TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Esportes e Lutas

Por:   •  19/6/2019  •  Abstract  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ALINE FERREIRA ROZON – 8010059  

PORTFÓLIO1 - Esportes de Lutas

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina de Esportes de Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pelos  Professores Isis Cristina Soares Motta Tocchio e Evandro Marianetti Fioco.

CLARETIANO | POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2019

  1. De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

R.        Para elucidar a questão proposta, cito trecho da unidade de estudo, que diz:

“É possível afirmar que as primeiras formas de lutas surgiram da necessidade de defesa pessoal e/ou de territórios e, com o passar dos anos, foram sendo associadas a manifestações sociais, tais como: utilização em rituais (principalmente entre os indígenas); na preparação de exércitos para guerras (no Oriente e na Grécia Antiga); como um jogo e um exercício físico (na Europa).”

  1. O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?

R. De acordo com o material, o objetivo do Ikindene pode ser definido como “na qual o objetivo é derrubar o oponente ou tocar a perna do adversário com as mãos. Nesta luta, o vencedor é aquele que consegue tocar o concorrente ou provocar a sua queda.”

  1. Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

Doutrina

“A doutrina engendra a unidade de pensamento; inspira-nos uma mesma maneira de viver e de morrer, tornando-nos intrépidos e inquebrantáveis diante dos infortúnios e da morte.”

Tempo

“Se conhecermos bem o tempo, não ignoremos os dois grandes princípios yin e yang, mediante os quais todas as coisas naturais se formam e dos quais todos os elementos recebem seus mais diversos influxos. Apreciaremos o tempo da interação desses princípios, para a produção do frio, do calor, da bonança ou da intempérie.”

Espaço

‘O espaço [...] não é menos digno de nossa atenção. Se o estudarmos bem, teremos a noção do alto e do baixo; do longe e do perto; do largo e do estreito; do que permanece e do que não cessa de fluir.”

Comando

“Entendo por comando a equidade, o amor pelos subordinados e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a qualquer preço. somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (109.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com