonomia dos mesmos na atividade elaborada.

Referências: 

DARIDO, S. C.; SOUZA, O. M. Para endinas Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2015.

BORGES, A. F.; LEMOS, F. R. M. Atividades Aquáticas. Batatais: Claretiano, 2013.

HAY J. Biomecânica das técnicas desportivas. Rio de Janeiro, 1981.

2-) Plano de Aula – Esporte Não Olímpico

PLANO DE AULA

Instituição de Ensino: Instituto de Ensino Barão de Mauá

Data: 23/04/2019

Duração da Aula: 50 minutos

Turma: 6° e 7° Ano A

População Alvo: Alunos do 6° e do 7° Ano do Ensino Fundamental, com a presença de turmas mistas, ou seja, podendo participar todos os integrantes das turmas que contenham em média de 10 a 13 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com