TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO I – ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

ITAJANY CORDEIRO COSTA – RA 8130536

Curso de Graduação em Educação Física




PORTFOLIO I –

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Tutor a Distância: Prof. Marilia de Carvalho Almeida

Centro Universitário Claretiano



GOVERNADOR VALADARES

2021

                


ITAJANY CORDEIRO COSTA – RA 8130536

                

PORTFOLIO I – ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Atividade referente à disciplina Ergonomia e Ginastica laboral, do curso de Educação Física Bacharelado, sob orientação da Professora: Marilia de Carvalho Almeida, para a obtenção da nota da atividade.

, para a obtenção da nota da atividade

 

 

 

GOVERNADOR VALADARES

2021

  1. Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

É uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho, criando um espaço, no qual os trabalhadores, espontaneamente, exercem várias atividades, exercícios físicos, sendo muito mais do que um condicionamento mecanicista, repetitivo e autônomo. Ginástica Laboral Preparatória são exercícios físicos realizados pelos funcionários no próprio local de trabalho, antes do trabalho ou logo nas primeiras horas deste. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, aumentar a viscosidade das articulações e tendões e lubrificá-los. Ginástica Laboral Compensatória são exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho por meio da contração dos seus antagonistas. Essa ginástica também permite a quebra da rotina, despertando os trabalhadores e prevenindo, dessa maneira, acidentes de trabalho.

  1. Cite os objetivos da implantação de programas de Ginástica Laboral, baseado em vários autores.

Prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs); melhora da atenção durante o trabalho; redução dos acidentes de trabalho; diminuição do absenteísmo e procura ambulatorial; redução da rotatividade dos funcionários; melhora da condição física geral; prevenção da fadiga muscular; aumento do ânimo e disposição para o trabalho; melhora da qualidade de vida e do trabalho; promoção da saúde; promoção da consciência corporal; melhora do relacionamento interpessoal.

3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

O melhor programa é a Ginástica Compensatória pois é realizado no meio do expediente de

trabalho com exercícios para relaxar os músculos quebrando assim a rotina, despertando os trabalhadores e prevenindo, acidentes de trabalho. O tipo de exercícios mais indicado para esse departamento é alongamento, relaxamento muscular  e de correção postural, com duração de 5 a 10 minutos.

4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com