TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDUCAÇÃO FÍSICA | CORPOREIDADE ESTUDO DE CASO | GÊNERO E SEXUALIDADE

Por:   •  3/11/2021  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA | CORPOREIDADE

ESTUDO DE CASO | GÊNERO E SEXUALIDADE

Atividade 03 – Como você faria?

Caso 01

Você está em um dia de trabalho sobrecarregado. Nesse local que você exerce suas funções profissionais, são atendidas pessoas que possuem condições financeiras para usufruir do atendimento de sua equipe de trabalho, portanto, você atua no setor privado.

Ao final do dia, chega para ser atendida uma mulher. Você a recebe e pede o seu documento de identidade para fazer o cadastro no local. Ao receber o documento, você percebe que o nome que consta na identidade não corresponde a sua identidade de gênero. Logo, percebendo o seu estranhamento, a mulher explica que a sua nova identidade civil, com o seu nome social, ainda está em processo de tramitação e pede para que você a registre como Letícia dos Santos.

Você faz o registro conforme a Letícia pede, pois entende que é dessa maneira que ela gostaria de ser reconhecida. Ao encaminhá-la para o seu colega de trabalho, que faria o primeiro passo da avaliação física, ele se recusa a concretizar o atendimento, diz que não pode ajudá-la e indica que procure outro profissional. Quando você se dirige para conversar com o seu colega sobre a situação, ele alega que se o registro civil consta o nome de um homem e a biologia do seu corpo vem sendo alterada pelo uso de substâncias hormonais não pode tratá-la como mulher. Após a recusa do seu colega, você tenta continuar o atendimento, mas Letícia acabou indo embora.

Percebendo como um caso de discriminação e sentindo-se desrespeitada, Letícia se dirige às redes sociais e à imprensa para relatar a situação, deixando claro que a formação dos profissionais também é responsabilidade da empresa. O local que você trabalha decide se posicionar, pedindo desculpas à Letícia e produzindo uma nota técnica para explicar o posicionamento da Instituição. O coordenador da empresa sabe que você estudou sobre gênero e pede para que escreva essa nota, a ser divulgada também nas redes sociais e na imprensa.

Sendo assim, escreva a nota técnica e, dentre os seus argumentos, deixe evidente a sua compreensão conceitual sobre identidade de gênero. Lembre-se que esse posicionamento representará você e o seu local de trabalho.

Caso 02

A Direção do local que você trabalha decide construir uma ‘roda de conversa’ para dialogar sobre gênero e sexualidade com os pais das crianças que fazem parte da Instituição. Essa iniciativa emergiu quando um coletivo professores/profissionais percebeu que os pais estavam com receio de abordar a temática, tanto em casa quanto no trabalho da Instituição. Sendo assim, esse coletivo compreendeu que seria preciso construir um processo formativo com os pais, com as crianças e com os colegas de trabalho.

Para essa ‘roda de conversa’ foi convidada uma pessoa que estuda e pesquisa sobre gênero e sexualidade para conduzir a dinâmica, abordando principalmente a ideia de que as identidades de gênero e sexuais não são naturais, mas processos construídos socialmente, e que seria “indispensável observar que, hoje, multiplicam-se os modos de compreender, de dar sentido e de viver os gêneros e a sexualidade” (LOURO, 2008, p. 19).

Enquanto você estava participando da ‘roda de conversa’, percebe que um dos familiares está muito atento ao conteúdo e realiza anotações em um pequeno caderno. No final da dinâmica, esse familiar se aproxima de você, diz que ficou em dúvida com algumas das colocações e gostaria que você pudesse explicar pontos específicos que fizeram parte da conversa. Prontamente, você se coloca à disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com