TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS CORPORAIS

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  4.700 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Disciplina: Práticas  Corporais

Tarefa: Portfólio

Nome:

RA:

Turma

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

Com base nos estudos das semanas anteriores, pesquise no material didático de Prática Corporais Alternativas sobre as seguintes questões:

 1) Qual o significado de Práticas Corporais Alternativas (PCAs)?

2) Conceitue holismo e pluralidade.

3) Cite os percussores das PCAs abordando brevemente sobre cada um deles.

 4) Por que a sistematização das   exige, inicialmente, o conhecimento do próprio corpo?

5) De que maneira podemos aprender o próprio corpo nas suas várias dimensões?

Em seguida, a partir de suas respostas, elabore um texto, de no máximo três laudas, abordando os dados da sua pesquisa. Disponibilize sua atividade no Portfólio.

RESPOSTAS

1 - A importância das Praticas Corporais Alternativas (PCAS) na educação física escolar é de proporcionar aos estudantes um maior numero de vivencias possíveis, reflexões e conhecimentos dos mais diversos componentes da cultura corporal.

2 - Holismo:  Esta relacionado ao fato, pensamento, algo ou alguém percebidos na sua completude, e não na soma de suas partes. o holismo alcança

uma amplitude maior e bem diferente.

Pluralidade: A palavra "pluralidade" complementa o entendimento do

que é o holístico. Na pluralidade, os pontos de vista e as possibilidades são diversos; o único, a unidade e o parcial são ampliados para o todo, para o inteiro, para a amplitude e para a diversidade.

3 - * Émile Jaques-Dalcroze: Trabalhou a fim de mudar o método tradicional de formação do ator e do bailarino, rompendo com os padrões tradicionais da dança clássica.

* François Delsarte: tentou a carreira de cantor, sofreu problemas com a voz e decidiu estudar a relação entre o gesto, as emoções e a natureza em toda a sua exuberância.

* Wilhelm Reich : Reich enveredou pelo caminho da medicina, inicialmente seguindo os passos de Freud, o criador da Psicanálise, e rompendo, mais tarde, com seu mestre.

* Elsa Gindler : Embora não tivesse dado um nome específico para sua obra, é considerada uma das criadoras da ginástica harmônica.

* Alexander Lowen : Por meio de um método que ele chamou de bioenergética, visando compreender e dissolver as tensões crônicas apresentadas pela musculatura das pessoas, fruto de forças irracionais pessoais, sociais e políticas.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com