TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola em tempo integral

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Curso: Pedagogia – EAD – Unidade Memorial

Disciplina: Educação em Tempo Integral

Docente: Andrea Dos Santos Oliveira

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

            Tatiana Regina Janaina Duarte

MAIO/2016

QUESTÃO 1

A Educação em Tempo Integral prevê a extensão da jornada escolar.  Aumentar o tempo de permanência na escola significa qualidade no ensino? Justifique.

A Educação em Tempo Integral, prevê um novo modelo de escola com jornada de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, é por definição também inteiro e global, deve contemplar no projeto pedagógico as atividades do contra turno que se relacionem com  todas as outras diversas áreas  já trabalhadas em sala de aula no período normal, realizando atividades extra - classe  como: visitas a museus, passeios ao ar livre em parques e áreas verdes da mata atlântica, zoológicos, aquários, cuidado e revitalização em praças do bairro onde moram e entre outras ações que proporcionem aprendizagem aos alunos e professores, pois sempre existe a troca de conhecimentos entre si. As situações fora da sala de aula que fazem parte do ensino de qualidade na versão integral, incentiva a diversidade cultural, a pratica de esportes, assistência social e do meio ambiente com o apoio e participação da família, a sociedade e a comunidade dos alunos.

É uma proposta que gera muita polêmica, pois existem os que as defendem como única solução para melhorar a qualidade da educação afirmando que foram responsáveis pela obtenção de grandes resultados no que se refere à educação em países desenvolvidos, mas por outro lado, a incerteza de que realmente esse seja o caminho por conta de vários fatores que a compõe.

O primeiro fator a ser considerado, é sobre a porcentagem de escolas públicas que se tornariam de tempo integral, visto a grande quantidade existente, somente 50% é que se tem a intenção de aderir ao programa, alcançando cerca de 25% dos alunos, número relativamente baixo se comparado com os matriculados nesse período.

A comparação a que se faz em relação aos países desenvolvidos quanto às condições físicas das escolas públicas brasileiras, na maioria das vezes precárias, abandonadas pelo governo, sem verbas direcionadas para tal melhoria. Não é de se espantar ao entrarmos em escolas públicas e nos depararmos com ventiladores quebrados, carteiras empilhadas por falta de concerto, vidros quebrados, sem falar na infraestrutura que as mesmas oferecem, visto que foram construídas a muito tempo, onde nem se imaginava um dia em existir escola em tempo integral. Para que se alcance a educação que se almeja dos países desenvolvidos, se faz necessário que o governo dê recursos e autonomia para as escolas e diminua o número de alunos por sala de aula, para que o professor possa colocar o projeto pedagógico ao que se propõe em prática com mais eficiência, pois com menos alunos será mais fácil dar atenção para cada criança, tomando o cuidado de avaliar e respeitar cada uma em seu tempo de aprendizado.

Outra questão a ser avaliada, é quanto à remuneração e carga horaria dos professores, o fato de que houve ampliação da jornada, mas não a oferta de tempo remunerado, leva ao questionamento quanto uma falsa jornada integral de trabalho de dedicação exclusiva, ignorando uma jornada de preparo quanto a elaboração das aulas, sem contar que o professor acaba por se tornar "funcionário de período integral " da escola, deixando de lecionar em outras ou até mesmo em universidades.

Outro ponto sobre a implantação de escolas integrais é sobre sua maior proposta, a de combater a evasão escolar. Para alunos do ensino fundamental, pode ser bom, mas pesquisas indicam que pode prejudicar os alunos de ensino médio, uma vez que a proposta visa a igualdade social em comunidades carentes, muitos alunos que estudam regularmente quatro horas por dia, acabam utilizando o outro período para exercerem pequenos trabalhos informais na comunidade, com a intenção de ajudar financeiramente os pais em casa.

Um exemplo próximo o qual podemos citar, é a experiência da Escola Estadual  Alexandre Von Humboldt, onde os alunos ficam nove horas por dia, com três intervalos com alimentação e descanso, onde a coordenadora aponta diferentes aspectos diante do trabalho desenvolvido em período integral, o qual acaba sendo positivo para determinados alunos, porém outros só estão na escola, porque os pais querem que eles permaneçam na escola, pois acham melhor eles estarem aprendendo algo do que estarem nas ruas, enquanto os seus responsáveis trabalham.

Uma questão interessante seria a secretaria de educação incluir no currículo, além de oficinas, e as disciplinas comum, a opção de cursos técnicos, isso ajudaria ainda mais o aluno a alcançar seus objetivos, e consequentemente o prepararia para o futuro profissional e social.

Perante tantos expostos, fica difícil acreditar que essa proposta venha a ser um sucesso em sua implantação, aumentar o tempo de permanência do aluno na escola é uma medida que deve contemplar todas as escolas e, mais do que isso, deve vir acompanhada de outras reformulações, pois não é sinônimo de aprendizado, ou seja pode se tornar crucial para os alunos e professores.

QUESTÃO 2

Considerando o exposto nas aulas indicadas, comente acerca do conceito de Educação de Tempo Integral.

Educação em tempo integral tem no seu conceito, a ampliação da jornada escolar dos alunos, onde os mesmos passam a permanecer mais tempo na escola, aprendendo conteúdos das disciplinas curriculares, juntamente com outras atividades em forma de oficinas, que podem ser determinadas pela escola e/ou escolhidas pelos alunos. O objetivo da escola integral é ampliar as possibilidades educativas, que tem por meta ajudar o aluno no enriquecimento do seu currículo básico, além de proporcionar informações diversas que o prepararam para o futuro. Na expectativa da educação integral, o conceito de tempo integral causa muitas divergências, segundo o educador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Miguel Arroyo, a construção de ações, programas e políticas públicas com base na educação integral veio das demandas do movimento social relacionados à educação que protegem apenas o aumento do tempo de estudo e não garante a solução desejada pela educação integral no ensino e aprendizagem dos estudantes, o que garantiria o perfeito desenvolvimento das crianças e adolescentes. A educação é integral quando atende a todas as áreas do desenvolvimento humano e se concede como método ao longo de toda a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com