TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  20/4/2020  •  Dissertação  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral    

Tarefa: Atividade portfólio1

Nome: Igor Vicente Albuquerque Fonseca

RA: 8115840 

Turma: DGEFB2001RECA4S

Parecer do Tutor:

1)Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

Na minha visão, ginástica laboral são exercícios que melhoram a produtividade de pessoas que trabalham em empresas, com isso a prática da ginástica é importante para prevenir o alívio de dores, tensões e desequilíbrios musculares que possam existir ocasionadas por movimentos repetitivos por tempo prolongado e má postura, também se pode dizer que ameniza problemas como efeitos psicológicos e sociais. Com isso, entende-se que irá promover os profissionais com melhoras nas condições de saúde dos trabalhadores e seus benefícios para a saúde e capacidade para o trabalho. A Ginástica laboral é dividida em dois tipos; preparatória, que são exercícios físicos realizados pelos funcionários no próprio local de trabalho, antes do trabalho ou logo nas primeiras horas deste. Compensatória, são exercícios que poderão ser realizados em uma pausa ou intervalo de trabalho possibilitando o relaxamento do profissional por fazer atividades repetitivas de modo estacionário, ela permite a quebra da rotina, despertando os trabalhadores.

2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.

O objetivo da ginástica laboral é proporcionar ao trabalhador uma melhora na sua capacidade funcional por meio de exercícios de alongamento, com isso, acontecerá à prevenção de lesões durante o tempo de trabalho. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação no ambiente de trabalho, o profissional irá desenvolver uma proposta e atividade relacionada à deficiência apresentada pelos funcionários. De acordo com os autores Polito e Bergamaschi (2002), a ginástica laboral pode prevenir distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, melhorar a atenção durante o trabalho, reduzir os acidentes de trabalho, reduzir a rotatividade dos funcionários, melhorar a condição física geral, prevenir a fadiga muscular, aumentar o ânimo e disposição para o trabalho, melhora a qualidade de vida e do trabalho, promove a saúde, promove a consciência corporal e melhorar o relacionamento interpessoal.

3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

Ginástica Laboral Compensatória. A ginastica laboral compensatória é exercícios que poderão ser realizados em uma pausa ou intervalo de trabalho possibilitando o relaxamento do profissional por fazer atividades repetitivas de modo estacionário, como por exemplo, pessoas que trabalham muito tempo sentadas precisam fazer alongamentos dos membros superiores e inferiores, especificamente para os superiores onde passam a maior parte do trabalho movimentando os músculos dos braços e dedos, com isso é essencial fazer um aquecimento acompanhado com alongamento com tempo estimado de 10 -15 minutos, com a atividade de extensão estiramento dos braços, cotovelos e dedos para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho por meio da contração dos seus antagonistas, antes de executar esses exercícios é importante pedir para os trabalhadores ficaram em pé com uma determinada postura correta. Tudo isso terá um benefício para uma seguinte prevenção como, por exemplo, estiramento das fibras musculares, alongamentos dos tendões e das articulações, livrando consequentemente de futuros encurtamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com