TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino em Educação Física

Por:   •  19/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.413 Palavras (18 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 18

Unopar universidade norte do Paraná

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

Licenciatura em Educação física

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Caçador

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO...................................................................................................3
  • 1        TEMA        4
  • 2        JUSTIFICATIVA        5
  • 3        PARTICIPANTES        6
  • 4        OBJETIVOS        7
  • 5        PROBLEMATIZAÇÃO        8
  • 6 REFERENCIAL TEÓRICO        9
  • 7 METODOLOGIA        15
  • 8        CRONOGRAMA        17
  • 9        RECURSOS        18
  • 10 AVALIAÇÃO        19
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS        20
  • REFERÊNCIAS        21
  • INTRODUÇÃO

Esse projeto de ensino em Licenciatura em Educação Física é destinado as séries finais do Ensino Fundamental , buscando diálogo entre os alunos e docentes, bem como o incentivo a prática de esportes, principalmente pelas meninas.

A prática de esportes nas aulas de Educação Física ainda é vista de forma distinta pelos alunos, principalmente quando se trata de alguns esportes específicos, como o futebol e o futsal.

As meninas geralmente preferem se esforçar nas atividades teóricas, ou apenas em outras atividades físicas que não seja o esporte. Algumas demonstram interesse, mas ainda encontram desmotivação, como o desinteresse por parte dos meninos em que elas participem em um mesmo jogo, algumas por desincentivo da família, entre outros fatores.

O presente projeto contribuirá para que o educador repense suas práticas docentes e utilize novos métodos para reverter a não participação feminina nas aulas em que o tema é o esporte.

  1. TEMA

 

A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO ESPORTE ESCOLAR

O tema abordado é de grande relevância, porque ainda hoje existem pontos a serem melhorados na questão da motivação e inclusão feminina no esporte escolar.

[pic 7]                        Para esse projeto torna-se fundamental o trabalho com os grupos, visto que, segundo Louro (1997), a formação de grupos e outras estratégias típicas (das aulas de Educação Física), permitem que o professor exercite um olhar escrutinador sobre cada estudante, corrigindo sua conduta, sua postura física, seu corpo, enfim, examinando-o/a constantemente. Alunos e alunas devem ser particularmente observados, avaliados e também comparados, uma vez que a competição é inerente à maioria das práticas esportivas.[pic 8]

Porém a Educação Física propriamente dita não é a única abordagem que deve ser tratada durante o projeto, a questão gênero ê fundamental, como pode ser percebido ao longo do projeto, por toda a história as atividades físicas foram divididas entre atividades masculinas e atividades femininas, o que denota uma clara distinção de gênero ( SCOTT 1995).

O núcleo da definição de gênero repousa numa conexão integral entre duas proposições: (1) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos e (2) o gênero é uma forma primária de dar significado as relações de poder. (SCOTT, 1895 p.36)

O tema usado  para essa pesquisa partiu da percepção de conhecimento da importância da participação das meninas nos esportes escolares. Apesar do constante aumento do número de mulheres em competições esportivas ainda existe muito preconceito em torno desse tema.

Esse projeto enfatiza  a importância da motivação e participação feminina no esporte escolar.

  1. JUSTIFICATIVA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de ensino tem como objetivo que os  alunos sejam capazes de: “participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais; conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais” (PCN’s,1997).

Para que ocorra o previsto no PCN’s, é necessário que o professor aperfeiçoem suas metodologias de ensino a fim de incentivar a participação e interesse das meninas nas  esportivas , diminuir a descriminação no esporte feminino, quebrar paradigmas referentes ao papel dos meninos e meninas impostos pela sociedade.

O profissional de Educação Física e a Unidade Escolar são de suma importância para que ocorra essa transformação no processo de ensino aprendizagem, o que contribuirá para mudanças tanto individuais quanto coletivas.

Diante disso, devem analisar as razões da participação feminina limitada na prática dos esportes escolares e verificar  as possibilidades de intervenção pedagógica para desconstruir as barreiras determinadas pelos próprios alunos e culturalmente, que sejam impeditivas para a participação e motivação efetiva das meninas no esporte.

Esse projeto pode ser desenvolvido  em qualquer escola da  rede privada ou pública de educação básica.         E há uma bibliografia  satisfatória e de fácil acesso sobre o campo da pesquisa, sobre a participação feminina no esporte escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (220.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com