TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Motor

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO MOTOR

Professora da Disciplina:

Patrícia Becker Engers 

RESENHA CRÍTICA DOS ARTIGOS:

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM

CRIANÇAS COM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES

Autores: COTRIM, LEMOS, NÉRI JUNIOR, BARELA

O ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS ESPORTIVAS NA ESCOLA E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO: DISCURO, REALIDADE E POSSIBILIDADES

Autores: Go TANI, BASSO, SILVEIRA, CORREIA, CORRÊA

                                                       

        

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física:

Paulo Sidnei Monçalves Soares

3º Semestre, 2018/1

Uruguaiana

Os artigos apresentam como proposta avaliar as possibilidades e a realidade do desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em ambiente escolar com diferentes contextos, como também habilidades motoras especializadas aplicadas ao esporte de rendimento no ambiente escolar.

O estudo realizado por COTRIM,  LEMOS, NÉRI JÚNIOR e BARELA (2011), realizado através de uma amostra selecionada de alunos da 5ª série do ensino fundamental da rede de ensino público e particular da cidade de São Bernardo do Campo - SP. Participaram da pesquisa trinta crianças com idade média de 10 anos, 15 alunos da escola pública e 15 alunos de escola particular, que vivenciaram nos anos anteriores experiências bem diferentes com relação às aulas de educação física. Na escola particular as aulas eram ministradas por um profissional de educação física, enquanto na escola pública as aulas de educação física eram ministradas pela professora responsável pela grade curricular da turma.

Ficou constatado que as crianças da escola particular realizavam as atividades em um mini ginásio poli-esportivo, com cobertura, piso e ventilação adequados, as crianças da escola pública utilizaram uma quadra coberta e piso com acabamento de cimento. Além disso, as crianças da escola particular utilizavam número adequado de diversos tipos de bola, colchões, bastões e bastonetes, que possibilitavam experiências muito superiores às daquelas vivenciadas pelas crianças da escola pública.

Dentro deste contexto, foi utilizado como instrumento de avaliação de desenvolvimento motor o Teste de Desenvolvimento Grosso (TGMD-2) de Ulrich (2000), muito utilizado para avaliar habilidades motoras fundamentais em crianças de entre três e dez anos. O TGM-2 avalia doze habilidades: seis no subteste locomotor (correr, galopar, saltar com um pé, saltar por cima, saltar em horizontal e deslocar lateralmente) e seis no sub-teste  controle do objeto (rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima e arremessar por baixo). Tendo como propósito identificar crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com