TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  4/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 3][pic 4]

Macapá-AP

2021

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        14

8        CRONOGRAMA        16

9        RECURSOS        17

10        AVALIAÇÃO        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

ANEXOS        23

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado enquanto projeto tem como temática proposta para ser desenvolvida como O Ensino do Atletismo no Ambiente Escolar: Uma Contribuição aos Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O conteúdo sobre o atletismo em aula na rede pública de ensino, remete a uma questão de abordagem enquanto metodologia a ser aplica no ambiente escolar.  

Nesse sentido o projeto coloca em sua base a pesquisa sobre o atletismo na educação física escolar enquanto contribuição, “Sendo o atletismo um dos conteúdos possíveis de ser abordados nas aulas de educação física escolar.” (MIRANDA, 2012, p. 178).

O atletismo é um dos esportes mais antigos, que dispõe em seu conteúdo a possibilidade de trabalhar as habilidades básicas do ser humano, tais como as corridas, saltos e lançamentos. A aplicação da modalidade no ambiente escolar é importante por conta de suas ações motoras (OLIVEIRA; CEZAR, 2020).

Os principais objetivos em compreender como o professor de educação física trabalha em sala de aula os conteúdos sobre o atletismo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, analisar meios adotados na prática escolar com o conteúdo do atletismo, avaliar a metodologia de ensino e aprendizagem desenvolvida pelo professor de educação física, observar as aulas práticas de educação física escolar em uma escola de ensino público, desenvolver intervenção prática com alunos do 9º do ensino fundamental e contribuir com um documento final em formato de relatório com observações e sugestões para melhoria do ensino sobre o conteúdo do altetismo em sala de aula.

Dentro da problematização o projeto aborda como o professor de educação física trabalha em sala de aula os conteúdos sobre o atletismo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental?

A metodologia para o desenvolvimento do projeto se dará em duas formas, uma primeira com uma pesquisa bibliográfia com cosnulta em sites e plaraformas acadêmicas de pesquisa de artigos e livros voltados para a temática proposta constituindo o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.

  1. TEMA

O Ensino do Atletismo no Ambiente Escolar: Uma Contribuição aos Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, percebeu-se, que os processos teórico-metodológicos utilizados colaboram para o afastamento de nossos alunos das práticas nas aulas de Educação Física, em especial da modalidade de atletismo (OVIEDOS; PERES, 2013).

Sobre a temática relacionada ao Atletismo enquanto conteúdo Mauer, Shaefer e Miotti (2008) afirmam que:

Em relação à disciplina de atletismo nos cursos de Educação Física de ensino superior, observa-se um baixo interesse dos acadêmicos para com este esporte. Dentre outros argumentos já mencionados, os acadêmicos não vêem sentido ou aplicação dos conteúdos em relação à sua futura atuação profissional. Decorre daí, uma série dedificuldades no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a forma como este esporte é abordado em contexto acadêmico repercute diretamente na maneira como ele é apresentado pelo profissional de Educação Física em contexto escolar.

O atletismo é considerado um dos esportes mais acessíveis para a iniciação esportiva de qualquer criança e adolescente, pois é composto por habilidades motoras naturais do ser humano. “Contudo, a literatura acadêmica evidência que esse esporte é pouco difundido no ambiente escolar, apesar das facilidades inerentes ao seu ensino” (ALMEIDA; KORDEL; SEDORKO, 2017).

o Atletismo apresenta qualidades fundamentais no desenvolvimento da criança e para que seja interessante e desperte o interesse deve ser desenvolvido sob forma de jogos. O ensino do Atletismo, não obriga a escola a ter uma pista de atletismo, pois qualquer espaço livre, desde que seja bem adequado, pode ser um bom local de ensino do Atletismo (FAGONELLO, 2008 apud SANTOS; CALAND, 2012).

Esta modalidade de atividade física apresenta um amplo rol de conhecimento que poderiam, certamente, contribuir com a formação do aluno. Apesar da importância deste conteúdo dentro da educação física escolar, foi identificado que o Atletismo é um conteúdo que não é trabalhado na maioria das escolas (PRADO; MATTHIESEN, 2007 apud FURBINO et al 2010).

O atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Educação Física escolar e os motivos que levam a esta afirmação são vários (LENCINA, 1999 apud MAUER; SCHAEFER; MIOTTI, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (757.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com