TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Ciclo

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

HÉRCULES

Resumo sobre o mito:

Hércules foi um grande herói da mitologia grega. Filho de Zeus, Deus dos Deuses e da mortal Alcmena, era considerado um semideus. Era adorado tanto pelos mortais quanto pelos Deuses, sendo exemplo de força, compaixão e coragem.

Hércules foi um grande guerreiro, forte, e dotado de superpoderes, foi incumbido a realizar 12 tarefas de extremo risco, conhecidos como “os doze trabalhos de Hércules” os quais não poderiam ser realizados por um mortal, como forma de castigo e punição por matar sua esposa e filhos.

Hércules nos mostra que até mesmo os heróis sofrem, e esse sofrimento vêm de berço. Seu pai Zeus traia a esposa com mortais, Hércules foi o fruto de uma traição, onde Zeus fingiu ser o marido de Alcmena para conseguir dormir com a mortal, Hera esposa de Zeus descobriu sobre a traição e tentou mata-lo com uma serpente quando ainda era pequeno, e foi ai que Hércules começou a demonstrar sua força, estrangulando a serpente salvando-se da morte e também salvando o seu irmão.

Hera com muita raiva do primogênito de Zeus lança então uma maldição sobre o mesmo, onde em um momento de insanidade Hércules mata seus filhos e a sua esposa. Após voltar a Sanidade, Hércules sente o peso da culpa por matar sua família, então vai a busca dos 12 trabalhos, pois acreditava que se conseguisse realizar as difíceis tarefas ele teria a sua culpa redimida.

Relação do mito escolhido e os pressupostos básicos da Educação homérica:

A Educação homérica valoriza a formação subjetiva do homem, esse processo se baseia na disputa e concorrência, pois acreditava-se que somente através da disputa o individuo humano poderia alcançar a excelência, esse modelo foi denominado de ostracismo, segundo tal modelo em uma disputa se alguém que superasse os outros competidores este teria de ser isolado ou transmitido para um grau de competição maior para que a mesma não acabasse. Podemos notar que na história de Hércules, o mesmo percorreu um caminho de disputa e concorrência para conseguir se transformar em um herói, Hércules foi um guerreiro que inspirou aqueles que desejavam ter uma vida significativa.

Os mitos homéricos também eram utilizados como modelos de heróis a serem seguidos, pois caracterizavam a perfeição a ser atingida pelos humanos, como uma boa aptidão física, habilidades esportivas, jogos e valores morais, a educação homérica tem como objetivo a formação de um individuo completo. Hércules entra completamente nesse cenário, pois era uma atleta forte, tinha coragem, nobreza e podemos dizer que Hércules serviu como direção para jovens nessa época, como um exemplo a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com