TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Educação Física

Por:   •  27/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

MODELO DE MAPA[pic 1]

UNICESUMAR - EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE MAPA – INICIAÇÃO ESPORTIVA

NOME COMPLETO

Diandra Assis do Amaral

RA

21054118-5

Orientações para a realização da atividade

- A atividade MAPA é composta por duas tarefas. A primeira está presente nesse arquivo. A segunda é o envio do link do vídeo conforme proposta da atividade. 

- Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- A atividade deverá ser realizada individualmente;

- Siga todas as orientações contidas neste documento;

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio deste MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque).

 - Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais, como principais fontes de apoio.

 - Atividades que apresentem cópias parciais ou total serão zeradas.

- Não se esqueça de realizar a segunda tarefa da atividade MAPA.

Boa atividade!

MAPA – INICIAÇÃO ESPORTIVA

A proposta da Atividade Mapa será composta por duas partes. A primeira, será a elaboração de uma unidade de aula/treino fundamentada no Modelo Teaching Games for Understanding-TGfU​ e a segunda parte será a gravação de um vídeo explicando a proposta de unidade de treino, justificando suas escolhas.

Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória.

         Na Unidade I do livro de Resende (2018), “Esporte na Escola”, conhecemos modelos de ensino do esporte, direcionados principalmente para crianças e adolescentes que estejam iniciando a prática esportiva, tanto no âmbito escolar quanto nos clubes ou escolinhas de iniciação esportiva. O Teaching Games for Understanding-TGfU, proposto por Bunker e Thorpe (1982) tem sido amplamente utilizado e propõe uma alternativa aos métodos de ensino tradicionais, pois além de preocupar-se com o “como fazer”, também se atenta com “o que fazer? ” e “quando fazer?”. O TGfU surge com o intuito de ensinar os esportes a partir do jogo e da sua própria essência, promovendo a participação de todos e prezando pelo desenvolvimento da inteligência para tomar decisões.

         Além disso, na Unidade V do livro de Resende (2018), “Preparar e planejar a intervenção do treinador", conhecemos os conceitos de “macrociclo”, “mesociclo”, “microciclo” e “unidade de treino”. Na página 159, o autor conceitua a “unidade de treino” e na sequência, página 160, formula um modelo de plano de unidade de treino, com três partes: caracterização (contextualização da sessão de treino), representação (desenho da sessão, tempo, objetivos específicos de cada exercício, descrição e organização, palavras-chave e critérios de sucesso) e reflexão de análise do treino.

 

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games. Bulletin of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

RESENDE, R. Iniciação Esportiva. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

O MAPA SERÁ REALIZADO EM DUAS ETAPAS (não finalize a atividade antes de postar as duas partes da atividade)

1ª Etapa_ Parte teórica

  • Elaboração de uma unidade de aula/treino do esporte coletivo de sua preferência (futebol/futsal, voleibol, handebol ou basquetebol), fundamentada no modelo Teaching Games for Understanding-TGfU, para crianças de 10 anos de idade, iniciantes na modalidade.
  • A unidade deve conter obrigatoriamente 4 (quatro) atividades e deve seguir os passos de caracterização, representação e reflexão.
  • Como a etapa de reflexão, em situações reais, ocorre posteriormente ao treino, realize-a refletindo sobre o esperado ao treino/aula.

É fundamental ler o conteúdo para estruturar de forma correta. Atente-se a elaboração das atividades, elas precisam estar adequadas a idade. 

[pic 2]

ATENÇÃO

A atividade deve ser construída como se fosse uma “situação real”, assim, todos os campos devem ser preenchidos com informações que você criar de acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina.

UNIDADE DE TREINO[pic 3]

Treino nº: 01

Microciclo nº: 01

Data: 16/04/2021

Hora: 16:00

Local: Colégio Objetivo

Material: 20 coletes, 2 cones e 18 bolas de futsal ou

Duração: 50 minutos

% Técnico - (20 minutos) 35%

% Tático - (20 minutos) 35%

% Físico - (10 minutos) 30%

Conteúdos: Princípios táticos gerais e os fundamentos técnicos dessa modalidade: recepção ou domínio de bola; condução de bola; passe; drible e chute

Objetivo Geral:Permitir ao aluno vivenciar situações aprofundando e melhorando a aprendizagem com a  parte técnica e tática da modalidade unindo eles com a parte física, jogando todos coletivamente.

ATIVIDADE 1

TEMPO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

DESCRIÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMPONENTES CRÍTICAS

PALAVRA CHAVE

CRITÉRIOS DE SUCESSO

*EFICIÊNCIA”

EFICÁCIA

15 minutos

Permitir a vivência do jogo e do domínio corporal na ação da finalização

O jogo será na estrutura funcional 1x1+1 em que o atacante objetivará a finalização podendo utilizar-se do coringa na realização da ação. O defensor atuará sobre qualquer um dos jogadores para desarmar ou interceptar os passes. Após superar o marcador será necessário arrematar em gol que possuirá um goleiro. Se recuperar a posse de bola, o defensor deverá finalizar de onde estiver. Ao coringa não será permitido finalizar.

[pic 4]

a) Execução do passe

b) Execução domínio de bola

c) Execução do chute

a) Executou os passes com precisão

b) Dominou a bola corretamente

c) Executou o chute no melhor momento, conseguindo realizar gols

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (553.1 Kb)   docx (455.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com