TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Critérios Avaliação Estágio

Por:   •  24/3/2024  •  Artigo  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

THIAGO FERREIRA MEIRELES

BACHAREL EDUCAÇÃO FÍSICA (TURMA)

[pic 2]

PLANO DE INTERVENÇÃO

Estágio

SÃO LUÍS

2023

[pic 3]


SUMÁRIO[pic 4]

1 1 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA.............................................................. 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................... 4

3 OBJETIVOS ................................................................................................... 7

4 METODOLOGIA ............................................................................................. 8

3 REFERÊNCIAS        9


1 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

A Cinesiologia e Biomecânica é uma área que se responsabiliza pela análise dos movimentos, ao focar na Biomecânica esta se constitui como uma ferramenta de suma importância afim de contribuir para o planejamento e aplicação de qualquer programa de treinamento esportivo e/ou atividade física.

Através desse panorama, a Biomecânica corrobora de maneira importante ao que tange a execução de programas de atividade física, direcionando para a melhor maneira de promoção a saúde, bem como contribuindo para a otimização acerca do rendimento dos exercícios físicos.

Ademais, a Biomecânica se ocupa ainda em influenciar a escolha de movimentos mais adequados frente a escolha de atividades físicas é importante, de tal forma que alinhar a Cinesiologica e biomecânica contribui para a adequação de movimentos afim da realização de práticas seguras na realização de atividades físicas.

Este plano de intervenção concentra-se na Cinesiologia e Biomecânica, considerando que essa área poderá ser utilizada como agregadora no ambiente de estágio, auxiliando ao longo do processo. Nesse panorama, acredita-se que essa escolha refletirá em informações significativas para a construção de conhecimentos contribuindo para a intervenção em campo.

Sendo assim, mediante a escolha da área suscitada, este plano tem seu enfoque em alinhar a área ao campo de estágio mediante as necessidades que surgirem nesse processo, essa delimitação da área favorecerá a melhor sistematização de resultados frente ao processo de estágio.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O exercício físico corresponde a uma situação capaz de retirar o organismo do seu estado de homeostase, o estado correspondente ao equilíbrio corporal, tendo em vista que a prática deste envolve o crescimento imediato acerca de energia para musculatura exercitada e, consequentemente para todo o organismo (ROWELL, 2011).

Marins (2018) destaca que nos últimos anos houve uma busca maior pelas atividades físicas, independente de qual exatamente a prática regular de exercícios físicos trazem resultados positivos relacionados a saúde, sono, corpo e mente, reduzindo transtornos de humor, ansiedade e a depressão.

A atividade física tem um papel importante no tratamento e controle de inúmeras doenças, sua prática oferta benefícios diversos e proporciona maior qualidade de vida. Assim com base nesse panorama, é importante conhecer mais sobre a Cinesiologia, a Biomecânica envolta no Treinamento físico (GOMES, 2015).

A atividade física produz substâncias capazes de reduzir a pressão arterial por até 24h, diminuindo o risco de complicações e agravamento de doenças cardiovasculares, como acidente vascular encefálico, infarto e doença arterial obstrutiva periférica (LEITE, 2012, p. 20).

A partir dessa compreensão é fundamental para que um profissional de educação física possa atuar de maneira competente junto aos seus alunos, proporcionando um treinamento físico na melhora do rendimento e na prevenção de lesões.

Nessa perspectiva a Cinesiologia e a Biomecânica permite que sejam devidamente analisados os movimentos articulares nos planos anatômicos, permitindo entender de que maneira as estruturas corporais respondem à aplicação cargas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano, ambas encontram-se plenamente associadas promovendo a melhora desde o rendimento esportivo até o tratamento de doenças, além de permitir a prevenção do surgimento de lesões no aparelho locomotor (TROCOLI, 2014).

O exercício na bicicleta promove aumento do rendimento cardiovascular. Como consequência, ocorre a diminuição da pressão arterial e a melhora da saúde do coração em um todo. Além disso, “a prevenção contra problemas como trombose, infarto e AVC, também surge como vantagem” (GOMES, 2015, p. 18).

Melhorar a circulação sanguínea nas pernas, combatendo o inchaço; Fortalecer os músculos abdominais quando a aula é feita com a barriga encolhida; Melhora o funcionamento cardíaco e respiratório, diminui o colesterol e ajuda no controle da taxa de glicose no sangue (MARINS, 2018, p. 32).

Dentro da biomecânica é possível observar diversas subáreas, que perpassam desde a reabilitação de um indivíduo lesionado, até a construção de um adequado posicionamento em atividades e exercícios físicos buscando assim promover ganhos posturais e de objetivos em atividades (LEITE, 2012).

A bicicleta é uma grande aliada para quem busca queimar calorias, é responsável pela melhora no condicionamento físico e ainda definir contribui para definir os músculos de pernas e bumbum, o spinning é uma aula realizada em uma bicicleta ergométrica parada, promove uma simulação de treinos como se estivesse na rua, onde as transições são controladas pelos praticantes, ajustando a carga da bike com a intenção de mudar a resistência (TRICOLI, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (355.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com