TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Física Bacharelado

BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA

Centro Universitário Claretiano

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

                2020

1. OBJETIVOS

Compreender a classificação e as funções biológicas das biomoléculas.

Refletir sobre a relação entre as biomoléculas e o funcionamento (metabolis-mo) das células.

Trabalhar o conceito e a importância do pH para a atividade enzimática.

As biomoléculas têm funções essenciais nas reações químicas ou orgânicas no nosso organismo. Pelas funções que desempenham nos organismos, muitas das biomoléculas são agrupadas em classes, assim temos: ácidos nucléicos, carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas, vitaminas e muitos outros compostos.

 Os ácidos nucléicos são macromoléculas de natureza química que possui dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), são as moléculas responsáveis pela preservação da hereditariedade e da síntese proteica (RNA) e ativação de genes (RNA). Os carboidratos são moléculas muito importante como fonte de energia para as células, e participam diretamente no nosso metabolismo. Há três grupos de carboidratos, classificados de acordo com a quantidade de moléculas em sua constituição: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os lipídios que são conhecidos também como gorduras, são compostos orgânicos formados por longas cadeias de hidrocarbonetos apolares, que são de grande importância para o funcionamento de componente estrutural das membranas celulares, também atuam como reserva de energia e precursor na síntese de hormônios. As proteínas possuem funções estruturais, imunológicas, hormonais, catalisadora, funções nas contrações musculares, no transporte como por exemplo a hemoglobina, desta forma, o formato da proteína que vai definir a sua função biológica. Temos também as enzimas, que catalisam as transformações químicas que ocorrem nos seres vivos, acelerando e diminuindo a energia de ativação. O potencial de Hidrogênio iônico tem uma grande importância para as atividades enzimáticas no corpo humano, pois ela é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. Para que as enzimas consigam desenvolver seu papel com eficácia, existe um valor para a atividade ótima, geralmente, reflete a H+ na qual a enzima funciona no organismo e isso difere para cada tipo de enzima.

        O pH ou Potencial de Hidrogênio Iônico tem como objetivo indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+). O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 0 como acidez máxima, o 7 como valor neutro e o 14 como alcalinidade máxima. O resultado da avaliação do pH de um ser humano expõe se há alguma disfunção orgânica, como por exemplo o pH sanguíneo, que normalmente oscila entre 7,34 e 7,44. A acidose e alcalose são modificações do pH sanguíneo decorrentes do aumento ou da diminuição da concentração de íons H no sangue.

Caso exista alguma anormalidade na regulação do pH sanguíneo, isso pode indicar ser um resultado de uma irregularidade orgânica, como a redução do sistema imunológico, dando espaço para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver, O nosso corpo tenta manter o pH sanguíneo com o valor de 7,4, extraindo minerais do organismo para manter o pH alcalino quando não é suprido pelos alimentos, e ainda dispõem do sistema tampão, que é constituído pelo bicarbonato (HCO), que possui substancias que são capazes de doar ou receber íons H, para que venha minimizar as alterações do pH, desta forma o equilíbrio ácido-base é fundamental para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com