TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN - Resenha

Por:   •  3/4/2016  •  Resenha  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DO PCN

1. INDRODUÇÃO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais ou PCN de Educação Física dos anos iniciais

do ensino fundamental. Esta disciplina que em muitas escolas não é aproveitada de forma adequada pela educação sendo simplesmente mais uma disciplina que existe como momento de lazer ou simplesmente para que distraíssem os alunos de sou rotina.

Sobre os conteúdos e seus objetivos dentro da escola de ensino fundamental do primeiro ao quinto ano seus conceitos são bem amplos.

Sobre os alunos que frequentam as aulas de Educação Física não levam nada de educativo, pois muitas vezes as aulas apenas um jogo sem uma orientação por falta de interesse tanto da escola com dos próprios alunos e por que não dizer até dos professores. E assim os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. E como falar de um profissional que prefere ficar sentado ao lado da quadra apenas olhando para seus alunos pode lamentar ou será que falta incentivo de outras partes também. Agora os profissionais que fazem a diferença, mas por muitas vezes acabam parando na burocracia e na resistência dos educando que só querem brincar jogar a bola.

2. DESENVOLVIMENTO

Ao ler o PCN reforçou os meus conhecimentos sobre a história da Educação Física, e o caminho que ela percorreu até os dias atuais no passado a disciplina foi muito bem vista pela elite imperial, por conta da associação entre o trabalho físico e o trabalho escravo.

Após, algum tempo e discussões, então a Educação Física torna-se reconhecida e seu espaço na educação. Passa a ser voltado ao aluno. E como temos profissionais formados em épocas passadas com uma idéia mecanicista, acomodados, simplesmente acham melhor fazerem a brincadeira de jogar bola e com isso o professor de Educação Física fica com a imagem negativa na sociedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam as dimensões psicológicas, sócias, cognitivas, e afetivos, concebendo o aluno como ser humano integral. A Educação Física escolar algumas vezes não faz parte do projeto político pedagógico da escola e também não sendo reconhecida pelos colegas que acham que essa disciplina atrapalha o andamento da dinâmica do estabelecimento, A Educação Física escolar pode contextualizar muitas situações no processo ensino-aprendizagem, como por exemplo, na matemática, onde professor com criatividade pode ajudar o colega de matemática em significar de forma pratica o calculo de área usando as dimensões da quadra. Isto sem contar com o lado atitudinal onde o aluno desenvolve o respeito, autoestima, autocontrole, disciplina, espírito de equipe.

Os parâmetros curriculares nacionais referenciais para a renovação e reelaboração daproposta curricular, reforça a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhando por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade de educação resulte da responsabilidade entre todos os educadores. Será que a cultura do brasileiro resume-se em futebol? Porque nas escolas é somente a bola rolando. E todos nos sabemos que não é bem assim e às velhas brincadeiras, jogos que ajudam a desenvolver o respeito mútuo, a organização, etc. tantas outras atividades podem ser desenvolvidas para combater a violência por exemplo. A Educação Física permite ao professor que os vivenciem diferentes práticas corporais vindas de diferentes manifestações culturais. É difícil entender porque isto não é desenvolvido nas escolas se esta tudo escrito em um documento que foi muito bem pensado e elaborado e a forma mais eficaz de elaboração e desenvolvimento de projeto educacional envolve o debate em grupo e no local de trabalho. Imagino que o comodismo dos profissionais e também o próprio sistema não permita que esta no PCNs, seja colocada em prática.

3. EDUCAÇÃO FÍSICA NO PRIMEIRO CICLO ALGUMAS UTILIZAÇÕES DO PCN

• formas de encaminhamento das atividades, aprendizagem e maneiras de avaliar;

• rever a prática pedagógica, mas sempre com o foco na coerência dos objetivos propostos;

• ficar atento ao planejamento para que possa ser um instrumento de orientação em sala de aula;

• estar sempre em contato com os colegas de trabalho e verificar qual a razão que levam os alunos a ter uma maior participação nas atividades escolares;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com