TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros socorros no esporte

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 6

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: Primeiros Socorros no Esporte: O papel do professor de Natação.

 

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Relacionado à disciplina de Primeiros Socorros.

        

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

O objetivo de desenvolver o trabalho de APS é discutir à importância dos Primeiros Socorros nas aulas de natação, e sua relação com o profissional de Educação Física.

 

JUSTIFICATIVA:

O aprendizado dos Primeiros Socorros é fundamental para quem atua na área. Prestar os primeiros socorros de forma adequada para um indivíduo na pratica de atividades físicas podem ser essências para o salvamento de uma vida. O tema foi escolhido devido a sua importância, para o profissional de Educação Física que atua no ensino da modalidade esportiva de natação.

  1.     DESENVOLVIMENTO

  A água é o elemento mais presente na vida da humanidade. É uma substância essencial para a existência de vida na Terra, principalmente para nós seres humanos que somos basicamente constituídos por ela, além de sermos gerados em meio líquido durante cerca de nove meses. Em contradição, o afogamento é um problema muito presente durante a nossa vida.

A maneira mais simples de evitar um afogamento é a prevenção, como: aprender a nadar a partir dos dois anos, manter atenção constante nas crianças, mergulhar somente em águas fundas, nunca nadar sozinho, nadar preferencialmente em águas rasas. De acordo com a nova definição adotada pela OMS em 2002, “afogamento é a dificuldade respiratória (aspiração de líquido) durante o processo de imersão ou submersão em líquido”.

De acordo com CRUZ (2006), a maior parte dos afogamentos acontece em pessoas jovens, saudáveis, e produtivas, com longa expectativa de vida. Por isso um atendimento imediato, adequado e eficaz deve ser prestado logo após ou mesmo durante o acidente.

E com isso para salvar uma vítima é imprescindível um atendimento emergencial rápido. Mesmo que exista o Corpo de Bombeiros e o SAMU, o profissional de Educação Física deve saber o que fazer, pois entre o acidente e o atendimento sempre haverá um determinado tempo crucial para a reanimação e o salvamento da vida da vítima. Segundo SANTANA (2003), o artigo 135 do Código Penal diz que todo cidadão é obrigado a prestar atendimento em caso de emergência. Explicita que o individuo deve prestar assistência socorrendo a vitima, auxiliando a quem socorre ou buscando auxilio. Isso vale para todo o cidadão brasileiro, e a história, é claro, não é diferente para o professor de Educação Física. Lembrando que quando a pessoa não possui o treinamento específico ou não se sente confiante para atuar, é descaracterizada a omissão de socorro a partir do momento que o socorro especializado é chamado.

Segundo SANTANA (2003), o professor poderá agir preventivamente, ensinando exercícios de segurança pessoal, ou seja, treinamento de sobrevivência individual, habilidades e requisitos que virão a ser úteis em situações negativas vividas. De acordo com PALMER (1990), tanto o professor como o aluno possuem responsabilidades relacionadas principalmente com a segurança nas atividades aquáticas, pois, quando não se tem o devido respeito com a água ela pode ser fatal. Surgindo uma ocorrência ou se alguém estiver em perigo, devem estar sempre prontos para enfrentá-la adequadamente, realizando o salvamento aquático ou aplicando os socorros de urgência.

E para que qualquer medida seja tomada o profissional de Educação Física deve ter conhecimento e ser instruído para executar atendimentos emergenciais. O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, demonstrando a necessidade de capacitação do professor:

É de suma importância que os Profissionais de                        Educação Física estejam treinados, atualizados e preparados para os acidentes e fatalidades que venham a acontecer em seu trabalho e criem uma rotina de atendimento de socorros de urgência que envolva toda a equipe de trabalho. (CONFEF, 2008, p. 14).

Medidas preventivas às vezes não são suficientes, e o acidente ocorre. O profissional de Educação Física deve estar preparado para agir rápida e prontamente nos procedimentos de primeiros socorros. Durante o curso aprendemos os primeiros socorros em uma matéria lecionada em sala de aula. A partir desse aprendizado e de cursos extracurriculares, o profissional deve estar apto e seguro para prestar esse primeiro atendimento, de acordo com FRANÇA (2007) “O objetivo desse socorro urgente é o de manter a vida e isentar o agravamento de lesões existentes até a chegada de ambulância ou durante o transporte até a instituição hospitalar”.

Segundo Szpilman (2013), quando um afogamento ocorre em uma aula de natação é classificado como afogamento em água doce, e pode ser primário ou secundário. Primário é classificado quando não existem indícios de uma causa do afogamento, e secundário quando existe alguma causa que tenha impedido a vítima de se manter na superfície da água e, em consequência precipitou o afogamento: Drogas (36,2%) (mais frequente o álcool), convulsão, traumatismos, doenças cardíacas e/ou pulmonares, acidentes de mergulho e outras.

De acordo com a tabela 1 abaixo de Szpilman (2013), podemos ver o em resumo o modo de classificação e de tratamento:

  • Tabela 1

[pic 1]

Portanto, o profissional da área de Educação Física deve ser completo, eficiente e precisa estar sempre atualizado. Quando se assume a responsabilidade de lidar com vidas deve-se saber como atuar em todos os momentos desse atendimento. Na faculdade a aprendizagem dos primeiros socorros é básica, a busca de pesquisas e cursos extracurriculares é fundamental para se tornar um profissional responsável e completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com