TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  21/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

  INTRODUÇÃO

O presente relatório destaca elementos significativos sobre a prática do Estágio Supervisionado em Educação Física II, realizado no período de 06 Março à 24 de Maio do ano de 2018, no Colégio de Saint Germain, localizado na Rua Roberto Simonsen, S/N no bairro do Farol. Com alunos do Fundamental II e Ensino Médio,  o Colégio trabalha da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“O Estágio Supervisionado é uma experiência única; pois além de levar o licenciado ou o bacharel em Educação Física,  à percepção se a sua escolha profissional como à capacidade técnica, através da sua criatividade, capacidade, independência e caráter, ” Bianchi et al. (2005); correspondem tanto ao que a formação acadêmica propõe, como o que o aluno almeja.

 É através dessa etapa, que o futuro professor, compreendendo os procedimentos metodológicos envolvidos no processo, é estimulado a tornar-se mais independente, e, passando a criar e construir  possibilidades,  para serem desenvolvidas durante suas aulas; é motivado a prosseguir com a carreira profissional. “O estágio e o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente”. (BURIOLLA, 2001 ; p.13).

O Estágio Supervisionado em Educação Física II, é  imprescindível, pois proporciona a prática dos conhecimentos adquiridos, bem como das habilidades desenvolvidas ao longo da formação. De acordo com Faria Junior et al. (1987, p. 1), o exercício do ensino, considerado pelos autores como estágio supervisionado, “é um processo dinâmico de aprendizagem que se realiza pela prática progressiva de atividades correspondentes ao campo profissional oferecido pela habilitação específica, dentro de citações reais, controladas e supervisionadas por professores do curso”.

“As experiências adquiridas no estágio são fundamentais para uma formação integral do aluno, pois a qualificação torna os sujeitos bem preparados, e isso é requisito importante para o profissional em qualquer área de trabalho”. Mafuaní (2011), discutindo esse aspecto, destacamos que na faculdade o aluno depara-se com conhecimentos teóricos, porém terá dificuldade de relacionar teoria e prática se não vivenciar momentos reais, para assim, colocar suas idéias, em conformidade com a realidade do ambiente escolar.

O colégio em sua estrutura, além de dispor de quadra, parquinho e materiais adequados para cada faixa etária, bem como uma aula bem planejada, possui em seu quadro de funcionários, três professores de Educação Física.

Sendo a saúde e o lazer, direitos do cidadão; o acesso à educação física para todos, independente do contexto político, econômico, cultural e social, deveria constituir-se um consenso em nosso país. A educação física escolar deve segundo Guedes e Guedes (1997), atender a duas metas prioritárias: a) promover experiências motoras que possam repercutir satisfatoriamente em direção a um melhor estado de saúde, procurando afastar ao máximo a possibilidade de aparecimento dos fatores de risco que contribuem para o surgimento de eventuais distúrbios orgânicos;  b) levar os estudantes a assumirem atitudes positivas em relação a prática de atividades físicas para que se tornem ativos fisicamente não apenas na infância e na adolescência, mas também na idade adulta.

OBJETIVOS DO ESTÁGIO

        Colocar em prática o conteúdo aprendido, e desenvolver entre os alunos, a importância  da interação aluno-professor; Analisar o desenvolvimento social, cognitivo, pedagógico e motor de cada aluno; Aplicar as atividades de forma eficiente e técnica.

 METODOLOGIA

Propondo a prática de ensino supervisionado, na  fase do curso em andamento, a preceptora nos entregou uma carta de apresentação para ser levada às instituições conveniadas para a execução do estágio obrigatório. Apresentando-me ao Colégio de Saint Germain, tendo sido recepcionada pelo diretor  de forma atenciosa, o mesmo prontamente atendendo ao pleito, me orientou a iniciar no dia seguinte.

O período de estágio foi entre os dias 06 de Março à 24 de Maio, com alunos, na faixa etária dos 10 aos 17 anos, sendo respectivamente: 10 à 12 anos (6º ano), 12 e 13 anos (7º ano), 13 e 14 anos (8º ano), 14 e 15 anos (9º ano), 15e 16 anos (1º ano do ensino médio), 16 anos (2º ano do ensino médio), 16 e 17 anos (3º ano do ensino médio). Realizado no turno  vespertino ( 12:00 às 16:30 horas às terças-feiras e 13:00 às 18:00 horas às quintas-feiras), com carga horária de 100 horas.

Durante os 2 meses e 6 dias, evidenciei uma rotina onde as aulas de Educação Física aconteciam na quadra do colégio, local em que os  professores esperavam as turmas. Os materiais usados nas aulas foram cones, discos, bolas e bambolês. Dividindo a turma em grupos onde o primeiro, executava um circuito de treinamento dos fundamentos técnicos do futsal; em seguida, o professor de Educação Física explicando sobre a atividade que seria realizada em cada estação do circuito, dava início a prática trocando de estação a cada 10 ou 15 minutos. As estações comtemplavam: passe e domínio de bola, controle e condução de bola, chute, cabeceio, drible e finta. Foram colocados oito cones do lado direito da quadra, onde o aluno vinha chutando a bola passando entre os cones em zig zag, e no último cone, o aluno chutava a bola para um outro colega que se encontrava do outro lado da quadra, e o mesmo, saia conduzindo a bola para a pequena área e chutava para o gol. Na outra estação, o aluno vinha com a bola e chutava para o outro colega que fazia uma finta e driblava o mesmo e chutava alto para o que o aluno que estava dentro da pequena área pudesse cabecear.

O conteúdo da aula seguinte, foi handebol. Objetivando ensinar aos alunos,  finta de corpo e de braço, além de desenvolver diversas habilidades, como a coordenação motora e ritmo dos alunos; acelerar o movimento de corpo tanto de quem vai atacar como de quem vai defender.

Outro conteúdo utilizado, foi o de aquecimento (pega queimado) onde trabalhou-se arremessos e os movimentos de finta (ao se livrar da bola). Colocando os alunos  em  fila,  escolheu um para  á defesa, onde o aluno jogava  a bola para professora e indo ao encontro do outro, tentava passar por ele e em seguida receber a bola e arremessar ao gol. Ao término desta atividade deu-se início ao basquete, realizando um educativo com os cones posicionados no meio da quadra, da seguinte forma: o aluno vinha quicando a bola passando entre os cones em zig zag e logo após arremessava a bola na cesta. Dando continuidade, foi iniciado o volei com a seguinte dinâmica: os alunos corriam de frente até o final  da quadra e voltavam lateralmente, e indo outra vez lateralmente, voltavam de costas, na intenção de refinar as habilidades motoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com