TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vivências Do Programa De Residência Pedagógica E Contribuições Na Formação Acadêmica De Pedagogia No Ensino Fundamental Menor

Por:   •  13/4/2024  •  Projeto de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS - CAMETÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

AUTORA: FABÍOLA DE JESUS MONTEIRO RODRIGUES

TEMA: VIVÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR.

PROBLEMA:

O Programa Residência Pedagógica (CAPES, 2018) busca aperfeiçoar a formação de discentes de cursos de licenciatura e induzir a reformulação dos Estágios Supervisionados dos mesmos, visando promover a adequação dos currículos dos cursos de formação inicial de professores/as da Educação Básica à luz das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica e contribuições na formação acadêmica de pedagogia no ensino fundamental menor.

Conhecer e compreender todas as fases do desenvolvimento humano possibilita uma reflexão sobre as ações realizadas durante a formação inicial que implicam em consequências durante todo o seu futuro. De tal maneira, percebemos que o profissional que mais exerce influência nessa formação e constituição humana, é o professor, que está presente em todas as faixas etárias, em todo o processo de desenvolvimento humano.

Nesse viés, este projeto politico pedagógico evidencia a sua importância ao explicitar as ações realizadas durante o desenvolvimento das etapas do Programa Residência Pedagógica que possui o intuito de ofertar aos acadêmicos de licenciatura em Pedagogia, ações práticas para o desenvolvimento de estudos que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa e multidisciplinar a relação entre teoria e prática do profissional docente.

Além disso, busquem desenvolver habilidades e competências relativas a identificação e compreensão da mediação entre a Universidade e as Escolas de Educação Básica, por meio da inserção dos acadêmicos nesse contexto, vivenciando e conhecendo o funcionamento da escola e a cultura organizacional, acompanhando as atividades de planejamento pedagógico, identificando como é conduzida a articulação da escola com as famílias e a comunidade. Isso para que possam estudar e desenvolver as competências e os conteúdos do 1° e 5° ano do Ensino Fundamental, objetos deste estudo, previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017), criando e executando atividades nesta área, planos de aula, avaliações e outras ações pedagógicas de ensino e aprendizagem.

(BECHARA, 2011, p. 652). Isto posto, notabiliza-se a formação como ato ligado diretamente ao sujeito que forma ou se forma. Quando abordamos a formação de professores, é preciso refletir que indivíduo se pretende formar e com qual objetivo. O breve resgate histórico, apresentado anteriormente, revela como as noções de formação se conectam às tensões vivenciadas em determinado período e, como esses sujeitos estão intrinsecamente ligados a esses momentos históricos. Dessa maneira, cabe evidenciar que em diferentes contextos que envolvem múltiplas referências sociais, culturais e históricas os sujeitos da educação são complexos e dinâmicos, o que não exclui os docentes, que demandam, portanto, uma formação que considere esses fatores.

JUSTIFICATIVA:

Esse estudo está articulado com o início de uma experiência vivida pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Pará- Brasil, relacionada ao Programa Residência Pedagógica e ao Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se configuram como espaços de formação do futuro professor que aprende os ofícios do ensinar no fazer constante e contínuo das práticas vivenciadas e refletidas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com