TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas corporais

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO

ACÁCIO BARBOSA UCELLI

PRATICAS CORPORAIS NÃO CONVENCIONAIS ALTERNATIVAS

Dodgeball como ferramenta de ensino.  

Guarapari

12/05/2014

Devido a inúmeros fatores, fiz a escolha do Dodgeball para elaborar o meu projeto, um desses fatores é que esse esporte não precisa de material caro para ser praticado e pode e pode ser adaptado facilmente caso não aja na escola os pré-requisitos necessários para joga-lo.

O Dodgeball é um esporte que surgiu por volta de 4000 mil anos antes de cristo, na china, e é praticado nos dias atuais, nos Estados Unidos, Japão, China entre outros, tendo até competições oficiais. Aqui no Brasil ele já é praticado em algumas escolas, porem não há relatos de competições oficiais.

Para a pratica do Dodgeball é necessário, uma quadra retangular que mede 65 metros de comprimento por 30 metros de largura, a quadra deve ser dividida em duas partes iguais por uma linha de centro, e pelas linha de ataque, que tem três metros paralelas a linha central, é preciso também, uma bola que possui 30,32 centímetros de diâmetro, ela é feita de uma borracha especial para que os jogadores não se machuquem.

As equipes são formadas de 6 a 10 jogadores, sendo que 6 devem estar na quadra e o restante na reserva, para iniciar a partida cada time deve ter no mínimo 4 jogadores em quadra, sendo que existe um tempo limite para as substituições, ou sejam feitas em caso de lesões. No inicio da partida são colocadas 6 bolas no centro da quadra e os jogadores das duas equipes ficam atrás da linha de fundo, cada equipe em seu respectivo lado da quadra, quando o professor ou o juiz sinalizar o inicio do jogo, os 6 jogadores de cada equipe correm em direções ao centro da quadra pegam as bolas, porem só podem atacar o time adversário assim que retornarem, para traz da linha de ataque (aquela de três metro já citada no texto).

O objetivo do jogo é acertar a bola no adversário abaixo da linha do ombro, ou pegar a bola que o adversário atacou sem deixa-la cair no chão, eliminando assim o arremessador, a primeira equipe que eliminar todos os adversários será a vencedora.

Esse projeto tem como intuito abrir o leque de aprendizado dos alunos, apresentando-lhes um esporte que não tem o costume de ser praticado, ou até mesmo assistido no Brasil, ele é de fácil aprendizado, com regras não complexas.

As aulas ceram ministradas a principio na sala de aula, onde será explicado sobre seu surgimento, aguçando nos alunos a curiosidade sobre o assunto, ao termino deste primeiro ciclo de aprendizagem será proposto aos alunos que façam uma pesquisa relativa ao assunto, para que possamos discutir sobre o tema na aula posterior, e ai então entraremos nas regras e maneiras de pratica-lo. Partiremos agora para as aulas praticas onde os alunos iram vivenciar, e se divertir com o novo esporte aprendido, e para finalizar nosso ciclo de aprendizagem debateremos sobre o esporte.

Após todos os ciclos concluídos, tenho certeza que haverá para os alunos um enriquecimento cultural, além é claro de um enorme beneficio físico com foco no trabalho em equipe, será trabalhado em suas praticas inúmeros aspectos motores como rapidez, agilidade, velocidade, impulsão e também o raciocínio rápido e principalmente e quanto dependeremos uns dos outro para chegarmos ao objetivo final do jogo que é a vitória, sem deixar de citar é claro que a vitória só é objetivo no jogo e não nas aulas por nós professores propostas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com