TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Esportes de Lutas

Por:   •  24/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

                                                        [pic 1]

Raquel Hipolito  

RA 8024843

Educação Física Bacharelado DGEFB1701STAA0S

Esportes de Luta

                                                                                 Atividade de Portfolio  semana da Disciplina

                                                                                 De Esportes de Luta

                                                                                 Professor Evandro Marianetti Fioco

Sumário

1.Questões        2

2.Referência Bibliográfica:        4

                                                   


  1. Questões

1-) As lutas têm como objetivo a defesa pessoal e a defesa das terras dos mesmos, assim como para a preparação de exércitos, cavalarias, etc. Os esportes de lutas por sua vez, possuí um aspecto esportivo, com finalidade de melhorar a saúde, destreza, condicionamento físico, tudo isso voltado para competição e desporto.

2-) A história mostra que as lutas surgiram devido a necessidade de defesa de territórios e defesa pessoal, bem como utilização da mesma para a preparação dos exércitos. Além disso utilizavam as lutas para rituais, jogos e exercícios físicos.

3-) A origem do termo “Arte Marcial”, vem de dois conceitos. Uma “arte”, que nos leva a algo expressivo, dinâmico, criativo; e “marcial”, que nos leva ao campo mitológico, Marte – Deus da guerra – que nos leva aos conflitos das relações humanas, ou seja, um conjunto de práticas corporais que derivam de técnicas de guerra.

4-) O princípio mais importante do tratado de Sun Tzu é que devemos ganhar a guerra mesmo antes de lutar, devemos poupar nossos esforços, pois para Sun Tzu para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina.

5-) A ludicidade está relaciona aos esportes de lutas quando a prática dos mesmos tem como objetivo a satisfação pessoal e a própria diversão. Os esportes de luta podem ser ligados a ludicidade toda vez que os praticarmos com a intenção de nos divertir, hoje em dia devido a rotina estressante, as pessoas vão para a academia praticar esportes de luta com objetivo de se distrair e ter uma boa qualidade de vida.

6-) Os veículos de comunicação são realmente capaz de influenciar e determinar os caminhos seguidos por modalidades esportivas, no caso que vemos aqui, mais especificamente, os esportes de luta, pois quando uma emissora de TV transmite um evento como por exemplo o MMA (Artes Marciais Mistas), nos dias seguintes as academias que oferecem esse esporte de luta, começam a ser procuradas e consequentemente as academias que não possuem essa modalidade procuram profissionais para disponibilizar as mesmas, com o objetivo de não perderem alunos. Além disso produtos que são criados com a marca também passam a ser comercializados aumentando o lucro dessas empresas.

7-) Atualmente nas Olímpiadas são praticados alguns esportes de lutas. O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964. Ausente na edição seguinte, Cidade do México 1968, a modalidade retornou quatro anos depois, sendo disputada até os dias atuais. Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com