TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO

Disciplina: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Tarefa: ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Nome:

RA:

Turma:

Parecer do Tutor:

Atividade no Portfólio

Objetivo

  • Compreender a seleção alimentar.
  • Conhecer as recomendações nutricionais.
  • Correlacionar o conceito de seleção alimentar ao cotidiano profissional de forma a proporcionar o bem comum.

Descrição da atividade

Faça a leitura do artigo “Determinantes de escolha alimentar”, que está disponível no seguinte endereço: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v21n1/a07v21n1.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2020. Em seguida, responda às questões a seguir:©Nutrição e Dietética Claretiano – Centro Universitário | 11

  1. O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).

O homem onívoro, na sua liberdade de escolha alimentar, procura separar o elemento comestível do não comestível. A alimentação humana é referida como um fato em que se podem verificar as necessidades de ordem biológica, bem como os desejos do comedor, que podem ser social e culturalmente definidos. Assim, mesmo na condição onívora, em que o homem é capaz de consumir biologicamente de tudo, as escolhas alimentares se baseiam nos sistemas culturais dos grupos humanos, os quais só se permitem alimentar-se do que é aceito culturalmente.

O determinante biológico é subdividido em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos, sendo os primeiros conferidos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico. O componente genético, de acordo com Fantino, é um determinante que pode atuar sobre a sensibilidade gustativa, indiretamente sobre a palatabilidade e, consequentemente, sobre as preferências alimentares. Pode-se considerar a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade como determinantes biológicos.

Os determinantes sócio-culturais na alimentação incluem a questão do convívio do indivíduo (família, amigos, relações de trabalho), dos grupos a que gostaria de pertencer e de ser aceito (status social, identificação com o grupo) ou do grupo ao qual o indivíduo não deseja estar associado (distinção). Nesse contexto, verificam-se as influências das normas de um grupo sobre o comportamento alimentar dos indivíduos.

Os determinantes antropológicos refere-se à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo às representações do que ele prefere consumir. Outras abordagens, nesse contexto, também são citadas para interpretar a escolha alimentar individual englobando variáveis como: valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimentos e experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (313.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com