TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ludico na educação fisica

Por:   •  8/4/2019  •  Artigo  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 16

        

A realidade do profissional de Educação Física diante de 

desafios no campo das academias: possibilidades e caminhos

Resumo

          O presente artigo tem como foco compreender os desafios enfrentados pelos profissionais de educação física dentro das academias e é de natureza teórica e cunho qualitativo, trazendo evidencias e soluções relacionadas ao temas por meio de fundamentações teóricas de autores diversos, este é um assunto pouco divulgado de natureza teórica e de cunho qualitativo tem como objetivo compreender os desafios encontrados dentro das academias com os profissionais de Educação Física, mostrando soluções e evidencias relacionada ao tema por meio de diversos autores de fundamentações teóricas, por ser este assunto pouco comentado, remete-nos uma boa reflexão sobre a atuação do educador físico na academia, onde é visto mesmo como Nutricionista, Fisioterapeuta e até mesmo Médico quem em nada lhe condizem ao cargo. Vem causando diversos problemas para o mesmo essa erronia em relação ao educador,fazendo com que ele se sobrecarregue de funções ,iremos apresentar então a partir desta pesquisa teórica possibilidades para que haja uma intervenção   interdisciplinar e multidisciplinar.  

Palavras – chaves : Educação Física. Interdisciplinar. Multidisciplinar.

        

Introdução

  Vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho os profissionais da Educação Física nas academias  , sendo assim o profissional da área alcança maior destaque. O Bacharelado do curso de Educação Física, é o único curso que dá direito ao profissional atual como preparador físico, professor ou mesmo gestor e também treinador nas academias, sendo sempre voltado para o campo desportivo.

 Porém muitas vezes ficam expostos estes profissionais a responsabilidades com suas funções próprias que não condizem. Precisamos deixar bem claro quais são os limites de acordo com os desafios do profissional de Educação Física dentro das academias?

  Faz-se então necessário uma reflexão de muitas vezes o porquê são extrapolados estes limites; há possibilidades diversas e caminhos para melhoria desta condição em que este profissional é colocado, e uma das soluções mais plausíveis seria o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, as intervenções de vários profissionais da área da saúde trabalhando suas áreas especificam e entre si interagindo , sendo assim buscando tratamento integral do aluno, visando e enxergando-lhe como um ser integral a sua qualidade de vida.

Formação do professor de Educação Física

    Conforme Gondra (2004), foi a partir do ano de 1857 que a importância de profissional que cuida das questões corporais começou a ser defendido, o chamado professor de Educação Física. Então se observa que vem buscando sua própria identidade a Educação Física há muitas décadas, e vem obtendo enormes resultados atualmente; toda vida, porém traz consigo dilemas o crescimento, portanto no caso da Educação Física, um do seu grande dilema é:  o profissional pode avançar sua atuação até que extremidades.

 Segundo Pereira (1988, p. 120), é considerado possível o profissional de Educação Física como responsável principal pela orientação técnica, tática e física de equipes desportivas, de praticantes do esporte em nível amador, dos freqüentadores assíduos de academia, dos alunos na Educação Física Escolares e diversas outras práticas de atividades físicas ligadas ou não a algum esporte.

Diversas vezes atuam como técnicos os profissionais bacharéis em Educação Física como, treinadores, gestores e empreendedores entre outros, e também são profissionais que ensinam diferente modo de intervenção. O grande desafio da formação é esse no bacharel em educação física no Brasil.

 Do objetivo independente que levar uma pessoa à procura da atividade física e seu possível benefício acredita-se que um fator primordial para que se possam alcançar os esperados objetivos com eficiência, respeitando sua integridade física, psicológica ou moral é a conduta ética e o desenvolvimento que o profissional terá durante o seu trabalho. Santos (2003) a gravidade exemplifica da questão apontando que atualmente no Brasil tramitam por processos cíveis cerca de dois mil e seiscentos, movidos por alunos contra profissionais de Educação Física.

É possível toda via observar nas instituições que oferecem nos cursos de Educação Física, a falta de disciplinas que forneçam embasamento sobre legislações e responsabilidades legais do futuro profissional. O crescimento nesta área é de grande importância, de uma grade curricular mínima no planejamento,ofereçam cujas disciplinas um conjunto  especifico de conhecimento sobre a Educação Física, sejam das pesquisas descendentes básicas ou aplicadas.

É necessário alcançarmos este propósito para, esclarecermos qual o conjunto de conhecimento é de competência do profissional de Educação Física dominar, para que sua atuação possa capacitá-lo no oferecimento de programas de atividade física à sociedade, “O profissional deve saber justificar suas atitudes profissionais através do conhecimento científico, que certamente não é produzido em função das vivências Práticas”. (Ghilardi, 1998, p.09).

A partir da regulamentação da lei nº 9.696 de 1998, as profissões de Educação Física ficaram estabelecidas, que pode atuar de maneira ampla na área das atividades físicas, todas as competências do graduado em Educação Física.

 Deve ter o profissional à participação no desenvolvimento de sua profissão, este tem o direito de trabalhar em tudo o que se refere à cultura física e esportes. (Pereira, 1988, p.120)

Vale reforçar, contudo que, para que os valores da Educação Física e, mais especificamente, se realizem da atividade física, devem ser atendidas em algumas condições.  Essas práticas são necessárias que sejam orientadas por profissionais com a devida formação, que tenham compromisso ético e profissional como trabalho que realizam.

Desafios do professor de Educação Física na academia: (condições clínicas e patológicas)

Durante muito tempo relegado ao status de meros executadores de atividades física ou instrutores de esportes, cada dia a mais o profissional da educação física está ganhando junto com á sociedade o reconhecimento, e esta buscando tornar as relações de trabalho e o mercado mais profissionalizados e justos.

 Poucas profissões na última década tiveram tantas transformações quanto a Educação Física. Desde a regulamentação da profissão pela lei 9.696 de 1° de Setembro de 1998 passou a ser mais valorizada e focada na saúde e qualidades de vida a atuação destes profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com