TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  2/1/2022  •  Seminário  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EM EDUCAÇÃO BÁSICA

KELLY RIGUINI

MATRÍCULA: 201900000

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado a  universidade Estácio de Sá, como requisito obrigatório para obtenção do título, 6ª período de Pedagogia da disciplina Estagio em Educação Básica.

São João

2021

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA        2

3        METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

3. 1 Estágio Remoto        2

3. 2 Ensino Fundamental        3

4        OBSERVAÇÃO PRÁTICA        3

5        ANÁLISE DOS MATERIAIS DE SUPORTE:        5

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS:        5

6. 1 Destaques positivos:        5

6. 2 Dificuldades/desafios:        5

REFERÊNCIAS        6

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório irá descrever uma experiência de estágio remoto com alunos  de  10 e 11 anos de idade, matriculados na turma 5.1B Ensino Fundamental,  realizado pelas plataformas: Google Classroom, Zoom, Whatsapp. etc.

Através da escola Municipalizada Parque Alian, no período de nove de abril a cinco de maio de dois mil e vinte um. Com o objetivo de colher, analisar e desenvolver conhecimentos e habilidades com relação a profissão docente, fazer um paralelo entre a parte teórica do curso e a prática no Estágio Supervisionado.

No primeiro capítulo serão descritos o endereço da escola. No segundo capítulo será abordado a fundamentação teórica  para obter embasamento teórico para tal, em seguida observação na prática, será descrito o que foi observado nesse estágio. Logo depois será feito um análise de todo material utilizado, como plataformas digitais, em fim, considerações finais.  

  1.  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola Municipalizada, situada na rua Urânio 20. A Escola Municipalizada tem em sua estrutura os seguintes serviços: Internet, Refeitório, Pátio descoberto, Sala do Professor e Alimentação.

Nas suas proximidades fica a linha do trem. Estação de energia Light. Possui coleta de lixo semanalmente. Atualmente a escola está em manutenção para retorno das aulas presenciais que foram suspensas por motivo da Covid-19. A Secretária, Diretoria, Portaria e equipe da manutenção estão trabalhando para organizar e fazer a manutenção no prédio da escola.

  1.  METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. 1 Estágio Remoto

A Lei Federal de estágio, 11.788/08. Diz que o estágio é o ato educativo escolar supervisionado, que poderá ser realizado mais de um ao mesmo tempo. Desde que a carga horária não ultrapasse 6H/dia que geram 30H/ semana.

O estágio é relevante para a capacitação dos formandos, com ele é possível obter o conhecimento e desenvolver habilidades específicas no dia a dia (República, 2008). O Estágio Remoto está regulamentado pela portaria nº 544 MEC, até o fim da pandemia. (MEC, 2020)

3. 2 Ensino Fundamental

Sabe- se que em 1941 foi criado um serviço de assistência a menores, que atendia os carentes e necessitados, moradores de rua que eram encaminhados à essas instituições. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança tornando os pais responsáveis para matricula de seus filhos no Ensino Fundamental. O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica, a matrícula é obrigatória com duração de nove anos, que vai dos 6 aos 14 anos (MEC, 2006).

  1. OBSERVAÇÃO PRÁTICA

Turma do Ensino fundamental quinto ano, com trinta e quatro alunos matriculados, receberam as aulas pela plataforma Google Classroom, com formulário de presença diariamente, sendo ele digital pelo Google Forms, vídeos no YouTube com explicação de forma clara sobre o conteúdo pedagógico.

 Foi formado um grupo no Whatsapp com todos os alunos, grupo fechado somente a professora postava os conteúdos com abertura em apenas momentos específicos para apresentação de trabalhos, as dúvidas foram solucionadas individualmente por cada participante com a professora. Quando a pergunta era feita mais de uma vez pelos discentes, a docente respondia com um vídeo e/ou áudio explicativo sobre o assunto.

Foi realizada para correção das atividades aula ao vivo com participação dos alunos para esclarecimentos de dúvidas na plataforma Zoom uma ou mais vezes por semana, conforme a necessidade da turma. Como mostra a seguir: Ficha de Aula Remota.

Aula Remota

 

Data:09/03/2021

Turma: 5.1B

Disciplina: Matemática

 

Link para acesso da aula: https://classroom.google.com/c/NDk0OTMxNDA4MjBa/a/Mjk0NTI3MDk1MjM5/details

 

Tema da Aula: Expressões numéricas simples.

 

Procedimentos e Atividades

 

1º Responder a presença eletrônica na plataforma Google Forms.

2º Assistir a explicação da aula: Vídeo explicativo sobre contas de somar e diminuir.

3º Copiar e responder as atividades, tirar as dúvidas pelo Whatsapp.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com