TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Estágio

Por:   •  18/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.339 Palavras (18 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

1        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

2        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.        14

5   RIGIMENTO ESCOLAR---------------------------------------------------------------------------16

6        PLANOS DE AULA        15

7    CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

8    REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

Este relatório tem o objetivo de proporcionar idéia sobre textos e vídeos que procuram oferecer informações que permitem uma idéia sobre a importância do Estagio Curricular obrigatório no Ensino Fundamental II, visto que o ainda está sendo ampliados de forma desigual, mas mesmo deste modo o trabalho nos faz pensar sobre o papel do educador dentro da escola. A intenção deste relatório é de  adquirir um conhecimento que facilitem direcionar nas tarefas com a Unidade Escolar  e educando, este estágio foi atingido em caráter documental com objetivo de conseguir aprendizados sobre a educação escolar nos anos finais do ensino fundamental. Foi com base na realidade da unidade entre atividade teórica e prática, lúdica e educativa.

     Este conhecimento teve como abertura maior a concepção de escolhas administrativa e pedagógicas e sua inter-relação com os educadores, no qual utilizam metodologias ativas do ensino aprendizagem e estimação, princípios que venham cooperar para o progresso expressivo de qualquer norma educativo.

     O estágio nos anos finais do ensino fundamental motiva a relação entre a teoria e prática no curso de licenciatura. Neste Relatório exponho ainda o que é Projeto Político Pedagógico (PPP), sendo uma ferramenta primordial na coordenação e no direcionamento do ano letivo. Apresenta dois (02) planos de aula utilizando a metodologia ativa, onde o aluno participa ativamente da construção do conhecimento.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Na graduação de licenciatura em Educação Física, um dos componentes curriculares e um dos objetivos é que o estágio possa desenvolver a sua aprendizagem na formação de educador. A meditação sobre as situações-problema afrontadas nos estágios de docência permite que os futuros educadores  contextualizem o seu campo de formação-intervenção. É neste argumento que eles afrontam os conhecimentos calhados na primeira formação com a realidade prática. Também, será neste espaço que eles acabam se identificando, ou até mesmo adquirindo uma gama de competências e habilidades. Alguns autores vêm sinalizar certo distanciamento entre a formação e a intervenção docente em Educação Física (BORGES, 1998; BRACHT, 2003; GONZÁLEZ, 2006; REZER; FENSTERSEIFER, 2008; FUZII et al., 2009), abre-se uma espaço ao constituir uma aproximação entre estes dois argumentos. Para comprovar qualquer ajuntamento e/ou incompatibilidade dentre estes dois argumentos, o artigo objetiva identificar os conhecimento e os não conhecimento docentes, movimentados e/ou alcançados pelos futuros mestres quando da efetivação do estágio supervisionado no espaço escolar. A partir deste mapeamento e das intervenções dos futuros educadores poderá ser marcar com sinais a afinidade destes com os seus conhecimentos educadores.

Este inquérito se distinguiu por ser de caráter qualitativo do tipo documental,  ficarmos a usar os documentos de estágio supervisionado como fontes documentais. Este tipo de investigação, que se amplia por meio de fontes documentais, traz como desígnio averiguar dados que não foram congregados, estruturadas e preparadas (MATTOS; ROSSETO JÚNIOR; BLECHER; 2004).

A análise foi utilizada os procedimentos metodológicos da observação colaborativa no Estágio Supervisionado. Conforme a metodologia adotada e os dados preparados no estágio, nos quais formaram um embasamento de informações para a análise das informações, foram determinados em três períodos, caracterizados que distinguiram três diferentes grupos de meditações escritas. (Do mesmo modo do começo da intervenção pedagógica, em que os apontamentos trataram sobre os conhecimentos de vida memorial e narrativa de formação), a análise da tradição escolar efetivada e as expectativas em relação ao estágio. (Durante o processo do estágio, após a realização da 6ª aula, no qual se solicitou uma análise crítico-descritiva sobre as aulas dadas até o período; e por fim,) a conclusão das aulas da prática de ensino na escola, quando os futuros educadores cumpriram uma segunda sessão reflexiva sobre as aulas desempenhadas e perpetraram uma avaliação geral do estágio. Para desempenhar a análise e o tratamento destes apontamentos de acordo com os propósitos da investigação, foi usado o processo de análise de conteúdo de Bardin (2008). Esta técnica permite uma decodificação e interpretação das mensagens presentes nos documentos. Nesta definição, o primeiro passo realizado foi a catalogação destas informações em unidades de significado. As unidades de significado nos apontamentos foram adotadas a partir da própria estrutura da reflexão escrita, conforme preestabelecido no estudo: as reflexões ontológica, epistemológica e metodológica. A partir dos diagnósticos atingidos nas reflexões escritas identificamos três grandes categorias de saberes docentes: saberes experienciais, Saberes Culturais, não saberes.

A atual verificação permitiu atingir ajuntamentos quanto aos saberes e aos não saberes que estão presentes na prática educativa dos futuros professores. Nesta adequação, ou seja, em sua identificação, fica clara a pertinência dos estágios supervisionados para a formação profissional, que, além de provocar nos alunos da graduação o primeiro contato com o contexto escolar na condição de futuros educadores, possibilitam, por pouco que seja, sinalizar uma pequena sinopse entre a concepção e a influência. Neste artigo, a identificação dos saberes e dos não saberes presentes no estágio supervisionado dos futuros educadores permitiu a comprovação da não conclusão dos saberes docentes e, por conseguinte, de quão longo é o procedimento de formação e construção do ser-professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (245.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com