TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Esportes de Luta

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        Educação Física Bacharel 1º semestre

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação d

a Atividade Motora

Esportes de Lutas

Trabalho referente ao portfólio 01

Matheus Dervalle Ferrari RA8089065

  1. De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

R: Os homens mais antigos a utilizavam para protegerem o que era de sua posse, causando assim um conflito entre eles e com o passar do tempo, o termo luta foi se diversificando, assim também foi inserida em rituais, musicas manifestações e entre outros ramos de suas próprias culturas, como exemplo o Ikindene, luta indiana com objetivo de encostar ou fazer seu adversário cair, Ludismo, movimento inglês, ocorrido entre 1811 e 1812 que quebrava as maquinas pois eram não concordavam com o desenvolvimento tecnológico, com medo de perderem seus empregos, a musica Feel Invincible da banda Skillet, que fala pra sempre continuar lutando por algo que realmente queremos, com temas de sermos invencíveis.

  1. O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?

R: de acordo com o material analisado, o objetivo do Ikindene é fazer a queda ou encostar com a mão o outro lutador.

  1. Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

R: Doutrina: Conjunto de princípios desenvolvidos, tornando os mais fortes e assim serem mostrados para as pessoas.

Tempo: Tudo tem sua hora de acontecer, é preciso esperar, analisar a formação de uma oportunidade.

Espaço: Saber o local da batalha, se lá tem lugares que podem ajudar a prepararem armadilha ocasionando a vitória ou derrota.

Comando: Não ser um chefe, mas sim um líder, um líder que se preocupam com o bem estar com as pessoas abaixo dele, demonstrando diversas qualidades como inteligência, bravura, honra e determinação para alcançar a vitória.

Disciplina: Embora todos tenham que ter, essa é mais voltada para os subordinados, onde a hierarquia predomina, quanto maior a patente, maior deve ser o respeito demonstrado, saberem varias possibilidades de alcançar os seu objetivos e não considerar inútil um motivo predominante para a realização do objetivo.

  1. De acordo com os autores Correia e Franchini (2010), como podemos definir “modalidades esportivas de combate”?

R: Correia e Franchini definem “modalidade esportiva de combate” como a junção de técnicas de lutas, artes marciais e táticas de combate, com objetivos de potencializar suas técnicas.

5) As modalidades esportivas de combate mantem interfaces com as lutas e as artes marciais, e possuem características comuns as demais modalidades (Franchini; Vecchio, 2011). De acordo com Betti 2011, como podemos classificar o fenômeno da esportivização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com