TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINAR E APRENDER EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  12/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ENSINAR E APRENDER EDUCAÇÃO FISICA

                                                                                 

Relatório sobre as atividades de ensinar e aprender educação física

Jaguarão/RS 2018

INTRODUÇÃO

A Educação Física tem suma importância na instituição escolar, uma vez que as atividades, exercícios, músicas, brincadeiras, dentre outras vivenciadas nas aulas, promovem o desenvolvimento e aprimoramento das esferas cognitivas dos alunos e alunas. Segundo Silva e Schwartz (1999), o movimento corporal é uma linguagem que cada pessoa possui para manifestar-se e, a expressão corporal é o resgate dessa linguagem individual. A relação de conteúdo, métodos de ensino e aprendizagens, brincadeiras e jogos têm como meta a consistência do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação concreta e efetiva.  Para Mattos e Neira “(...) a pré-escola e a 1a série têm grande relevância na proposição das atividades que visam ao desenvolvimento das habilidades básicas à alfabetização (percepção, lateralidade, orientação espaço-temporal, coordenação visual e motora e esquema corporal) (...) parece-nos bastante clara a noção de que o trabalho na educação física deva caminhar na mesma direção (...)”. (MATTOS e NEIRA , 2003 p.183), Pelo meio desse princípio busca mudar o conjunto da valorização do desempenho físico e da eficácia entre o indivíduo que é apto ou inapto para as práticas corporais.

A Educação Física é um curso que apresenta um alto índice de exclusão, sendo os discentes excluídos por vários motivos. A Educação física passou a ser ensinada em uma concepção elitista, pois só participam e designam oportunidades de desenvolvimentos aqueles alunos que já possuem uma maior capacidade da pratica, mas para Rego (2011), é necessária a busca de uma prática docente que possibilite aos alunos um pensamento crítico, a partir da valorização da criatividade, da reflexão e da participação, condições indispensáveis para a inserção social e construção da cidadania.. O docente necessita tornar suas aulas mais prazerosas, estimular a informação do aluno e saber induzir o aluno ao questionamento. Além disso precisa saber se expressar de modo que todos percebam para que não haja dúvidas sobre as atividades, jogos, brincadeiras e músicas dada. Segundo CUNHA (1989), o bom professor e sua prática de educação física é a pessoa teoricamente preparada para atuar com atividades que envolvam o esporte, corpo e o movimento. É aquele que deve ser capaz de administrar e avaliar atividades que estimulam o movimento motor das crianças e dos jovens, proporcionando-lhe sempre a sua qualidade de vida.

A escola possui dois professores de Educação Física, um para atuar do quinto ao nono do ensino fundamental e outro do ensino médio. O espaço físico da escola é composto por: sala de espera, direção com banheiro interno, sala da prestação de contas, sala de espera,, secretaria com banheiro interno e bebedouro, coordenação pedagógica e sala de planejamento, almoxarifado pedagógico, serviço de orientação escolar, laboratório de informática e ciências, auditório com um projetor, televisão, aparelho de notebook, caixa de som e um retroprojetor, sala de reforço, refeitório, biblioteca, almoxarifado, sala dos funcionários, banheiros Feminino com seis sanitários, três pias, Banheiros Masculino com quatro sanitários, três pias, doze salas de aulas, quadra de esportes descoberta e iluminada. A escola possui um total de seiscentos e vinte oito alunos junto ao ensino regular e o ensino de jovens e adultos (EJA), possui dois coordenadores pedagógicos, uma orientadora, duas secretárias, uma diretora e três vice-diretora, três merendeiras, três serventes e a quantidade de professores não foi informado. Objetivou-se neste relatório descrever as atividades realizadas de Educação Física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental, bem como apresentar os conteúdos trabalhados na Educação Física no primeiro ciclo de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com