TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Tempo Integral

Por:   •  9/6/2016  •  Dissertação  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 5

A escola de tempo integral e seus novos modelos de educar têm por o objetivo oferecer aos jovens uma jornada ampliada de estudos de até nove horas e meia. Durante estas horas estão incluídas três refeições diárias, juntamente com as aulas regulares, os alunos participam de atividades esportivas, culturais e a oferta de atividades pedagógicas entre o artístico e o lúdico. A orientação de estudos está inclusa na matriz curricular, além da preparação profissionalizante, as disciplinas eletivas objetivam ao aluno para sua escolha profissional. Uma ação para intervir no contexto social para responder a problemas reais, onde o jovem é sempre o foco principal. Está localizada onde há baixo índice de desenvolvimento humano. O auxílio para preparação e elaboração de um projeto de vida é um dos grandes avanços na melhoria da qualidade do ensino e na preparação do individuo para sua futura vida social. Houve uma melhoria para os alunos na questão do desenvolvimento cultural e para os professores deste modelo de aprendizagem e dedicação exclusiva, são oferecidas gratificações de 75% dos salários e as incorporações durante a carreira. 

A escola diante do seu papel de educar contribuirá com seus alunos a partir do momento em que a metodologia pedagógica tenha um papel cultural e transformador no futuro do aluno como cidadão social. O profissional de educação já passou por várias transformações no ensino público sem que houvesse uma melhoria significativa em sua qualidade de vida. A escola de tempo integral foi criada para crianças de baixa renda, onde a criança passaria a maior parte do tempo dentro da escola, enquanto seus pais estivessem se dedicando ao trabalho e assim não correriam riscos pelas ruas ou fazendo atividades que não fossem proveitosas na formação. A educação integral como um todo é o ponto mais positivo do debate, onde os alunos não estão direcionados apenas a aprender a ler e escrever, mas aparece como o direito de que todo o ser humano tem a cultura, ao “acesso a cultura inteira”, segundo Vitor Paro. A cultura geral se integra ao aluno de forma igualitária aos mais ricos, como o acesso a diversos tipos de conhecimentos e informações, valores, crenças, filosofia, artes sendo, o aluno,  um ser humano mais completo e feliz. Não sendo uma realidade de massa. A educação integral deveria ser em qualquer tempo não somente baseada em horários para que o aluno possa repor suas deficiências dentro do método de ensino utilizado na educação de tempo integral, uma vez que a mesma é uma grande desculpa dos governantes e responsáveis pelo ensino para uma educação desqualificada em nosso país e com um sistema falho há décadas. Uma educação que se arrasta deficiente para educandos e educadores. O aumento da carga horária não diminuiu as dificuldades e o que é mostrado como exemplo de educação continua, sendo apenas uma extensão de tempo, um exemplo que não se adequará a todo o sistema por razões de que as crianças não estão adequadas há passarem tanto tempo dentro de salas de aulas e por estarem perdendo o contato familiar, outra razão é a falta de estrutura de equipamentos, laboratórios e outras práticas de cultura e lazer. As preocupações que estão por trás dos interesses sobre a escola são meramente políticos e não pedagógicos educativos. Em sua maioria, o ensino brasileiro está desestruturado, alguns professores e diretores quando trabalham para mostrar resultados para o governo, em troca de suas garantias de trabalho, como a Senhora Cleide Mara Dala Torres -  diretora da escola Jardim Riviera de Santo André – SP, defendem publicamente o positivismo da escola de tempo integral que cumpre a jornada de nove horas diárias.

Cleide Mara afirma que o aluno precisa ter um alvo quando é entrevistado na sua chegada à escola e desta entrevista são traçados planos para seu futuro profissional e pessoal. Cabe à escola dar suporte para o aluno em seu projeto de vida. Com ela há um proveito apreciável no  planejamento escolar,  com mais tempo, as atividades extracurriculares ganham muito mais  tempo a serem realizadas, melhorando a formação dos alunos. Assim, eles passariam menos  tempo diante da TV,  computador, vídeo game, celulares, comportamento que para os pais estavam fora de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (296.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com