TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  23/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.484 Palavras (18 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANTONIO MARCOS CASTRO REIS LIMA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

IMPERATRIZ–MA

2022

ANTONIO MARCOS CASTRO REIS LIMA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 1]

Orientador/a: Prof(a). Esp.

Fabricio de Sousa Lima 003118 G/MA

IMPERATRIZ–MA

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10

ANEXOS..................................................................................................................11

 INTRODUÇÃO

Para Almeida Anacleto et al (2017) O estágio supervisionado é uma atividade teórica e prática, A complexidade dessa etapa envolve fatores como o conhecimento que pode ser projetado e criado refletindo para a ação sobre o que é obtido na prática. A partir desse ponto de vista, o componente curricular de um estágio deve desenvolver habilidades operacionais que permitam aos alunos integrar os conhecimentos da área e colocá-los em prática no mercado de trabalho.

O estágio foi realizado no Mazzili Centro Esportivo, focado na musculação e na modalidade de lutas com foco no judô e jiu-jitso no período de 14 de agosto a 15 de novembro de 2021. A empresa é de natureza privada, localizada na Rua João Lisboa, 227 - Centro, Imperatriz – MA com telefone para contato (99) 3017-9332.

Dentre as opções ofertadas estão o treinamento funcional, muay thai, musculação, jiu-jitso e judô dividinos nos horários de 6:00-12:00 e 14:00-21:00 de segunda a sexta e aos sábados de 7:00-12:00. Os clientes atendidos são os mais diversificados possíveis, sendo de praticamente todas as faixas etárias com excelente nível cultural justamente pelo fato de estar buscando melhorias corporais necessárias.

O número de clientes atendidos varia de acordo com a modalidade e o horário, mas as modalidades de lutas têm em média 20 alunos por treino, já o funcional vem com uma média de 15 alunos por horário, enquanto a musculação tem em média 30 clientes se revesando nos aparelhos. Com isso a equipe de funcionários é comandada pelo proprietário Ranieri Mazzili Vieira de Carvalho e dois recepcionistas, quatro profissionais de Educação Física, dois funcionários na limpeza, dois treinamentos funcional, dois judo e jiu-jitsu, um funcional kids, um muay thai e dois estagiários. 

O espaço físico da academia pode ser descrito da seguinte maneira: sala de avaliação, banheiro feminino, banheiro masculino, cozinha: com armário, fogão, geladeira, mesa e cadeira. Recepção: dois computadores e materiais desportivos em geral. Sala de musculação: dois puxadores, três bicicletas, um rack, dois smith cross, duas máquinas adutora \ abdutora, duas máquinas extensoras, banco romano, dois supinos reguláveis, agachamento sissy, uma elevação pélvica - agachamento livre, máquina peitoral – dorsal (voador), uma de remada sentada – banco regulável, supino regulável. Treinamento funcional: caixa de som, escada de agilidade, caixas, bolas, pneus, trx, anilhas, halteres, corda naval, cones, rolinho, chapéu, disco de equilíbrio, bolas de peso, bolas de yoga, step, arco, cordas, barras de cano e bolas de equilíbrio. Espaço com área de artes márcias: tatame, muay thai – saco de luta e luvas. Judô e jiu jitsu com brincadeiras com coordenação motora e golpes de judô.

Durante o período em que decorreu o estágio podemos ter a experiência gradual de oservação de como é o trabalho na musculação e nas lutas, participar ativamente em ambas, e ter ações de regência apenas na musculação, pelo fato de que as lutas se exige uma graduação específica para regência.

O objetivo deste estágio de supervisão é aprimorar na prática o que se viveu durante a vida acadêmica, dando enfase no que se tem em mãos durante esse periodo, que no caso era a musculação e as lutas onde o estagiário pôde se aprofundar no seu futuro trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO

Como temos ciência o exercício físico é de extrema importancia para todas as pessoas, o trabalho desenvolvido durante o estágio se faz presente nisso quando o profissional busca a melhoria do aluno\cliente nos seus treinos, seja desde as formas de execussão dos exercícios, ou a montagem de treinos específicos e até mesmo no incentivo de evolução nos treinos com séries e repeticões.

Com o passar do tempo das experiências do estágio vemos que cada método de treinamento pode ser ajustado de acordo com as caracteristicas e as necessidades do aluno, e estas podem ser modificadas ou desenvolvidas a partir de uma variação de número de séries e de repetições, além da mudança de intervalo e volume.

Assim como nas lutas, o aprimoramento é constante tendo que buscar melhorias todos os dias, e o trabalho do profissional de Educação Física vem para criar um caminho através dos treinos para esta melhoria, montando estrategias individuais para obtenção dos resultados que cada cliente\aluno deseja.

A realização contínua de exercício físico é vista como um dos principais motivos que confrontam os efeitos prejudiciais que afetam os músculos, entre os exercícios mais comuns, o treinamento resistido (musculação) vem demonstrando efetividade no combate a diminuição de força muscular e, consequentemente na quantidade de massa muscular, contribuindo na independência funcional e qualidade de vida (SCIANNI ET AL., 2019).

O presente estágio foi realizado da seguinte maneira, na musculação e nas lutas se alternavam durante a semana, porém a primeira semana de 14\08 a 20\08 foi uma semana de obervação. Na musculação de 21\08 a 30\08 foi uma semana intensa de participação aprimorando a midição das medidas musculares dos alunos e na correção da postura dos alunos na execução dos movimentos, também fazendo uma participação alternada no treinamento de membos inferiores e superiores (leg press e supino) e por fim também auxiliando o treino cárdio dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com