TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -

BACHARELADO

Disciplina: Nutrição e Dietética

Tarefa: Portfólio

Nome: Miguel Angelo Sampaio Cardoso

RA: 8084504

Turma: (DGEFB1901FDSAOS)

Parecer do Tutor: Lívia Giolo Taverna

1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco

determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos,

psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).

R – As variáveis relacionadas ao comedor são as categorias por meio das quais Gedrich (2003) pensou sobre o comportamento alimentar em cinco grandes determinantes chamadas de, biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, e psicológicos. Os determinantes biológicos são aqueles que estão diretamente relacionados com, a idade, o sexo, ou fatores genéticos. Os determinantes socioculturais estão relacionados a família e pares, que podem influenciar diretamente na vida dos adolescentes. Os determinantes antropológicos refere-se a liberdade de escolha alimentar do indivíduo diante o que ele prefere ingerir. Os determinantes econômicos refere-se ao emprego, poder de compra, pobreza, exclusão social, e também aos meios ambientais, tais como : qualidade do ar, da água, e a temperatura do ambiente, e etc. Por último, os determinantes psicológicos, que refere-se as condições gerais ou específicas de humor, bem como a certos perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.

2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem

influenciar na seleção alimentar?

R - Variáveis como aparência, tipos de preparação, variedade e sabor influenciam a seleção alimentar, pois a medida em que podem se caracterizar como atrativos ou repulsivos para a pessoa que está ingerindo. Estas características, no entanto, não são universais, pois variam culturalmente. Exemplo: os indivíduos ligados à cultura asiática, principalmente na região da China e Japão, sentem uma atração gustativa pelo consumo de insetos, o que não é normal no nosso país. Tal prática, no Ocidente, não é comum e a rejeição cultural impede a degustação destes alimentos.

3) O que são os métodos de avaliação da escolha alimentar?

R - Existem dois tipos de métodos, que são, os quantitativos e os qualitativos, avaliando cuidadosamente a escolha alimentar do indivíduo. Referente ao qualitativo, existe o método denominado “inquérito alimentar”, cuja aplicação é feita principalmente mediante entrevista do paciente. A investigação pode ser retrospectivo, onde há registro de informações de um passado recente, e prospectivos, cuja informação é presente, para ter uma melhor escolha e opinião sobre a decisão final. Se falarmos dos métodos quantitativos, acontece uma pesquisas, contendo dimensões que contribuem para uma análise sobre a escolha alimentar, tais como preço, saúde, controle do peso por parte do consumidor, conveniência, preocupações éticas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (358.4 Kb)   docx (258.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com