TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio III

Por:   •  25/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.413 Palavras (18 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA         03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA                03

1.2 OBJETIVOS                 03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         03

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO         05

2.1 METODOLOGIA        05

2.2 CRONOGRAMA        06

REFERÊNCIAS        06

ANEXOS        07


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A prática na Educação física é uma importante ferramenta para a construção da socialização, desenvolvimento das emoções e sentidos, conhecimento do próprio corpo, aquisição e aperfeiçoamento da coordenação motora, flexibilidade, lateralidade entre outros, trazendo diversos benefícios que acompanharão os alunos no resto de suas vidas.

Nesse sentido, este trabalho busca concentrar-se na atuação do professor de Educação física no Ensino Médio, frente à adversidade da falta de recursos materiais e espaços adequados para ministrar suas aulas e para a prática de esportes, quer sejam individuais, quer sejam em grupo.

Sabe-se que para que durante a puberdade a coordenação motora, a lateralidade, o desenvolvimento de força e outras valências físicas estão em constante desenvolvimento, é nesse período que a maturação biológica e as características sexuais fazem com que haja uma maior interação entre os sexos masculino e feminino, é necessário que o professor tenha bastante cuidado com as práticas corporais nesse período, mas para que isso ocorra de fato é necessário que a escola disponha de um espaço amplo e adequado às atividades de educação física. O profissional de educação física escolar deve estar ciente que em algumas escolas terá pouco para seu trabalho, e que mesmo assim deverá desenvolver práticas físicas com seus alunos, buscando nesse caso adequar sua rotina de aulas e as aprendizagens que cada série deverá adquirir ao longo dos anos dentro do espaço que lhe é dado e com os poucos recursos disponíveis para desenvolver suas aulas.

1.2 OBJETIVO

A partir da realização deste estágio têm-se como objetivos: investigar e avaliar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor de educação física no Ensino Médio, quando não dispõe de espaços adequados para a prática de educação física.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A disciplina de Educação física é componente curricular obrigatório da educação básica de acordo com a LDB n° 9.394/96 (Lei de diretrizes e bases da educação) e faz parte de sua base comum devendo ser adequada a cada faixa etária no ensino regular, é uma disciplina bastante importante, pois trabalha o desenvolvimento motor, a lateralidade, a cognição e a socialização em todos os níveis de ensino, no entanto, ainda hoje é uma disciplina pouco valorizada, vista por muitos apenas como um momento de descontração durante as aulas das demais disciplinas curriculares. Com isso os professores sofrem com a escassez de recursos pedagógicos e materiais para que possam desenvolver suas aulas de forma plena e para que haja bom proveito da prática da educação física.

É sabido que nenhuma instituição educacional é igual a qualquer outra, muito menos que há uma fórmula pronta e acabada para a educação, sabe-se ainda que o profissional de cada região geralmente trabalhe os conteúdos da disciplina de formas diferentes e isso em muito depende de sua formação. Ao verificar que cada escola é singular em sua estrutura física e que seu corpo docente tornará a escola ainda mais única, sabe-se que é exatamente esse corpo docente que irá adequar os espaços presentes na escola de acordo com a finalidade e necessidade que cada um deles necessitará, sabe-se, porém que educação não é brincadeira há de se criar condições mínimas para um trabalho digno para os professores, Teixeira (1971) afirma que:

Não há como fazer educação barata – como não se pode ganhar uma guerra barata. Se for nossa defesa que estamos construindo, o seu preço nunca será demasiado caro, pois não há preço para a sobrevivência. (TEIXEIRA, 1971, p. 142).

Ora, se educação não é algo barato, pelo contrário é um investimento que servirá para a vida toda e trará benefícios duradouros, por que não dar aos alunos o melhor? Claro que como dito anteriormente, as escolas são ambientes singulares, e por serem diferentes em sua estrutura, determinadas escolas terão mais ou menos espaços para a prática segura de educação física e lazer das crianças do que outras, mas não se pode negligenciar esse espaço, o professor precisa de um local próprio para suas aulas e é fundamental que o ele tenha um bom preparo para adequar os espaços que lhe são dados de maneira que não prejudique suas aulas de educação física e que o aluno consiga desenvolver suas potencialidades. Reforçando a ideia de que as escolas precisam estar prontas para receber os alunos e oferecer-lhes um ambiente seguro e adequado de acordo com SOUZA LIMA (1998):

Escola não é estacionamento de crianças. O espaço físico é material riquíssimo e está sendo totalmente desprezado. Nos projetos de construções escolares não há lugar para bibliotecas, laboratórios e quadras de esportes, o que limita as possibilidades de aprendizado (SOUZA LIMA, 1998, p. 31)

        Mesmo sem um ambiente favorável para a prática de educação física os professores conseguem desenvolver na medida do possível, as mais diversas atividades para a construção sociocultural e o desenvolvimento motor. Para muitos professores é notório que a falta de instalações adequadas faz com suas aulas sejam motivadoras para eles próprios que precisam trazer novos recursos pedagógicos para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, quanto para os alunos que podem desfrutar de aulas diferenciadas e muitas vezes inovadoras, pois é preciso inovar de modo que as aulas não caiam na mesmice de termos apenas aulas teóricas em detrimento das práticas ou vice versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com