TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO INTRODUÇÃO

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

INTRODUÇÃO

O Estágio em Educação Física I é um componente curricular implementador do perfil do futuro educador e consiste numa atividade diversificada e indispensável à consolidação de uma formação profissional adequada. Aqui relato as observações que adquiri durante o período em que estive vivenciando o ambiente escolar, reconhecendo a importância de um bom planejamento de aulas antecipadamente e da escolha certa das abordagens pedagógicas a serem aplicadas. Segundo Castellani Filho (1988) a área da Educação Física, em especial a Educação Física Escolar, teve grande desenvolvimento no Brasil nos últimos vinte anos, era considerada uma área de atuação essencialmente prática, sem fundamentação teórica. A vida é movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e comunicação entre o ser e o meio em que ele vive. O exercício das atividades motoras pelos alunos exerce papel importante no seu desenvolvimento somático e funcional, estimulando e desenvolvendo as suas funções psíquicas. A educação do corpo é o instrumento e fator de equilíbrio geral do organismo (Teixeira, 1978). Ao contrário do que se pensa a Educação Física Escolar não pode ser associada ao esporte de rendimento já que seu objetivo é de promover a socialização e a interação entre as crianças o que também o esporte pode fazer, mais o maior questionamento é que o esporte na escola pode cobrar uma responsabilidade maior querendo uma obtenção de resultados, desta maneira as atividades lúdicas podem ser mais eficazes para promover a socialização e desenvolvimento orgânico e funcional da criança, procurando, através de atividades físicas, melhorar os fatores de coordenação e execução de movimentos. Para atingir este objetivo, Barros e Barros (1972) nos fala que: (...) “as atividades de correr, saltar, arremessar, pendurar, equilibrar-se, levantar e transportar, puxar, empurrar, saltitar, girar e saltar corda, permitem a descarga da agressividade, estimulam a auto-expressão, concorrem para a manutenção da saúde e favorecem o crescimento”.

DESENVOLVIMENTO  DO  ESTÁGIO

Nas aulas de Educação Física foram propostas atividades para que cada aluno escolhesse o esporte que mais se adéquam as suas capacidades físicas. Dentre as atividades destaca-se o handebol, vôlei, futebol e atletismo, cada uma com seus respectivos materiais necessários para o desenvolvimento da mesma, deste modo, o professor demonstrou criatividade fazendo com que todos os alunos participassem da aula, sendo que todos estavam adequadamente uniformizados para a prática das atividades. Quanto ao relacionamento entre os alunos não vi divergências onde o professor pudesse ser mais enérgico. O professor utiliza uma abordagem construtivista, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo e motor de cada aluno respeitando sua individualidade. Valorização de suas conquistas corporais. Segundo Freire: “Entre os recursos pedagógicos que a Educação Física utiliza em sua tarefa de ensinar, há um muito particular, que são as atividades corporais provenientes da cultura do aluno”.

O professor utiliza alongamentos em todas as aulas e séries. Percebi também que faz uso de muitos jogos, alguns até competitivos, porque são estes que os alunos mais solicitam que aconteçam nas aulas. Quanto às atividades propostas, notou-se que eram muitos semelhantes, às vezes as mesmas, para todas as séries do Ensino Fundamental.

Utiliza de métodos de avaliação comum a todas as outras disciplinas que já são predefinidas pela escola tais como a participação dos alunos e uso adequado de uniforme para as aulas. O professor tem uma boa relação com os educandos e está sempre aberto a diálogos para que os mesmos possam opinar nas aulas e busca estar sempre adequando sua aula para a realidade dos alunos. Quando indagado se há materiais suficientes para a ministração das aulas, a resposta foi ‘sim’. Segundo ele, dispõem de vários materiais como bolas de esportes distintos e etc. O professor dispõe de uma quadra poliesportiva coberta, uma ao ar livre e uma pista de atletismo.

A experiência que tive nesses dias em que passei na escola só me fez ver que ainda tem muito que ser feito para melhoria da educação em geral dos alunos e que a Educação Física deve associar o corpo, a emoção, a consciência, a busca do prazer, fazendo o aluno sentir-se bem com o seu corpo no tempo e no espaço.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico tem o propósito de abrir novos caminhos para uma escola onde o aluno tenha oportunidade de desenvolver seu potencial intelectual e se integrar na sociedade como verdadeiro cidadão crítico e participativo. Todas as situações que envolvem o fazer pedagógico e suas relações com o currículo, o conhecimento e com a função social da escola, requer reflexão contínua de todos os que fazem a comunidade escolar e estão envolvidos neste processo. Uma educação conhecedora da realidade social, que perceba o mundo como dinâmico, aberto e não definitivamente determinado; que trata o aluno como sujeito de sua própria história e se efetiva, principalmente, no interior da escola, de forma democrática, dando condições as massas populares a se apoderarem do conhecimento científico e de usá-lo em favor da transformação social.  

A missão da escola é apropriar os alunos dos conhecimentos produzidos pela humanidade, enfatizando os valores humanos universais, para que eles possam compreender fenômenos, tomar decisões, construir argumentos e contribuir para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

PRINCIPAIS PROBLEMAS EVIDENCIADOS NA ESCOLA

- Aproveitamento insatisfatório da biblioteca;

- Professores e alunos desmotivados;

- Conteúdos não significativos;

- Dificuldades para colocar em pratica a linha pedagógica definida pela escola;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com