TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAUDÊ

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

JOÃO FERNANDO DA SILVA 8125594

Bacharelado em Educação Física

PORTFÓLIO DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAUDÊ

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2020

Descrição da atividade

De acordo com as leituras indicadas e a citação a seguir, responda as questões indicadas e disponibilize suas considerações no Portfólio:

Os efeitos benéficos do exercício físico têm sido demonstrados na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, na resistência à insulina, no diabetes, na dislipidemia e na obesidade. O condicionamento físico deve ser estimulado para todas as pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida (GUIMARÃES E CIOLAC, 2004).

1) Trace um programa de exercícios para um paciente portador de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de Jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente.

Para prescrever um programa de treinamento é de suma importância a avaliação física e anamnese, a fim de obter informações que subsidiarão no correto acompanhamento do aluno.

Nos indivíduos com diabetes do tipo 2, além de avaliação cardiovascular, recomenda-se avaliar a presença de doença arterial periférica (sinais e sintomas de claudicação intermitente, diminuição ou ausência de pulsos, atrofia de tecidos subcutâneos, etc.), retinopatia, doença renal e neuropatia autonômica.

É importante frisar o uso de vestimentas e calçados corretos, hidratação antes e durante a sessão de exercícios, controle glicêmico, o uso de palmilhas macias, bem como o uso de meias de algodão para manter o pé seco, verificar constantemente o aparecimento de bolhas e qualquer outro tipo de ferimento, antes e ao final de cada sessão de exercício, prestar atenção no horário dos medicamentos, para que o paciente não realize a atividade em estado hipoglicêmico.

2) Diversos estudo revelam que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente,

masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial.

Como frisado anteriormente é imprescindível a avaliação da história clínica recente, recomenda-se a realização de teste ergométrico para avaliação cardiovascular, além de utilização de roupas e calçados adequados.

A pratica de atividade fisica diaria tem demonstrado a prevenção do aumento da pressão arterial associado a idade, bem como a diminuição da pressão sistolica e diastolica para indivíduos que apresentam pressão arterial normal ou alta.

Em estudo evidenciado por Cialoc e Guimarães (2004), ficou evidenciado que a atividade aerobica reduziu significativamento os niveis de pressão sistolica e diastolica, cabe salientar que os exercicios resistivos não devem ser evitados pois proporcionam grandes beneficios em especial para os idosos, pois auxilia no aumento da massa corporal, que se deteriora com a idade.

Embora a dose mínima de exercício necessária para alcançar muitos dos benefícios à saúde seja conhecida, a dose ótima para a prevenção e tratamento da maioria das desordens ainda é desconhecida. Em relação aos exercícios aeróbios, tem sido recomendado que eles sejam realizados de três a seis vezes por semana, com intensidade de 40 a 85% da FCR* (40 a 85% do VO2máx, ou 55 a 90% da FCmáx ou nível 12 a 16 na escala de Borg), e duração de 20 a 60 minutos(7,68). Pelo fato de que maiores intensidades de exercício estão associadas a maior risco cardiovascular e lesão ortopédica e à menor aderência a programas de atividade física(68), recomenda-se que programas direcionados para indivíduos sedentários e com fatores de risco para doença cardiovascular enfatizem intensidade moderada (50 a 70% da FCR e níveis 12 a 13 na escala de Borg) e prolongada duração (30 a 60 minutos)(9,68). A recomendação atual para a prática de exercício resistido é de uma série de oito a 12 repetições (10 a 15 para indivíduos acima de 50/60 anos), intensidade de 50 a 70% da carga máxima♦ (13 a 15 na escala de Borg), realizadas com oito a 10 exercícios que trabalhem todos os grandes grupos musculares, duas a três vezes por semana(7,67,68). No entanto, esta recomendação toma por base apenas os melhoramentos na força e resistência muscular(72). A realização de maior número de séries (duas a três) elevará o gasto energético da sessão de exercício, podendo aumentar o benefício da atividade para indivíduos com síndrome metabólica. Com isso, recomendamos que indivíduos com síndrome metabólica iniciem com uma série e, após adaptação, aumentem para duas e posteriormente três séries. Todas as sessões de atividade física, aeróbio e resistido, devem incluir aquecimento e volta à calma, com a utilização de exercícios de flexibilidade no início e no final de cada sessão (figura 5).

Avaliação Realizar teste ergométrico antes de iniciar, de preferência em horário próximo ao que o paciente realizará a atividade e em uso da medicação utilizada (em indivíduos diabéticos avaliar a presença de doença arterial periférica, retinopatia, doença renal e neuropatia autonômica). Prescrição Desenvolver prescrição de exercício individualizada para atividade aeróbia e exercício resistido com base na avaliação física, no objetivo do programa, no paciente, e recursos disponíveis. Exercício aeróbio: freqüência = 3-5 dias/semana; intensidade = iniciar com 50% e progredir gradualmente até 70% do VO2máx (50 a 70% da FCR ou 60 a 85% da freqüência cardíaca máxima); duração = 30 – 60 minutos; modalidade = caminhada/corrida, cicloergômetro ou natação. Exercício resistido: freqüência = 2 – 3 dias/semana; intensidade = 8 a 12 RM (10 a 15 para indivíduos acima de 50/60 anos) para cada grande grupo muscular; duração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com