TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE EDUCAÇÃO FÍSICA

leandro lisboa conceição

Projeto de Ensino

O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física

[pic 4]

Boa Vista-RR

2017


leandro lisboa conceição[pic 5]

Projeto de Ensino

O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de nota na conclusão do curso de Educação Física.

Orientador: Prof.Ms. Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura.  

.

Boa Vista/RR

2017


SUMÁRIO[pic 6]

1 TEMA        5

2 JUSTIFICATIVA        5

3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

4 OBJETIVOS        5

5 PROBLEMATIZAÇÃO        5

6 CONTEÚDOS CURRICULARES        6

7 METODOLOGIA        9

8 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        10

9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        10

10 AVALIAÇÃO        10

REFERÊNCIAS         12


INTRODUÇÃO[pic 7]

A educação física faz parte do planejamento das escolas e é responsável em levar aos alunos métodos de ensino que possibilitem e proporcionem o bem estar corporal, englobando o movimento do corpo e a melhor maneira de executar movimentos. Dentro desse contexto, a educação física faz uso de diversos meios, instrumentos e ferramentas em seu auxílio, objetivando uma melhor aplicação do ensino e um maior aprendizado por parte dos alunos. Entre esses meios de alcançar o maior ponto de harmonia possível do corpo, estão as lutas.

As lutas fazem parte da vida do homem desde tempos remotos, mas não há um consenso de qual foi mesmo o local e o tempo correto que ocorreu seu nascimento. Não há registros ou documentos que comprovem esse fato, pois os ensinamentos na maioria das vezes eram passados oralmente. O certo é que as primeiras civilizações que chegaram a uma organização social mais considerável, já possuíam as lutas inseridas em seu cotidiano.

As lutas evoluíram através da história e tiveram sua prática voltada muitas vezes para o conflito. Porém, depois de disseminadas por vários países, havendo uma troca de informações e ensinamentos sobre essas artes, e tornando do conhecimento da maioria suas lições, começaram a serem empregadas com outras finalidades. No tocante à parte educacional, as lutas se mostraram uma fonte de recurso para disseminar a disciplina e a coesão.

Dentro da educação física, as lutas, em suas mais variadas modalidades, se fazem presente nas aulas, na busca por uma aquisição de movimentos corporais que desenvolvam o aluno e a melhoria desses movimentos ao passar do tempo. A harmonia se configura principalmente na parte física, mas mantendo a atenção para o bem estar total, isto é, físico e mental. Diante disso as lutas se mostram como um caminho viável para o desenvolvimento do aluno e a consolidação de seu aprendizado de forma plena.


1. O ENSINO DE LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O tema lutas foi escolhido por ser um assunto que tem ligação estreita com as diretrizes e planejamentos escolares dentro da área de educação física e também por ser uma prática que envolve movimentos coordenados e que trabalha todo o corpo, beneficiando o aluno e auxiliando seu desenvolvimento.

Além disso, o tema faz parte de sociedade como um meio de buscar a harmonia, a disciplina e o respeito pelo próximo. Tais aspectos são buscados no âmbito escolar quando da prática de lutas na educação física. Dentro da busca por um bem estar físico com movimentos corporais e o conseqüente desenvolvimento de outras áreas inerentes ao indivíduo (cognitiva, afetiva, etc), as lutas se mostram como uma ferramenta útil a ser utilizada pela educação física em busca do objetivo de formar um indivíduo inserido, inicialmente, na sociedade escolar.

2. JUSTIFICATIVA

A justificativa do tema se vale do fato de que as lutas se mostram como uma área que buscam através da disciplina e coesão de movimentos levarem o praticante a uma harmonia maior e com alcance mais abrangente. Particularmente, dentro da área de educação física, essa harmonia se configura principalmente na parte física, mas mantendo a atenção para o bem estar total, isto é, físico e mental. Assim, as lutas se mostram como um caminho viável para o desenvolvimento do aluno e a consolidação de seu aprendizado de forma plena.

3. SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA

- 6º Ano do Ensino Fundamental.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

- Como estão inseridas as lutas nas aulas de educação física?

A inserção se dá conforme sua performance prática e eficiente, muito aproveitável pela educação física, sendo parte do planejamento escolar e dos educadores, e principalmente por está contemplada no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Física).

5. OBJETIVOS

5.1 GERAL: Analisar a inserção das lutas nas aulas de educação.

5.2 ESPECÍFICOS: - Descrever as lutas no decorrer da história,

- Demonstrar os benefícios das lutas;

- Verificar a aplicação das lutas como instrumento de movimento e desenvolvimento corporal.

6. CONTEÚDOS CURRICULARES

A luta não tem origem bem definida, havendo diversas teorias sobre tal assunto. Por exemplo, os gregos possuíam uma forma peculiar de lutar, chamada de “pancrácio”, que se fez presente nos primeiros jogos olímpicos da antiguidade. Naquele tempo, os gladiadores de Roma usavam técnicas para combate entre adversários. Indianos e chineses foram os primeiros a demonstrar organização na forma de combater. No alvorecer da origem das lutas existiam mestres que não repassavam os conhecimentos com facilidade e não existiam registros documentados, pois tradicionalmente os ensinamentos eram passados oralmente, do mestre aos discípulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (281.4 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com