TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ergonomia e Ginastica Laboral

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 6

Claretiano Centro Universitário

Educação Física Bacharelado EAD

Antonio Barbosa de Almeida Filho – RA 1159750

Ergonomia e Ginástica Laboral

Prof. Guilherme Tamanini

Batatais/SP

05/2017

Atividade no Portfólio - 10ª semana de estudo

Objetivos:

  • Entender o que são as doenças ocupacionais.
  • Compreender as Lesões por Esforço Repetitivo e também os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER e DORT).
  • Identificar e compreender os principais fatores de risco presentes no ambiente de trabalho.
  • Entender e identificar os principais sinais e sintomas relacionados aos DORTs, bem como os estágios para avaliação e controle dos riscos ocupacionais.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:


  1.  Cite e defina as três categorias de riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?

Resposta:

De acordo Padovez (2015) com as três categorias de riscos aos quais os trabalhadores estão expostos são:

  • Fatores de Riscos Individuais ou Pessoais: São fatores onde os trabalhadores já possuem elementos         que estão implícitos em sua área de trabalho. Dentre esses elementos, há doze fatores a ser considerados: idade, sexo, antropometria, repertório genético, doenças crônicas prévias e ou condições de saúde, tabagismo, nível de escolaridade, hobbies, prática de esporte, trabalho doméstico e ou dupla jornada, treinamento, satisfação no trabalho e perfil psicológico. (Padovez 2015 p. 91-96)

  • Fatores de Riscos Psicossociais ou Organizacionais: Os fatores psicossociais eles formados por organizações podem ser classificados em: tipo de organização no trabalho, longas jornadas e ou hora extra, trabalho em turnos, trabalho monótono, trabalho repetitivo, trabalho estereotipado, ausência de pausa, ritmo, automatização parcial, rotação de atividades, grande demanda de trabalho, trabalho sazonal, grandes alterações organizacionais, perspectiva de demissão, grande responsabilidade em decisões, falta de autonomia, flexibilidade de ação, clareza sobre o processo do trabalho, demanda cognitiva, relacionamento com chefia, relacionamento com colegas. (Padovez 2015 p. 96)

  • Fatores de Riscos Físicos ou Biomecânicos: Quanto aos fatores de riscos físicos a problemas musculoesqueléticos relacionados ao trabalho em questão, onde estes buscam respostas em suas exigências biomecânicas de cada atividade, a estas atividades estão ligadas e seus fatores são relacionados a: postura, força e qualidade de repetições. (Padovez 2015 p. 97-100)

Mediante a conceituação do autor, acredito que os fatores de riscos são perigosos e que tais elementos incidem sobre a saúde humana e ao bem-estar dos trabalhadores associados em determinadas profissões.

Hoje em dia, ouço falar em algumas melhorias em reduzir sobre os riscos e acidentes no trabalho, no entanto, tenho a percepção de que estabelecimentos comerciais e outros ambientes de trabalhos, até reconhecem sobre esses riscos ocupacionais, mas nem todas colocam em prática ações eficientes e efetivas para elucidar ou amenizar a questão.

Observo que as empresas buscam  sim elaborar e implementar programas de segurança do trabalho, para que possam reduzir os riscos no intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, mas sempre fica algo a desejar, penso que isso possa ter incidência na ausência de profissionais qualificados na área de ergonomia, daí a extrema importância dessa disciplina na formação do Profissional de Educação Física.

Outro aspecto que gostaria de estacar é de que os riscos ocupacionais de alguns trabalhos são por natureza extremamente perigosa, digo isso porque a condução dos trabalhos realizados pode provocar aos empregadores doenças e/ou ferimentos graves ( em virtude de muitas vezes a exposição com agentes químicos, biológicos e radiológicos) ou até mesmo a morte.

Podemos citar a título de exemplo, as quedas, acidentes em máquinas, isso tratando em nível físico, mas há de se considerar também os riscos psicológicos, como a depressão e o estresse.

No Brasil, as doenças ou riscos ocupacionais são equiparados ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios ao Trabalhador, talves por isso, hoje, temos tantos empregadores e trabalhadores  a procurar de certificação e conhecimentos com relação aos riscos ocupacionais em seus locais de trabalho. Diante disso, as empresas buscam sempre ampliar a sua área de atuação com relação ao segurança do trabalho de forma a atuar desde a correção da postura adequada para reduzir lesões pro esforços repetitivos, passando por verificar equipamentos de seguranças, manusearem máquinas, fornecer treinamento em equipamento entre outros.


  1. Defina e cite os principais sintomas relacionados à DORT. Descreva os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais submetidas aos esforços laborais.

Resposta

Podemos constar na análise de Padovez (2015 p. 101), que DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) caracterizam-se por sua ocorrência gradual e agravo ao longo do tempo de exposição. Podem afetar músculos, tendões, ligamentos, articulações e nervos. Tais síndromes podem se desenvolvidos quando os músculos são usados por longos períodos sem descanso adequados, continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Dentro desta associação de terminologia fez com que a condição fosse entendida por doença ocupacional.

Para que possa ser diagnosticar é importante identificar e determinar a causa dos sintomas para busca o tratamento adequado, muitas vezes temos recorrer a uma avaliação multidisciplinar.

Alguns exemplos comuns de lesões musculoesqueléticas incluem a Síndrome do Túnel do Carpo, Tendinite, bursite e espicondilite (tênis e cotovelo do golfista), dedo em gatilho.

Outros sintomas que podem ser vistos são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamentos, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento e inflamação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (218 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com